8 Dicas Para Prevenir o Câncer de Próstata

A próstata, um órgão localizado embaixo da bexiga, produz sêmen. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens nos Estados Unidos. Cerca de 1 a cada 9 homens serão diagnosticados com câncer de próstata em suas vidas.

O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta progressivamente com a idade. Cerca de 60 por cento de todos os cânceres de próstata nos Estados Unidos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais. Não há uma prevenção absoluta para o câncer de próstata, mas evidências sugerem que a dieta possui um papel importante.

1. Coma tomates e alimentos vermelhos

Alimentos vermelhos têm sua cor vívida devido a um poderoso antioxidante chamado licopeno. Alguns estudos recentes mostram que os homens que consomem tais frutas possuem um menor risco de câncer de próstata do que aqueles que não a consomem.

2. Reconheça os poderes de frutas e vegetais

Os nutrientes e vitaminas nas frutas e vegetais podem diminuir o seu risco de desenvolver câncer de próstata. Vegetais verdes contêm compostos que ajudam o seu corpo a degradar substâncias cancerígenas, chamadas carcinógenos. Uma dieta rica em nutrientes também pode ajudar a desacelerar a propagação do câncer.

3. Considere soja e chá

Um nutriente chamado isoflavona tem sido ligado a um menor risco de câncer de próstata. Isoflavonas são encontrados em:

  • tofu (a base de soja)
  • grão de bico
  • lentilha
  • broto de alfalfa
  • amendoim

Alguns estudos recentes mostraram que homens que tomam chá verde ou suplementos com seu extrato, possuem um risco menor de câncer de próstata avançado do que aqueles que não tomam.

4. Uma xícara a mais de café

Ter o hábito de tomar café está ligado a um menor risco de câncer de próstata fatal:

  • Beber de quatro a cinco xícaras de café todos os dias pode diminuir suas chances de câncer de próstata fatal e avançado, de acordo com uma análise de estudos clínicos de 2014;
  • Independente de quantas xícaras você bebe no geral, cada três xícaras de café que você bebe podem reduzir seu risco de câncer de próstata fatal em cerca de 11 por cento.

Porém, altas doses de cafeína podem causar graves problemas de saúde, como arritmia cardíaca e convulsões.

5. Faça boas escolhas sobre a gordura

Estudos recentes mostram que pode haver uma ligação entre gorduras animais e um risco maior de câncer de próstata. Gorduras animais são encontradas em banha, manteiga e queijo. Sempre que possível, substitua gorduras animais por gorduras vegetais.

  • azeite de oliva ao invés de manteiga
  • fruta ao invés de doce
  • vegetais frescos ao invés de alimentos pré-embalados
  • castanhas ao invés de queijo

Além disso, cozinhar demais a carne produz carcinógenos, então tome cuidado para não cozinhar demais sua carne.

6. Pare de fumar

Pacientes de câncer de próstata que fumam possuem maior probabilidade de terem um retorno da doença. Os fumantes também possuem maior risco de morrerem de câncer de próstata.

Não é tarde demais para parar. Quando comparados com fumantes atuais, os pacientes de câncer de próstata que pararam de fumar há mais de 10 anos tiveram o mesmo risco de mortalidade que aqueles que nunca fumaram.

7. Exercite-se

Estar acima do peso ou obeso está ligado a um maior risco de câncer de próstata agressivo.

Exercícios regulares podem ajudá-lo a manter um peso saudável. Os benefícios do exercício incluem maior massa muscular e um metabolismo melhor.

8. Fale com seu médico

Pergunte ao seu médico sobre o seu risco de desenvolver câncer de próstata. Alguns pontos para discutir incluem:

  • quais exames médicos você deveria fazer conforme envelhecer
  • histórico familiar

 

Equipe editorial SetYou

Responsável revisão final: Dr. Ederson Evaristo

Médico – CRM: 208557


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados