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Bournout: o que é e quais são seus sintomas?

Bournout: o que é e quais são seus sintomas?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

Sua principal causa é o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. 

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional é selecionado para realizar tarefas muito difíceis no trabalho, onde a pessoa possa achar, por algum motivo, que não tem capacidade o suficiente para cumprir com a demanda.

Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. 

 

Quais são seus principais sintomas?

A Síndrome de Burnout pode apresentar diversos sintomas que prejudicam a sua saúde física e mental, como por exemplo:


  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Sentimentos de derrota e desesperança;
  • Sentimentos de incompetência;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento;
  • Fadiga;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alteração nos batimentos cardíacos;


Normalmente esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.


Para evitar problemas mais sérios e complicações da doença, é fundamental buscar apoio profissional assim que notar qualquer sinal.



Como prevenir a Síndrome de Burnout?

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout é buscando estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Manter hábitos saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início.


As principais formas de prevenir a Síndrome de Burnout são:



  • Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
  • Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
  • Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema;
  • Evite o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
  • Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo;
  • Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
  • Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.


Outra forma de prevenir a Síndrome de Burnout é descansar adequadamente, com boa noite de sono. Tendo no mínimo 8 horas de sono diárias. 


É fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas.


Adaptado de: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout 


Equipe Editorial

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