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BLOG DA SETYOU
9 Maneiras Simples de Aliviar o Estresse

Dicas para controlar o estresse

Você pode ficar surpreso ao saber que o estresse biológico é uma descoberta bastante recente. Foi só no final dos anos 1950 que o endocrinologista Hans Selye identificou e documentou o estresse pela primeira vez.

Os sintomas de estresse existiam muito antes de Selye, mas suas descobertas levaram a novas pesquisas que ajudaram milhões a lidar com o estresse. Por isso, fizemos uma lista das 10 principais maneiras de aliviar o estresse.

1.Ouvir música

 

Quando você se sentir estressado, tente fazer uma pausa e ouvir uma música relaxante. Tocar uma música calma tem um efeito positivo no cérebro e no corpo, pode diminuir a pressão arterial e reduzir o cortisol, um hormônio ligado ao estresse.

 

2. Conversar com um amigo

 

Fazer uma pausa e ligar para um amigo para desabafar sobre seus problemas pode te ajudar a aliviar o estresse. Um bom relacionamento com amigos e entes queridos é importante para qualquer estilo de vida saudável.

Eles são especialmente importantes quando você está sob muito estresse. Uma voz tranquilizadora, mesmo por um minuto, pode colocar tudo em perspectiva.

Às vezes, ligar para um amigo não é uma opção. Se for esse o caso, falar calmamente consigo mesmo pode ser a próxima melhor coisa.

Não se preocupe em parecer louco - diga a si mesmo por que está estressado, o que você precisa fazer para concluir a tarefa em questão e, o mais importante, se tudo ficará bem.

 

3. Cuidar da sua alimentação

 

Os níveis de estresse e uma dieta adequada estão intimamente relacionados. Quando estamos sobrecarregados, muitas vezes esquecemos de comer bem e recorremos a salgadinhos açucarados e gordurosos como um estimulante.

Tente evitar lanches açucarados e planeje com antecedência. Frutas e vegetais são sempre bons, e peixes com altos níveis de ácidos graxos ômega-3 reduzem os sintomas de estresse. Um sanduíche de atum é realmente alimento para o cérebro.

 

4.Rir disso

 

O riso libera endorfinas que melhoram o humor e diminuem os níveis dos hormônios causadores de estresse, o cortisol e a adrenalina. Rir engana seu sistema nervoso e te deixa feliz.

 

5. Beber chá

 

Uma grande dose de cafeína causa um aumento de curto prazo na pressão arterial. Também pode causar a aceleração do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

Em vez de café ou bebidas energéticas, experimente o chá verde. Tem menos da metade da cafeína do café e contém antioxidantes saudáveis, assim como a teanina, um aminoácido que tem um efeito calmante no sistema nervoso.

 

6. Fazer Exercício (mesmo que por um minuto)

 

O exercício não significa necessariamente levantamento de peso na academia ou treinamento para uma maratona. Uma curta caminhada pelo escritório ou simplesmente ficar de pé para se alongar durante uma pausa no trabalho pode oferecer alívio imediato em uma situação estressante.

Fazer o sangue circular libera endorfinas e pode melhorar seu humor quase que instantaneamente.

 

7. Dormir melhor

 

Todo mundo sabe que o estresse pode fazer com que você perca o sono. Infelizmente, a falta de sono também é uma das principais causas de estresse. Esse ciclo vicioso faz com que o cérebro e o corpo saiam do controle e só pioram com o tempo.

Certifique-se de obter de sete a oito horas de sono recomendadas pelo médico. Desligue a TV (e o celular) mais cedo, diminua as luzes e dê-se um tempo para relaxar antes de ir para a cama. 

 

8. Respirar com calma

 

O conselho “respire fundo” pode parecer um clichê, mas é verdadeiro quando se trata de estresse. Por séculos, os monges budistas têm consciência da respiração deliberada durante a meditação.

Dica de exercício fácil de três a cinco minutos: Sente-se na cadeira com os pés apoiados no chão e as mãos sobre os joelhos. Inspire e expire lenta e profundamente, concentrando-se nos pulmões enquanto eles se expandem totalmente no peito.

Enquanto a respiração superficial causa estresse, a respiração profunda oxigena o sangue, ajuda a centralizar o corpo e limpa a mente.

 

9. Buscar entender mais sobre o alívio do estresse

 

O estresse é uma parte inevitável da vida, mas isso não significa que você deve ignorá-lo. Muito estresse não tratado pode causar sérios problemas de saúde física e mental.

A boa notícia é que, em muitos casos, o estresse é administrável. Com um pouco de paciência e algumas estratégias úteis, você pode reduzir o estresse, seja ele familiar ou no local de trabalho.

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)

Adaptado de: https://www.healthline.com/health/10-ways-to-relieve-stress#call-a-friend 

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