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Minerais: seus benefícios e fontes

Minerais: seus benefícios e fontes

Os minerais são elementos inorgânicos, essenciais para o bom funcionamento do organismo, crescimento e metabolismo. Eles são naturalmente ingeridos através da alimentação, porém nessa forma química possuem menor biodisponibilidade. Ou seja, uma menor capacidade de absorção e de atender as demandas fisiológicas dos tecidos do organismo, pois ficam mais susceptíveis a interações entre si e com outros nutrientes. O mesmo acontece quando os minerais são ingeridos na forma inorgânica nos suplementos alimentares. 


Por esse motivo, busca-se a suplementação através de minerais quelados ou orgânicos, ou seja, os minerais ligados a agentes quelantes, tais como aminoácidos, peptídeos e polissacarídeos complexos. Dessa forma, há um aumento na disponibilidade biológica, solubilidade e estabilidade do mineral, que passa a ser melhor aproveitado pelo organismo, sem interferir na absorção de outros nutrientes. 


A seguir apresentamos alguns exemplos de minerais e suas fontes:



Zinco


O mineral zinco está presente em todos os tecidos e fluidos corporais, principalmente no tecido muscular, nos ossos e, em menor quantidade, na pele. Por ser componente das estruturas celulares, auxilia na manutenção da estabilidade das células e na integridade dos tecidos. O zinco é um componente essencial de grande número de enzimas que participam da síntese e degradação de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, bem como do metabolismo de outros micronutrientes. 


Seus principais benefícios são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Efeito antioxidante
  • Auxilia na síntese de proteínas
  • Ação anti-inflamatória
  • Ajuda no processo de divisão celular
  • Disfunções do aparelho genital masculino (fertilidade e impotência)
  • Fertilidade feminina
  • Auxilia na melhora de dermatites, eczema e acne
  • Contribui para a saúde da visão
  • Ajuda no metabolismo da vitamina A
  • Auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras 


Suas principais fontes alimentares são: alimentos de origem animal, como carnes, especialmente porco, fígado e aves (principalmente as de carne escura), ovos e frutos do mar (especialmente as ostras). Também é encontrado em queijos, feijão, nozes e gérmen de trigo, porém, com menor absorção do que nas carnes.


Selênio


O selênio, que é nutricionalmente essencial para o organismo, é um constituinte de diversas proteínas que desempenham papéis essenciais na reprodução, no metabolismo do hormônio da tireoide, na síntese de DNA, na proteção contra o estresse oxidativo e no sistema imunológico, para a prevenção de infecções. Dessa forma, mesmo com necessidades de quantidades mínimas, é possível identificar benefícios do consumo deste mineral em diversas doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, câncer, doenças articulares, como artrite, entre outras.


Seus principais benefícios são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Efeito antioxidante e anti-inflamatório
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Equilíbrio no metabolismo da tireoide

Suas principais fontes alimentares são: castanhas, atum, ostra, semente de  girassol, arroz, leite integral e ovo.


Cobre


O cobre é um mineral primordial para a saúde, um componente de várias proteínas corporais e é encontrado em maior concentração no sangue, fígado, cérebro, coração e rim.


Seus principais benefícios são:


  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Auxilia no metabolismo energético
  • Ação antioxidante e anti-inflamatória
  • Ajuda na manutenção dos tecidos conjuntivos
  • Auxilia na saúde cardiovascular 
  • Mantém o funcionamento adequado do sistema nervoso
  • Contribui para a pigmentação do cabelo e da pele
  • Auxilia no transporte de ferro no organismo


Suas principais fontes alimentares são: alimentos de origem animal, como ostras, lulas, siris, fígado de vitela ou de boi cozido. Também está presente no amendoim, nozes, amêndoas, cereais integrais e chocolate.



Ferro


O ferro é um mineral fundamental para a formação de células sanguíneas, auxiliando também no transporte do oxigênio. É também de extrema importância para o bom funcionamento do cérebro.


Seus principais benefícios são:


  • Auxilia na formação das células vermelhas do sangue
  • Ajuda no metabolismo energético
  • Auxilia no transporte do oxigênio no organismo e no processo de divisão celular

Suas principais fontes alimentares são: alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, gema de ovo e ostras. Também é encontrado em folhas verdes 

escuras, como espinafre, brócolis, beterraba, feijão, cereais, castanhas e outros.


Manganês


O manganês auxilia diversas enzimas que fazem parte do metabolismo de aminoácidos, colesterol, glicose e carboidratos. Contribui para a eliminação de espécies reativas de oxigênio, conhecidos como radicais livres; estimula a formação óssea; auxilia na reprodução e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. O manganês também desempenha um papel na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K.


Seus principais benefícios são:

  • Redução da inflamação
  • Auxilia no metabolismo energético
  • Fortalecimento ósseo e articular
  • Auxílio no controle glicêmico
  • Equilíbrio da coagulação sanguínea
  • Auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres

Suas principais fontes alimentares são: cereais integrais, castanhas, nozes, chás, avelã, soja, tofu e vegetais verdes folhosos.


Equipe Editorial SetYou


Revisão Final: Andressa Caroline Alves

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