Red Yeast Rice
A levedura vermelha de arroz faz parte da alimentação dos chineses há centenas de anos, sendo utilizada pela medicina tradicional chinesa. Ela resulta da fermentação de uma estirpe específica de levedura vermelha (Monascus purpureus) no arroz, e estudos indicam que seja uma alternativa útil no tratamento da dislipidemia. Isso porque a levedura vermelha de arroz contém naturalmente uma família de substâncias - as monacolinas - que possuem todas a propriedade de agir como inibidor da HMG-CoA redutase, uma enzima que regula a síntese do colesterol no fígado.
Referências:
1 Systematic review of red yeast rice compared with simvastatin in dyslipidaemia.
Estudos sobre Red Yeast Rice
Colesterol
Estudos mostram que a levedura de arroz vermelho reduz os níveis de colesterol moderadamente em comparação com outras estatinas, mas com a vantagem de causar menos efeitos adversos. É uma nova alternativa para controle de nível de lipídios pois ajuda a regularizar os níveis de colesterol total, reduz o LDL, aumenta o HDL, reduz os níveis de triglicéridos, homocisteína, anti-agregantes plaquetários e diminui os depósitos de colesterol nas artérias.
Nesse sentido, uma revisão sistemática de dez ensaios clínicos randomizados envolvendo 905 indivíduos chineses com dislipidemia foi realizada. Nela, de fato, foi concluído que o arroz vermelho fermentado e o red yeast rice produzem efeitos hipolipemiantes semelhantes, demonstrando que o red yeast rice possa ser uma alternativa natural.
Referências:
1 Chinese red yeast rice (Monascus purpureus) for primary hyperlipidemia: a meta-analysis of randomized controlled trials.