Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

Adaptógenos: O que são?

Adaptógenos: O que são?

Você conhece os adaptógenos? São plantas que atuam neutralizando os efeitos do estresse no corpo. O alto nível de estresse é extremamente prejudicial para a nossa saúde, causando mudanças físicas no corpo, como danos ao sistema neurológico, endócrino e imunológico. São efeitos como esses que os adaptógenos ajudam a neutralizar.


Como funcionam os adaptógenos?

Os adaptógenos atuam “hackeando” a resposta ao estresse no corpo. Normalmente, quando estamos estressados, nosso corpo passa por três estágios:


  • Fase de alarme
  • Fase de resistência
  • Fase de exaustão

Quando temos contato com um estressor, nosso corpo responde liberando hormônios como a adrenalina, que melhora o desempenho muscular e aumenta nossa capacidade de concentração e atenção. Nosso corpo está literalmente resistindo ao estressor, então nos sentimos energizados, graças a esse impulso para lutar contra ele.


Então, à medida que nos cansamos, entramos na fase de exaustão. Os adaptógenos basicamente estendem a fase de resistência, permitindo-nos permanecer nela por mais tempo.


Quais são seus benefícios?

Os adaptógenos foram estudados em animais e em células neuronais isoladas. Foi encontrado que eles exercem diversos efeitos no corpo, como: (1)


  • Atividade neuroprotetora
  • Propriedades anti-fadiga
  • Efeitos antidepressivos
  • Efeito estimulante para o sistema nervoso central

Eles aumentam a capacidade de trabalho mental, melhoram a atenção e evitam o estresse e a fadiga.


Parece bom demais para ser verdade, não é? Bem, de acordo com as pesquisas sobre adaptógenos, eles podem realmente ser tão bons quanto parecem.


Lista de plantas adaptógenas

A seguir quatro plantas com propriedades adaptogênicas que foram estudadas e possuem um bom perfil de segurança:


Ashwagandha: A Ashwagandha, é uma planta medicinal nativa da Índia e do norte da África, usada há mais de 3000 anos pela medicina oriental. Historicamente, ela é utilizada para aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar a memória, regular a inflamação, dentre outros benefícios.


Ginseng: O Panax ginseng é considerado uma das plantas mais conhecidas e utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa em diversas situações, como esquecimentos frequentes, fadiga muscular, cansaço e perda de concentração, baixa imunidade, entre outras. 


Rhodiola: A Rhodiola rosea é uma planta medicinal que cresce em regiões frias e montanhosas. Historicamente, tem sido utilizada para estimular o sistema nervoso, diminuir a depressão, melhorar a performance no trabalho, eliminar a fadiga e prevenir o enjôo em altitudes elevadas.


Maca Peruana: A Maca é um alimento, da família do rabanete, cultivada na região central do Peru. As pessoas utilizam a maca para melhorar a fertilidade e libido, disfunção sexual, aumentar a energia, entre outras condições.


Fontes:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3991026/ 

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)

Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?