O que são minerais quelatos e quais são seus benefícios?

Os minerais são nutrientes essenciais que o corpo necessita para o seu bom funcionamento. Eles afetam vários aspectos da função corporal, como crescimento, saúde óssea, contrações musculares, equilíbrio de fluidos e muitos outros processos.

No entanto, muitos minerais são difíceis de serem absorvidos pelo organismo. É por isso que os minerais quelados, que são suplementos conhecidos por melhorar a absorção, ganharam interesse recentemente.

Este artigo traz alguns pontos importantes sobre os minerais quelados.

O que são minerais quelados?

Os minerais são um tipo de nutriente que o corpo necessita para funcionar corretamente. Como o seu corpo não os produz, você deve obtê-los por meio da alimentação.

Entretanto, muitos deles possuem uma absorção difícil. Por exemplo, seu intestino consegue absorver apenas 0,4–2,5% do cromo dos alimentos. (1)

Pensando nisso, os minerais quelados apareceram com o objetivo de aumentar a absorção. Para isso, os minerais são ligados a um agente quelante, que normalmente são compostos orgânicos ou aminoácidos, de modo a evitar que os minerais interajam com outros compostos.

Os minerais quelados realmente têm melhor absorção?

Os minerais quelatos são frequentemente apontados como tendo melhor absorção do que os não quelados, sendo que vários estudos já compararam a absorção desses dois tipos.

Como exemplo, um estudo com 15 adultos demonstrou que o zinco quelado (como citrato de zinco e gluconato de zinco) teve uma absorção de cerca de 11% melhor do que o zinco não quelado (como óxido de zinco). (2)

Da mesma forma, em um estudo com 30 adultos observou-se que o magnésio quelado (na forma de glicerofosfato de magnésio) apresentou um aumento significativamente maior nos níveis de magnésio no sangue do que o magnésio não quelado (óxido de magnésio). (3)

Além do mais, algumas pesquisas sugerem que a ingestão de minerais quelados pode reduzir a quantidade total que você precisa consumir para atingir níveis sanguíneos saudáveis. Isso é importante especialmente para pessoas com risco de ingestão excessiva de minerais, como sobrecarga de ferro, por exemplo.

Tipos de minerais quelados

A maioria dos minerais pode ser encontrada na forma quelatada para suplementação, sendo alguns dos mais comuns:

  • Zinco
  • Cobre
  • Magnésio
  • Selênio
  • Manganês
  • Potássio
  • Cobalto
  • Cromo
  • Ferro
  • Cálcio
  • Molibdênio

Como foi dito, eles são normalmente feitos com aminoácido ou ácido orgânico. Entre os aminoácidos comumente usados, pode-se citar:

  • Ácido aspártico: usado para fazer aspartato de zinco, aspartato de magnésio, entre outros
  • Metionina: usada para fazer metionina de cobre, metionina de zinco, entre outros
  • Lisina: usada para fazer lisinato de cálcio
  • Glicina: usada para fazer glicinato de magnésio

Já os ácidos orgânicos utilizados ​​para fazer minerais quelados incluem:

  • Ácido acético: usado para fazer acetato de zinco, acetato de cálcio, entre outros
  • Ácido cítrico: usado para fazer citrato de cromo, citrato de magnésio, entre outros
  • Ácido orótico: usado para fazer orotato de magnésio, orotato de lítio, entre outros
  • Ácido glucônico: usado para fazer gluconato de ferro, gluconato de zinco, entre outros
  • Ácido fumárico: usado para fazer fumarato de ferro (ferroso)
  • Ácido picolínico: usado para fazer picolinato de cromo, picolinato de manganês, entre outros

Você deve comprar minerais quelados?

Especialmente em algumas situações, tomar a forma quelatada de um mineral pode ser mais adequado. Por exemplo, conforme você envelhece, a sua produção de ácido pelo estômago pode diminuir, o que acaba afetando também a absorção de minerais. Com base nisso, os minerais quelados podem ser mais vantajosos para as pessoas mais velhas. (4)

Como os minerais quelados estão ligados a um aminoácido ou ácido orgânico, eles não requerem tanto ácido estomacal para serem digeridos com eficiência. (5)

Além disso, as pessoas que sentem dor de estômago após tomar suplementos também podem se beneficiar dos minerais quelados, uma vez que estes são menos dependentes do ácido estomacal para a digestão.

Outros grupos de pessoas que também podem se beneficiar com a suplementação regular de minerais incluem veganos, doadores de sangue e mulheres grávidas.

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Equipe Editorial SetYou

Revisão Final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)

 

Referências:

  1. https://ods.od.nih.gov/factsheets/Chromium-HealthProfessional/ 
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24259556 
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31330811 
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25901896 
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19958055 

Adaptado de: https://www.healthline.com/nutrition/chelated-minerals#recommendation 

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