
No século XX, surgiu a Pirâmide Alimentar. E, por muito tempo, ela foi a base de uma alimentação saudável que nos permitiu adquirir todos os nutrientes necessários através dela.
Entretanto, a alimentação sofreu diversas mudanças durante o século XI. Os alimentos deste século passaram a ser não só uma fonte de nutrientes, como a de outras substâncias que não tinham que estar naquele alimento.
Através dos estudos realizados pela equipe da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, os alimentos foram divididos em grupos, formando a nova pirâmide alimentar.
Essa pirâmide é dividida nos seguintes grupos:
Grupo 1
Alimentos In natura, como frutas, legumes e verduras, E os alimentos minimamente processados, como arroz, feijão, macarrão, farinha e entre outros.
Grupo 2
O segundo grupo é formado pelos ingredientes culinários, como açúcar, sal, óleo, manteiga, vinagre, entre outros. Que são os alimentos básicos para se preparar uma refeição.
Grupo 3
O terceiro são os alimentos processados tradicionais, como o pão, o queijo e as conservas. Eles são os alimentos do grupo 1 que a indústria adiciona algum sal, açúcar ou algum tipo de gordura.
Grupo 4
O quarto grupo é formado pelos alimentos ultraprocessados, que são desnecessários para a nossa saúde e pobres em nutrientes. Eles são formulações de gordura, de açúcar, de amido, de proteínas, que são combinados de aditivos.
E como cuidar melhor da sua alimentação, afinal? Cozinhando, comendo comida natural e usando os alimentos industrializados de maneira diferente.
Equipe Editorial SetYou
Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)
Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?
- alimentação,
- bem estar,
- nutrição,
- vitaminas,