A Importância da Respiração Adequada

Respirar é a primeira coisa que nós fazemos quando nascemos e a última coisa que fazemos antes de morrer, mas quanta importância nós damos para a respiração? Nós podemos ficar vivos por longos períodos sem comer, beber ou dormir, mas se não pudermos respirar, nós morremos em poucos minutos.

Infelizmente, a maioria de nós não pensa sobre nosso padrão de respiração, porque ele é automático e nós o fazemos em média 20.000 vezes por dia. Mas por que respirar adequadamente é tão importante?

Respirar é importante por dois motivos:

1. Fornece aos nossos corpos e seus vários órgãos oxigênio, que é vital para a nossa sobrevivência.

Através da respiração, nós providenciamos oxigênio ao nosso corpo que não pode ser armazenado e precisa ser reabastecido de modo contínuo e estável, então é importante saber como respirar adequadamente.

2. Com a nossa respiração, nós também nos livramos de resíduos e toxinas do corpo.

Através de nossa respiração, nós não só trazemos oxigênio para nosso corpo, como também excretamos substâncias tóxicas que nós criamos. Com uma respiração ruim, essas toxinas podem facilmente estagnar em nossos corpos e prejudicar nossas funções vitais.

Infelizmente, a maioria de nós usa apenas um terço da verdadeira capacidade de respiração e, portanto, nós não conseguimos respirar bem.

Nossa respiração também é a ligação entre nosso corpo e nossa mente e para ambos funcionarem bem, eles precisam de oxigênio. Se nossa forma de respirar for curta e rápida, nossas mentes ficarão nervosas e agitadas. Se nossa respiração for irregular, a mente fica ansiosa e perturbada. 

Ao aprender como respirar bem, nós nos tornamos mais saudáveis e mais fortes, mas não só isso: saber como respirar também nos ajuda a controlar nossas emoções e medos e mantém a mente clara e afiada. Se nossa respiração for profunda, lenta e regular, a nossa mente entrará em um estado de tranquilidade e calma.

Quando estamos irritados ou estressados, nossa respiração se torna rápida e rasa. Respirar de forma lenta e profunda instantaneamente nos acalma mental e fisicamente.

Com exercícios de respiração, inalando e exalando, nós fazemos nosso corpo e mente trabalharem juntos, porque ambos estão focados na mesma coisa. Nós podemos aprender como respirar adequadamente praticando alguns exercícios     .

Podemos começar com um exercício de respiração fácil que pode ser feito a qualquer hora do dia, em 4 movimentos simples, pelo menos por alguns minutos:

1) Faça uma inalação profunda

2) Segure o pulmão com ar por alguns segundos

3) Depois faça uma exalação profunda

4) Segure o pulmão sem ar por alguns segundos

Se você sentir uma leve vertigem, não se preocupe, isso é devido ao fornecimento de um maior volume de oxigênio ao cérebro.

Sugerimos repetir este exercício várias vezes ao longo do dia, principalmente nos momentos em que você se sentir mais agitado, com a moral baixa ou até mesmo cansado. Lembre-se de manter sua mente e seu pensamento focados no exercício e no seu corpo.

Esse simples exercício de respiração irá te acalmar, melhorar sua sensação de bem estar e conectar você ao seu bem mais importante: você.

Equipe editorial SetYou
Responsável: Paula Valentini
Nutricionista - CRN-3: 42.331

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados