Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

14 Alimentos Que Melhoram o Sistema Imune

14 Alimentos Que Melhoram o Sistema Imune

Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a fortalecer o seu sistema imune?

Se você estiver procurando por formas de prevenir resfriados, gripes e outras infecções, seu primeiro passo é ir ao mercado.

Uma nota importante

Com a pandemia do coronavírus COVID-19, é muito importante entender que nenhum suplemento, dieta ou outra modificação no estilo de vida além do distanciamento físico e práticas adequadas de higiene podem protegê-lo do COVID-19. 

1. Frutas cítricas

A maioria das pessoas correm atrás de vitamina C após pegar um resfriado. Isso é porque ela ajuda a melhorar o seu sistema imune.

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, que são importantes para combater infecções.

Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com uma variedade tão grande para escolher, é fácil adicionar um pouco desta vitamina a qualquer refeição.

2. Pimentões vermelhos

Se você acha que as frutas cítricas possuem mais vitamina C do que qualquer outra fruta ou vegetal, pense de novo. No total, os pimentões vermelhos possuem quase 3 vezes tanta vitamina C quanto uma laranja. Eles também são uma rica fonte de betacaroteno.

Além de melhorar seu sistema imune, a vitamina C pode ajudá-lo a manter uma pele saudável. O betacaroteno, que seu corpo converte em vitamina A, ajuda a manter seus olhos e pele saudáveis.

3. Brócolis

O Brócolis é carregado de vitaminas e minerais. Rico em vitaminas A, C, e E, além de fibras e muitos outros antioxidantes, é um dos vegetais mais saudáveis que você pode colocar em seu prato.

A chave para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível – pesquisas mostraram que cozinhar no vapor é a melhor forma de manter mais nutrientes na comida. 

4. Alho

Civilizações antigas reconheceram seu valor no combate a infecções. Há algumas evidências de que ele também ajuda a diminuir o colesterol ruim e a abaixar a pressão sanguínea. (1)

As propriedades de fortalecimento do sistema imune do alho parecem vir da alta concentração de compostos de enxofre, como a alicina.

5. Gengibre

Gengibre é outro ingrediente que muitos procuram após ficarem doentes. O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a reduzir a dor de garganta e outras doenças inflamatórias. O gengibre também pode ajudar com a náusea.

Além disso, ele pode diminuir dores crônicas e pode até possuir propriedades para reduzir o colesterol. (2)

6. Espinafre

Espinafre entrou em nossa lista não só porque ele é rico em vitamina C – ele também é rico em antioxidantes e betacaroteno, que podem aumentar a capacidade de combater a infecção de nossos sistemas imunes.

O espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível, para reter seus nutrientes. Porém, um cozimento leve facilita a absorção da vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados do ácido oxálico, um antinutriente.

7. Iogurte

Procure por iogurtes com a frase “culturas vivas e ativas” no rótulo, como no iogurte grego. Essas culturas podem estimular seu sistema imune para ajudar a combater doenças.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imune e melhora as defesas naturais do corpo contra doenças.

8. Amêndoas

A vitamina E é um poderoso antioxidante e chave para um sistema imune saudável.

Esta é uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que ela requer a presença de gordura para ser absorvida adequadamente. Castanhas, como as amêndoas, são cheias desta vitamina e também gorduras saudáveis.

9. Sementes de Girassol

Sementes de girassol são cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio, e vitaminas B6 e E.

Outros alimentos com grandes quantidades de vitamina E incluem abacates e verduras escuras.

10. Cúrcuma

Você pode conhecer a Cúrcuma como um ingrediente chave para muito curry. A sua atuação na imunidade se dá principalmente através de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Este tempero amarelo brilhante e amargo também tem sido usado há anos como um anti-inflamatório no tratamento para a osteoartrite e artrite reumatoide. Conheça mais propriedades e estudos da Cúrcuma aqui. 

11. Chá verde

Tanto o chá verde quanto o preto são ricos em flavonoides, um tipo de antioxidante. Porém, o chá verde possui altos níveis de galato de epigalocatequina, outro poderoso antioxidante.

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-tianina. A L-tianina pode contribuir para uma melhor capacidade de combate a germes das nossas células T, importantes células de defesa do nosso corpo.

12. Mamão

Mamão é outra fruta rica em vitamina C. Você pode encontrar o dobro da dose recomendada de vitamina C em uma única fruta média. O mamão também possui uma enzima digestiva chamada papaína, que possui efeitos anti-inflamatórios.

O mamão possui boas quantidades de potássio, magnésio, e folato, que são benéficos para a sua saúde geral.

13. Kiwi

Assim como o mamão, o kiwi é naturalmente rico em nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K, e vitamina C.

A vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater a infecção, enquanto os outros nutrientes do kiwi mantêm o resto de seu corpo funcionando adequadamente.

14. Aves

Quando você está doente e pede canja de galinha, é mais do que apenas o efeito placebo que o faz se sentir melhor. A sopa pode ajudar a diminuir a inflamação, o que pode melhorar os sintomas de um resfriado.

Aves, como frango e peru, têm alto teor de vitamina B6. Cerca de 85 gramas de peru leve ou carne de frango contêm quase um terço da quantidade diária recomendada de B6.

A vitamina B6 é um fator importante em muitas das reações químicas que acontecem no corpo. Também é vital para a formação de glóbulos vermelhos novos e saudáveis.

Caldo da ave inteira ou feito de ossos de frango fervidos contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a saúde do intestino e imunidade. 

Referências:

  1. https://www.nccih.nih.gov/health/garlic
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4436156/

 

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)

 

Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Entrar