Gaba
Gaba
Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
O ácido gama-amino butírico popularmente conhecido como GABA, é um aminoácido sintetizado a partir da vitamina B6. Encontrado nas folhas de chá verde e em outros alimentos, o GABA atua como neurotransmissor em diferentes vias do Sistema Nervoso Central (SNC), auxiliando na regulação da atividade cerebral, ou seja, no equilíbrio entre excitação e inibição dos neurônios, mais especificamente na inibição desta atividade quando ocorre grande agitação. Por esse motivo, também atua na melhora de diversas funções cerebrais, como memória e concentração, e pode proporcionar um efeito de relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Atualmente, o mecanismo de ação exato deste suplemento ainda está sendo elucidado, uma vez que os estudos ainda são inconclusivos quanto à sua ação no organismo. Alguns pesquisadores conferem os efeitos da suplementação de GABA à sua passagem pela barreira hematoencefálica, enquanto outros acreditam que este efeito seja devido à ação ocorrida pelo Sistema Nervoso Entérico (absorção no trato gastrointestinal e efeito no Sistema Nervoso). Pesquisas futuras ainda são necessárias para esclarecer o mecanismo exato da administração oral de GABA nos níveis de GABA no cérebro humano.
Estudos sobre GABA
Os estudos sobre a ação do suplemento de GABA no organismo são relativamente recentes e demonstram a segurança no uso e os benefícios para a saúde. Os estudos destacados por nós abaixo são do período de 2000 a 2018.
Stress e Ansiedade
Em estudo publicado em 2012, randomizado, duplo cego, controlado por placebo, foi investigada a ação da administração oral de GABA em situações de estresse. Foram recrutados 63 adultos e aleatoriamente alocados para receber 100mg de GABA ou placebo ( nesse caso dextrina), por dia, durante 2 dias de experimento. Os resultados mostraram que houve redução nas ondas cerebrais ( medicadas por EEG) e diminuição do estresse mental na realização de diferentes tarefas. Os pesquisadores concluem que o GABA pode aliviar aliviar o estresse na realização de tarefas focadas na memória e concentração.
Em outro estudo, conduzido por H. Nakamura, sobre o efeito redutor de estresse do GABA, os indivíduos recrutados foram submetidos a tarefas aritméticas para indução do estresse após o consumo de 28mg de GABA . 10g de chocolate enriquecido com o GABA era ingerido, e após 15min da ingestão começavam-se tarefas aritméticas durante 15min. A variação da frequência cardíaca era medida por ECG, e Cromogranina A foi colhida da saliva. Estes indivíduos apresentaram rápida recuperação do estado estressante para o estado normal, sem alteração nos níveis de cromogranina A em comparação com o estado inicial. Os pesquisadores concluíram que a suplementação com GABA pode apresentar efeito psicológico de redução do estresse.
Em estudo publicado em 2008, dois experimentos foram conduzidos. No primeiro, avaliou-se o efeito do GABA medindo ondas cerebrais de 13 indivíduos após 3 testes. No segundo experimento, oito indivíduos com acrofobia foram expostos a altura, e imunoglobulina A medida em sua saliva durante o processo. Esses 8 indivíduos divididos em grupo placebo e GABA. Em ambos experimentos, GABA atuou como relaxante natural, e também diminuiu ansiedade.
Referências:
3 Relaxation and immunity enhancement effects of γ-aminobutyric acid (GABA) administration in humans
Adham M. Abdou S. Higashiguchi K. Horie Mujo Kim H. Hatta H. Yokogoshi, 2008
Energia e Foco
Um estudo de 2011, duplo cego, placebo controlado, teve como intuito elucidar o efeito do GABA na fadiga psicológica e física e no desempenho na resolução de tarefas de 30 indivíduos saudáveis, incluindo indivíduos diagnosticados com fadiga crônica. Estes indivíduos foram divididos para receber placebo, 25mg ou 50mg de GABA (adicionados a uma bebida). Em seguida foram submetidos à realização de tarefas aritméticas, para indução do estresse e fadiga. A fadiga psicológica ( medida por Visual Analogue Scale, VAS) foi significativamente menor no grupo administrado com 50 mg de GABA, quando comparado ao grupo controle. A fadiga física foi significativamente menor nos grupos que consumiram 25 e 50 mg de GABA, em comparação ao grupo controle. A resolução da tarefa com mais precisão ocorreu no grupo que consumiu 50mg de GABA, ao ser comparada com os demais grupos. Os resultados indicam que a ingestão de suplemento contendo GABA, especialmente na dose de 50 mg, pode auxiliar na redução das fadigas psicológica e física e melhorar a capacidade de resolução de tarefas.
Referências:
1 Relieving Occupational Fatigue by Consumption of a Beverage Containing γ-Amino Butyric Acid
M Rondanelli , A Opizzi, M Faliva, M Bucci, S Perna, 2012
Sono
Em estudo de 2018, prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, os pesquisadores tinham como objetivo determinar as melhorias na qualidade do sono após a suplementação com GABA. 40 pacientes que se queixavam de sintomas de insônia foram aleatoriamente divididos para o grupo de tratamento GABA (300mg/dia) ou o grupo placebo, durante 4 semanas. Após 4 semanas de tratamento, foi observada redução da latência do sono (período de tempo para realizar a transição da vigília para o sono total) e aumento a eficácia do sono apenas no grupo GABA. Assim, concluiu-se que a suplementação com GABA é capaz de auxiliar na melhora da indução e qualidade do sono sem eventos adversos graves.
Referências:
Jung-Ick Byun, Yu Yong Shin, Sung-Eun Chung, and Won Chul Shin