
Você já ouviu falar sobre o Burnout? A Síndrome de Burnout é uma doença mental que surge quando o indivíduo passa por situações de trabalho extremamente desgastantes e estressantes.
De acordo com o International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de Burnout. A doença atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo levantamentos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Sentir alguma tensão é normal, especialmente se você estiver enfrentando um prazo iminente ou uma tarefa desafiadora. Mas quando o estresse no trabalho se torna crônico, pode acabar afetando seu bem-estar físico e emocional.
Experimentar a tensão no trabalho é inevitável – mesmo que você ame o que faz – mas pequenas atitudes podem te ajudar a reduzir esse estresse.
1. Esteja ciente de como isso afeta você
Pode parecer uma tarefa simples, mas é fácil subestimar o quanto o estresse afeta você. Anote se você se sentir emocionalmente exausto e pessimista até o final do dia.
A exposição a longo prazo ao estresse não controlado pode afetar seu corpo e sua saúde mental, e uma pesquisa aponta uma ligação potencial entre burnout relacionado ao trabalho e depressão e ansiedade. (1)
Alguns dos sinais mais sutis de estresse podem ser:
- Baixa energia ou fadiga
- Dores de cabeça
- Insônia
- Alterações no apetite
- Problemas digestivos
- Frequência cardíaca rápida
- Sudorese
- Baixa auto-estima
- Perda de desejo sexual
- Doenças frequentes
2. Busque entender quais são os seus estressores
Anotar situações estressantes pode te ajudar a entender o que o está te incomodando na sua rotina de trabalho.
Mantenha um diário por 1 semana para rastrear seus gatilhos de estresse e suas reações a eles. Certifique-se de incluir as pessoas, lugares e eventos que lhe deram uma resposta física, mental ou emocional.
Ao escrever, se pergunte:
- Como isso me fez sentir? (Medo, raiva, mágoa?)
- Qual foi minha reação? (Eu visitei a máquina de venda automática depois ou fui dar uma volta?)
- Quais são algumas maneiras de resolvê-lo? (Como posso encontrar soluções para esse estressor?)
3. Reserve um tempo para descansar
Inclua momentos de descanso na sua rotina. É extremamente importante tirar um tempinho para você no seu dia a dia. Como fazer uma atividade que você gosta, praticar um hobby e ter momentos de lazer com quem você ama.
Também é importante fazer essas pausas sem pensar no trabalho. Evite verificar e-mails e mensagens relacionadas a isso em seu tempo de folga, desconectando-se do telefone à noite.
4. Gerencie melhor o seu tempo
Às vezes, sentir-se sobrecarregado pelo trabalho se resume a quão organizado você é. Liste suas prioridades no início de sua semana de trabalho, preparando tarefas e classificando-as de acordo com a importância.
Você também pode evitar a procrastinação reservando blocos de tempo específicos para um trabalho de concentração profunda.
5. Busque o equilíbrio entre o seu trabalho e vida pessoal
Estar disponível 24 horas por dia é impossível. É preciso criar limites claros entre o trabalho e a vida doméstica para ajudá-lo a evitar o estresse potencial.
Isso significa reservar um tempo específico para socializar e estabelecer regras sobre quando você estará disponível para verificar e-mails e atender telefonemas.
6. Aprenda técnicas de relaxamento
É muito importante aprender e incluir na sua rotina algumas técnicas de relaxamento. Desacelerar propositalmente e estar consciente do ambiente ao seu redor pode ajudar a mantê-lo relaxado ao longo da semana. Meditação, exercícios de respiração profunda e atenção plena ajudam a reduzir a ansiedade.
Dedique alguns minutos por dia para se concentrar em estar presente e desfrutar de uma atividade simples – seja uma curta caminhada pelo parque ou apreciar uma refeição em sua mesa.
7. Conte com uma forte rede de apoio
Mantenha contato com amigos e familiares de confiança para te ajudar a lidar com situações estressantes de trabalho.
Se você está lutando com uma semana de trabalho especialmente desafiadora, tente tirar um tempo para passar com essa rede de apoio e desabafar.
Ter pessoas em quem você pode confiar durante os tempos difíceis pode aliviar um pouco da tensão acumulada.
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Equipe Editorial SetYou
Referências:
(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6424886/
September 12, 2022
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