Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

BLOG DA SETYOU
9 Sintomas de Estresse

O estresse é definido como um estado de tensão mental ou emocional causado por diversos fatores, sendo muito comum lidarmos com sentimentos de estresse na nossa rotina. 

A título de exemplo, em um estudo realizado com 587 pessoas, 33% relataram altos níveis de estresse em seu cotidiano. (1) 

Essa condição está associada a uma longa lista de sintomas físicos e mentais, sendo apresentados, a seguir, 9 sintomas comuns de estresse.


1. Dores de cabeça ou Enxaqueca


Foi visto em muitos estudos que o estresse pode contribuir para as dores de cabeça, o que também inclui dores na região do pescoço.

Em um estudo com 267 pessoas com dor de cabeça crônica, observou-se que o desenvolvimento das dores de cabeça estava relacionado a um evento estressante em cerca de 45% dos casos. (2)


Outros gatilhos comuns da dor de cabeça incluem falta de sono, consumo de álcool e desidratação.


2. Baixa Imunidade


Se você sente que está sempre doente, a culpa pode ser do estresse crônico. Isso porque o estresse pode afetar o seu sistema imunológico, o que também aumenta a suscetibilidade a infecções.


Em um estudo, 235 adultos foram divididos em grupos de alto e baixo estresse. Ao longo de um período de seis meses, aqueles que faziam parte do grupo de alto estresse apresentaram 70% mais infecções respiratórias e tiveram quase 61% mais dias de sintomas do que o grupo de baixo estresse. (3)


3. Baixa energia (fadiga) e insônia


A fadiga crônica e a diminuição dos níveis de energia também podem estar relacionadas com o estresse prolongado. Como exemplo, um estudo com 2.483 pessoas mostrou uma forte associação entre os níveis elevados de estresse e a fadiga. (4)


Além disso, o estresse também pode atrapalhar o sono e causar insônia, resultando em um baixo nível de energia. Conforme observado em um pequeno estudo, níveis mais elevados de estresse relacionado ao trabalho podem levar a um aumento da sonolência durante o dia e inquietação na hora de dormir. (5)


4. Acne

A acne é uma das formas mais visíveis de manifestação do estresse. Em momentos estressantes, as pessoas tendem a tocar mais o rosto, o que pode espalhar bactérias na pele e contribuir para o desenvolvimento da acne.


Vários estudos confirmaram que a acne pode estar associada a níveis mais elevados de estresse. Um deles mediu a gravidade da acne em 22 pessoas antes e durante um exame. O aumento nos níveis de estresse resultantes do exame foram associados a uma maior gravidade da acne. (6)



5. Mudanças na libido


Muitas pessoas experimentam mudanças na libido durante períodos estressantes.


Um pequeno estudo mediu a excitação de 30 mulheres enquanto assistiam a um filme erótico, após a avaliação dos seus níveis de estresse. Aquelas com altos níveis de estresse crônico apresentaram uma menor excitação do que aquelas com menores níveis de estresse. (7)

Outro estudo realizado com 339 médicos residentes mostrou que altos níveis de estresse impactaram negativamente o desejo sexual, a excitação e a satisfação. (8) 

 

6. Problemas digestivos

Problemas digestivos como diarreia e prisão de ventre também podem ser causados por altos níveis de estresse. Isso afeta principalmente pessoas que já possuem distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal. 


Um estudo realizado com 2.699 crianças demonstrou que a exposição a eventos estressantes estava associada a um maior risco de constipação. (9)

 

7. Mudanças de apetite

Mudanças no apetite são comuns em períodos de estresse. Quando você se sente estressado, você pode apresentar tanto compulsão por comida como perda no apetite.


Em um estudo com universitários, 81% relataram mudanças no apetite em momentos de estresse. Destes, 62% tiveram um aumento no apetite, enquanto os outros 38% experimentaram uma diminuição. (10)

Tais mudanças no apetite também podem levar a flutuações no peso durante períodos estressantes. Isso foi demonstrado por um estudo com 1.355 pessoas, em que se observou que o estresse estava associado ao ganho de peso em adultos com sobrepeso. (11)

 

8. Depressão

Alguns estudos sugerem que o estresse crônico pode contribuir para o desenvolvimento da depressão.


Em um estudo com 816 mulheres com depressão verificou-se que o início da depressão estava significativamente ligado tanto ao estresse agudo quanto ao estresse crônico. (12)


Adicionalmente, um estudo com 240 adolescentes encontrou que altos níveis de estresse estavam associados a níveis mais elevados de sintomas depressivos. (13)


9. Batimento cardíaco acelerado


Batimento cardíaco acelerado e aumento da frequência cardíaca também podem ser sintomas de altos níveis de estresse.


Um estudo mediu a frequência cardíaca frente a eventos estressantes e não estressantes, tendo como resultado uma frequência cardíaca significativamente maior durante as condições estressantes. (14)

Em outro estudo, a exposição de 87 alunos a uma tarefa estressante levou ao aumento tanto da frequência cardíaca como da pressão arterial. Curiosamente, tocar uma música relaxante durante a tarefa ajudou a prevenir essas mudanças. (15)

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4377029/ 
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3611807/ 
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3740039 
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21774803 
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16161710 
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12873885 
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23841462/ 
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19222631 
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19696192 
  10. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0271531705002836 
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2727271/ 
  12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19496077 
  13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21928863 
  14. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1488504 
  15. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11796077

Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?