Gaba

Gaba

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

O ácido gama-amino butírico popularmente conhecido como GABA, é um aminoácido sintetizado a partir da vitamina B6. Encontrado nas folhas de chá verde e em outros alimentos, o GABA atua como neurotransmissor em diferentes vias do Sistema Nervoso Central (SNC), auxiliando na regulação da atividade cerebral, ou seja, no equilíbrio entre excitação e inibição dos neurônios, mais especificamente na inibição desta atividade quando ocorre grande agitação. Por esse motivo, também atua na melhora de diversas funções cerebrais, como memória e concentração, e pode proporcionar um efeito de relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade.  


Atualmente, o mecanismo de ação exato deste suplemento ainda está sendo elucidado, uma vez que os estudos ainda são inconclusivos quanto à sua ação no organismo. Alguns pesquisadores conferem os efeitos da suplementação de GABA à sua passagem pela barreira hematoencefálica, enquanto outros acreditam que este efeito seja devido à ação ocorrida pelo Sistema Nervoso Entérico (absorção no trato gastrointestinal e efeito no Sistema Nervoso). Pesquisas futuras ainda são necessárias para esclarecer o mecanismo exato da administração oral de GABA nos níveis de GABA no cérebro humano.

Estudos sobre GABA

Os estudos sobre a ação do suplemento de GABA no organismo são relativamente recentes e demonstram a segurança no uso e os benefícios para a saúde. Os estudos destacados por nós abaixo são do período de 2000 a 2018.

Stress e Ansiedade

Em estudo publicado em 2012, randomizado, duplo cego, controlado por placebo, foi investigada a ação da administração oral de GABA em situações de estresse. Foram recrutados 63 adultos e aleatoriamente alocados para receber 100mg de GABA ou placebo ( nesse caso dextrina), por dia, durante 2 dias de experimento. Os resultados mostraram que houve redução nas ondas cerebrais ( medicadas por EEG) e diminuição do estresse mental na realização de diferentes tarefas. Os pesquisadores concluem que o GABA pode aliviar aliviar o estresse na realização de tarefas focadas na memória e concentração. 

Em outro estudo, conduzido por H. Nakamura, sobre o efeito redutor de estresse do GABA, os indivíduos recrutados foram submetidos a tarefas aritméticas para indução do estresse após o consumo de 28mg de GABA . 10g de chocolate enriquecido com o GABA era ingerido, e após 15min da ingestão começavam-se tarefas aritméticas durante 15min. A variação da frequência cardíaca era medida por ECG, e Cromogranina A foi colhida da saliva. Estes indivíduos apresentaram rápida recuperação do estado estressante para o estado normal, sem alteração nos níveis de cromogranina A em comparação com o estado inicial. Os pesquisadores concluíram que a suplementação com GABA pode apresentar efeito psicológico de redução do estresse. 

Em estudo publicado em  2008, dois experimentos foram conduzidos. No primeiro, avaliou-se o efeito do GABA medindo ondas cerebrais de 13 indivíduos após 3 testes. No segundo experimento, oito indivíduos com acrofobia foram expostos a altura, e imunoglobulina A medida em sua saliva durante o processo. Esses 8 indivíduos divididos em grupo placebo e GABA. Em ambos experimentos, GABA atuou como relaxante natural, e também diminuiu ansiedade.

Referências:

1 Oral intake of γ-aminobutyric acid affects mood and activities of central nervous system during stressed condition induced by mental tasks

H. NakamuraA.Yoto, S.Murao, M.Motoki, Y.Yokoyama, N.Horie, K. Takeshima, K. Masuda, M. Kim, H. Yokogoshi, 2011

 

2 Psychological stress-reducing effect of chocolate enriched with γ-aminobutyric acid (GABA) in humans: assessment of stress using heart rate variability and salivary chromogranin 

H. Nakamura, T. Takishima,T. Kometani &H. Yokogoshi, 2009

 

3 Relaxation and immunity enhancement effects of γ-aminobutyric acid (GABA) administration in humans

Adham M. Abdou  S. Higashiguchi  K. Horie  Mujo Kim  H. Hatta  H. Yokogoshi, 2008

Energia e Foco

Um estudo de 2011, duplo cego, placebo controlado, teve como intuito elucidar o efeito do GABA na fadiga psicológica e física e no desempenho na resolução de tarefas de 30 indivíduos saudáveis, incluindo indivíduos diagnosticados com fadiga crônica. Estes indivíduos foram divididos para receber placebo, 25mg ou 50mg de GABA (adicionados a uma bebida). Em seguida foram submetidos à realização de tarefas aritméticas, para indução do estresse e fadiga. A fadiga psicológica ( medida por Visual Analogue Scale, VAS)  foi significativamente menor no grupo administrado com 50 mg de GABA, quando comparado ao grupo controle. A fadiga física foi significativamente menor nos grupos que consumiram 25 e 50 mg de GABA, em comparação ao grupo controle. A resolução da tarefa com mais precisão ocorreu no grupo que consumiu 50mg de GABA, ao ser comparada com os demais grupos. Os resultados indicam que a ingestão de suplemento contendo GABA, especialmente na dose de 50 mg, pode auxiliar na redução das fadigas psicológica e física e melhorar a capacidade de resolução de tarefas.

Referências:

1 Relieving Occupational Fatigue by Consumption of a Beverage Containing γ-Amino Butyric Acid

M Rondanelli , A Opizzi, M Faliva, M Bucci, S Perna, 2012

 

Sono

Em estudo de 2018, prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, os pesquisadores tinham como objetivo determinar as melhorias na qualidade do sono após a suplementação com GABA. 40 pacientes que se queixavam de sintomas de insônia foram aleatoriamente divididos para o grupo de tratamento GABA (300mg/dia) ou o grupo placebo, durante 4 semanas. Após 4 semanas de tratamento, foi observada redução da latência do sono (período de tempo para realizar a transição da vigília para o sono total) e aumento a eficácia do sono apenas no grupo GABA. Assim, concluiu-se que a suplementação com GABA é capaz de auxiliar na melhora da indução e qualidade do sono sem eventos adversos graves.

Referências:

1 Safety and Efficacy of Gamma-Aminobutyric Acid from Fermented Rice Germ in Patients with Insomnia Symptoms: A Randomized, Double-Blind Trial

Jung-Ick Byun, Yu Yong Shin, Sung-Eun Chung, and Won Chul Shin