Relax: Vitaminas e suplementos que podem auxiliar no controle do estresse

O estresse atinge milhões de pessoas no Brasil, pesquisas apontam que mais de 30% dos brasileiros sofrem de alto nível de estresse. Embora seja perfeitamente natural sentir estresse de vez em quando, ele não deveria ser constante

O estresse crônico afeta nossa saúde física, nossa saúde mental e por fim, a qualidade de vida. Para aliviar o estresse e seus sintomas é essencial manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Quando associado ao consumo de suplementos, como vitaminas, minerais e extratos de plantas medicinais específicos para este objetivo, podem contribuir ainda mais para a redução dos efeitos do estresse na saúde.

Selecionamos aqui dois suplementos que podem te ajudar a reduzir o estresse:

  1. Ashwagandha

A Ashwagandha é utilizada há milhares de anos na Medicina Ayurvédica Tradicional. Toda a planta, das raízes às sementes, tem propriedades benéficas para o organismo, principalmente quando se trata de redução do estresse crônico.

Os benefícios da Ashwagandha são muitos, mas ela é bastante conhecida por fazer as pessoas se sentirem menos ansiosas e estressadas. Um estudo de 2017 mostrou uma redução significativa nos níveis de estresse após a ingestão de Ashwagandha, em comparação com o grupo placebo. Um estudo clínico randomizado de 2012 mostrou níveis similarmente impressionantes de redução do estresse após apenas 60 dias.

  1. Rhodiola

Rhodiola é uma planta nativa das regiões árticas da Ásia e Europa, que possui uma longa história de uso medicinal. Esta planta é usada para aumentar a energia, melhorar o humor e principalmente, para reduzir o estresse.

A propriedade mais extensivamente estudada da Rhodiola é sua capacidade de ajudar as pessoas a lidarem com a fadiga ou exaustão, uma das causas mais frequentes do aumento do estresse. Assim, este composto além de reduzir a fadiga, também pode ajudar a evitar o cansaço excessivo, contribuindo para menores níveis de estresse.

Em estudo multicêntrico publicado em 2017, o uso de Rhodiola apresentou melhora significativa nos parâmetros de síndrome de burnout em pacientes com essa condição.

Além dos dois suplementos, selecionamos vitaminas e minerais importantes aliados no controle do estresse.

  1. Vitaminas do complexo B

Baixa energia e fadiga podem contribuir para o aumento da irritabilidade e dos níveis de estresse. As vitaminas do complexo B são conhecidas por manterem os níveis de energia altos e melhorarem o desempenho cognitivo. Estudos clínicos sugerem que suplementar com vitaminas do complexo B pode ajudar a manter a energia alta e o estresse baixo.

Experimentos clínicos também mostraram que suplementar com vitaminas do complexo B pode ajudar a reduzir a tensão e humor desanimado relacionado à depressão em situações de alto estresse, devido à maior sensação de calma e estabilidade emocional proporcionada por essas vitaminas. 

  1. Magnésio

Magnésio é um mineral essencial para o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso. Vários estudos mostraram que a quantidade adequada de magnésio no organismo é essencial para uma boa qualidade do sono. Um estudo de 2012 demonstrou que a suplementação com magnésio além de melhorar a qualidade do sono, também contribui para a maior facilidade em iniciar o sono e no aumento do tempo total de sono.

A insônia e o estresse andam lado a lado. Todos nós conhecemos a dificuldade e frustração de ficar se revirando na cama a noite toda. Se isso é algo que você enfrenta, vale a pena considerar o aumento da ingestão do magnésio, com auxílio de suplementação.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado. Faça seu teste online e descubra as melhores vitaminas, minerais e fitoterápicos que podem te ajudar a atingir seus objetivos de saúde e bem estar.

Equipe editorial SetYou

Revisão final: Paula Valentini

Nutricionista - CRN-3: 42.331

 

Referências:

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     https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23439798/k

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