O que causa baixa energia nos homens?

A falta de energia é muito comum em alguns momentos da vida. No entanto, a fadiga física e mental prolongada e a falta de energia crônica podem ser indicativos de sérios problemas de saúde. 


Neste artigo citamos algumas circunstâncias específicas que podem gerar uma fadiga constante nos homens.


Baixa testosterona

A testosterona tem um papel fundamental na saúde do homem, mantendo tudo em ordem no organismo, incluindo densidade óssea, massa muscular, desejo sexual e vários outros fatores.


Uma queda significativa nos níveis de testosterona pode levar a uma série de problemas, como diminuição do desejo sexual, aumento da gordura corporal, desmotivação e problemas de sono, inclusive insônia. Esses sintomas podem acabar levando a uma falta de energia crônica, assim como fadiga física e mental.


Problemas de tireoide

Quando os seus níveis de hormônios da tireoide estão baixos, condição caracterizada como hipotireoidismo, você também pode apresentar uma diminuição de energia. Em alguns casos, pode se tratar de uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca a tireoide. 


Apesar de ser uma doença mais comum em mulheres, atinge também os homens e pode tornar-se grave se os primeiros sintomas forem ignorados. Entre os sintomas observados, pode-se citar:


  • Fadiga
  • Ganho de peso
  • Maior sensibilidade ao frio
  • Constipação 
  • Dores musculares
  • Pele seca
  • Cabelo ralo
  • Depressão

 

Curiosamente, níveis baixos de hormônio da tireoide podem levar a níveis baixos de testosterona. O tratamento adequado pode melhorar a fadiga, assim como os demais sintomas associados ao hipotireoidismo.

 

Dificuldades para dormir

 Hábitos ruins como trocar a noite pelo dia ou ter poucas horas de sono podem ter uma grande contribuição para o cansaço constante. É muito comum nos sentirmos mais cansados se não dormimos por tempo suficiente ou temos um sono de má qualidade.


Por outro lado, também existe a possibilidade de você sofrer de um distúrbio que não permita que você tenha uma boa noite de sono, mesmo que você durma por tempo suficiente. Por exemplo, os distúrbios respiratórios do sono, como a apneia do sono, interrompem constantemente a sua respiração, impedindo que você tenha um sono de qualidade. Outro distúrbio que pode afetar negativamente o sono é a síndrome das pernas inquietas.


Depressão

A depressão é uma condição tanto psicológica como fisiológica, e pode afetar qualquer pessoa. Os sintomas mais comuns são:

  • Desmotivação
  • Sentimentos de tristeza e falta de esperança
  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade em dormir
  • Falta de energia
  • Fadiga
  • Mudanças no peso

A depressão tem tratamento e não deve ser ignorada. Pessoas apresentando sintomas indicativos de depressão devem procurar aconselhamento profissional.

Anemia

A anemia é uma condição que pode ser causada por diversos fatores. A deficiência de ferro ou níveis mais baixos de vitamina B12 ou ácido fólico, por exemplo, são causas comuns. No entanto, todos os tipos de anemia podem levar à falta de energia crônica e fadiga. 

Dependendo da causa, os sintomas de anemia podem incluir:

  • Fadiga extrema
  • Pele pálida
  • Falta de ar
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Formigamento nas mãos e nos pés

Complicações como batimento cardíaco irregular e diminuição da capacidade de praticar exercícios também podem estar presentes.

Doenças e medicamentos

A fadiga também pode ser causada por outros problemas de saúde mais sérios, como por exemplo:

  • Insuficiência hepática
  • Insuficiência renal
  • Doença cardíaca
  • Câncer
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica 
  • Diabetes (tipo 1 e tipo 2)

Além disso, a fadiga pode ocorrer devido ao uso de alguns medicamentos, incluindo certos analgésicos, medicamentos para o coração, medicamentos para hipertensão, alguns tipos de antidepressivos e anti-histamínicos. O consumo excessivo de cafeína ou o abuso de álcool e drogas também podem levar à fadiga.


Alimentação pobre em nutrientes

A dieta é um fator muito importante na luta contra a fadiga. Uma alimentação rica em frutas e vegetais, nozes e sementes, proteínas magras e uma quantidade diária adequada de água pode te ajudar a ter mais energia. Além disso, comer refeições em porções menores e lanches saudáveis ​​ao longo do dia pode trazer diversos benefícios para a sua saúde.  

Em contrapartida, deve-se evitar os alimentos fritos, com alto teor de gordura e altamente processados ​​como doces, batatas fritas e refrigerantes. Esse tipo de alimento pode contribuir para a desregulação dos níveis de açúcar no sangue, resultando em menores níveis de energia e fadiga.

Converse com seu médico

É muito comum lidarmos com fadiga e falta de energia ocasionalmente e, na maioria dos casos, isso não é motivo de preocupação. No entanto, se esses sintomas não melhorarem com dieta, exercícios físicos, melhores hábitos de sono e uma suplementação adequada, consulte seu médico para descartar um problema de saúde mais sério.

Adaptado de: https://www.healthline.com/health/mens-health/what-causes-low-energy-men

Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados