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BLOG DA SETYOU
5 Maneiras de Aumentar a Sua Energia Naturalmente

A correria do dia a dia consome muito da nossa energia, deixando muitas pessoas regularmente cansadas e esgotadas.

Porém, se esse cansaço está relacionado ao seu estilo de vida, há diversas coisas que você pode fazer para te ajudar a aumentar os seus níveis de energia.

Pensando nisso, separamos 5 maneiras de mudar o seu estilo de vida e aumentar os seus níveis de energia naturalmente.

Durma bem

Muitas vezes deixamos o sono em segundo plano por estarmos muito ocupados e esquecemos que dormir bem é essencial para manter a nossa saúde em dia.

A falta de sono pode fazer com que você se sinta letárgico, mal-humorado e cansado. Se você costuma se sentir assim, talvez seja melhor avaliar se está dormindo o suficiente. (1, 2)

O recomendado é ter no mínimo 7 horas de sono por noite, embora algumas pessoas precisem de um pouco mais e outras de um pouco menos.

Existem pequenos hábitos que podem te ajudar a relaxar e a dormir melhor, como tomar um banho ou ler um livro antes de ir deitar, ou então ir para a cama meia hora mais cedo. Além disso, você também deve evitar o uso de telefones e outras telas perto da hora de dormir, pois o uso desses tipos de eletrônicos antes de dormir tem sido associado à má qualidade do sono, falta de sono e aumento da sonolência durante o dia. (3)

Caso a ansiedade e o estresse te mantenham acordado à noite, você também pode tentar práticas de meditação ou Mindfulness para acalmar a sua mente ocupada e te ajudar a dormir. (4, 5, 6)

Reduza o estresse

Infelizmente, é muito comum que a rotina acelerada nos deixe cada vez mais ansiosos e estressados, afetando a nossa saúde física e mental. (7, 8)

Em muitos casos, nem sempre é possível remover completamente as fontes de estresse da sua vida. No entanto, você também pode melhorar os seus níveis de energia minimizando o estresse relacionado ao seu estilo de vida.

Existem alguns hábitos que você pode incluir na sua rotina para reduzir os níveis de estresse, como reservar algum tempo para relaxar, ler ou dar uma caminhada. Além disso, as práticas de meditação ou Mindfulness também podem ajudar, contribuindo para a redução da ansiedade. (9, 10. 11)

Também é importante observar se você está se sentindo estressado demais e se a sua ansiedade é severa, pois nesses casos é recomendado procurar auxílio médico e psicológico. (12)

 

Movimente seu corpo

Se exercitar regularmente é importante para reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Além disso, uma vida sedentária pode ser a causa do seu cansaço e falta de energia. (13, 14)

Pode soar meio irônico, já que quando você está se sentindo cansado, levantar e movimentar o corpo é a última coisa que você deseja fazer, mas isso não significa que você precise malhar horrores na academia.

Na verdade, um estudo descobriu que pessoas sedentárias, com uma fadiga inexplicável e persistente, conseguiram diminuir o seu cansaço em cerca de 65% apenas praticando exercícios aeróbicos de baixa intensidade regularmente. (15)

Para incorporar exercícios ao seu dia a dia, você pode tentar caminhar meia horinha por dia, dar preferência ao uso de escadas, andar de bicicleta, entre outras atividades.

 

Se alimente bem

Maus hábitos alimentares também podem ser a causa do cansaço contínuo e falta de energia. Com uma boa alimentação, é possível diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, além de ajudar a melhorar os níveis de energia e como nos sentimos no dia a dia. (16, 17, 18)

Seu corpo precisa de combustível para se manter ativo, e dar preferência a alimentos integrais e nutritivos fornecerá ao seu corpo os nutrientes de que ele precisa para funcionar da melhor forma. (19)

Se você está comendo muitos alimentos processados, ​​com alto teor de açúcar e gordura, poderá perceber que são eles que estão afetando seus níveis de energia e também sua saúde. (20, 21)

Além disso, se você tem um padrão alimentar irregular e costuma pular refeições com frequência, pode não estar consumindo os nutrientes necessários ao seu corpo, fazendo com que se sinta cansado. Comer em quantidade suficiente também é importante para manter a energia durante o dia.

Mantenha-se hidratado

No decorrer do dia, você perde água na urina e no suor, de modo que é necessário se manter hidratado para compensar essa perda. Além disso, a desidratação pode afetar a função cerebral, o humor e os níveis de energia. (22)

Para se manter hidratado, certifique-se de sempre beber água quando estiver com sede. Lembre-se também de que se você suar muito devido ao clima quente, ou por estar fazendo exercícios físicos, pode precisar de um pouco mais de água.

Vale ressaltar também que pessoas mais velhas podem nem sempre sentir sede, mesmo quando estão precisando se hidratar, e com isso, podem precisar fazer um esforço consciente para beber mais água. (23)

Portanto, se você se sentir cansado e achar que não está bebendo água o suficiente, tente beber regularmente ao longo do dia para se manter hidratado.

Equipe Editorial SetYou
Revisão Final: Andressa Caroline Alves

Adaptado de:https://www.healthline.com/nutrition/how-to-boost-energy#TOC_TITLE_HDR_9

Referências:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15581645
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505227
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27802500
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27663102
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25686304
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24395196
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21774803
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27552030
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3632802/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23175619
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23541163
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23599668
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17073524
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19424902
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18277063
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4703222/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18625902
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26526238
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23171687
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24102801
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28193285
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21736786
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2908954/

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