O que são Vitaminas Hidrossolúveis?

As vitaminas podem ser divididas em duas categorias: hidrossolúveis (aquelas solúveis em água) e lipossolúveis (aquelas solúveis em gordura). A diferenciação entre as duas vem da maneira como a vitamina se comporta dentro do corpo. Diferente das lipossolúveis, as vitaminas hidrossolúveis tem um armazenamento muito limitado no corpo, sendo que todo o excesso é excretado pelos rins.


Com isso, o ideal é que as vitaminas hidrossolúveis sejam ingeridas regularmente e em pequenas quantidades, a fim de evitar a deficiência. Essas vitaminas têm muito menos probabilidade de atingir níveis tóxicos do que as vitaminas lipossolúveis. No entanto, se consumidas em grandes quantidades por um longo período de tempo, ainda podem causar danos ao organismo.


Uma dieta balanceada normalmente fornece todas as vitaminas hidrossolúveis de que você precisa. No entanto, muitas pessoas 

têm dificuldade em manter uma dieta perfeitamente balanceada, possuem muitas restrições alimentares, ou ainda, seguem uma alimentação vegetariana ou vegana, neste caso não obtendo a quantidade adequada das vitaminas provenientes dos produtos de origem animal. Especialmente em casos como os citados acima, os suplementos vitamínicos costumam ser necessários para suprir as necessidades diárias. 

 

Quais são as funções das vitaminas hidrossolúveis?


Cada vitamina hidrossolúvel desempenha um papel essencial e importante no corpo humano. Elas atuam no metabolismo energético, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e auxiliam funções corporais importantes, como a criação de novas células, por exemplo. A seguir destacamos as principais informações sobre cada uma delas:

 

Tiamina (Vitamina B1)

A tiamina é crucial para a função nervosa e para o funcionamento do metabolismo energético. Pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos, como por exemplo legumes, cereais integrais, nozes, sementes e carne de porco. (1)

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina também tem um papel importante no metabolismo energético, além de contribuir para a saúde da pele e dos olhos. Pode ser encontrada em leite e derivados, carne, vegetais folhosos, cereais integrais, entre outros alimentos. Também está envolvida no metabolismo de outras vitaminas, o que inclui as vitaminas B3, B6 e B9. (2)

Niacina (Vitamina B3)

A niacina é outra vitamina necessária para o bom funcionamento do metabolismo energético. Também auxilia o sistema digestivo e o sistema nervoso e mantém a pele saudável. Você pode encontrar niacina em uma variedade de alimentos, incluindo aves, peixes, carnes, cereais integrais e vegetais. (3)

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

O ácido pantotênico pode ser encontrado em uma grande variedade de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Entre os alimentos com maior quantidade dessa vitamina estão carne bovina e de frango, cereais integrais e alguns vegetais. Como as demais vitaminas hidrossolúveis, o ácido pantotênico atua principalmente no metabolismo energético. (4)

Piridoxina (Vitamina B6)

A piridoxina, ou vitamina B6, também está envolvida no metabolismo energético e contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Pode ser encontrada em muitos produtos de origem animal, como aves, carnes e peixes, estando também presente em frutas e vegetais. (5)

Biotina (Vitamina B7 ou H)

Assim como as demais vitaminas, a biotina também é indispensável para o metabolismo energético, além de estar envolvida na regulação da expressão de diversos genes. Ela é encontrada na maioria dos alimentos em concentrações variadas, o que inclui ovos, peixe, carne, sementes, nozes e certos vegetais. (6)

Ácido Fólico (Vitamina B9)

O ácido fólico é essencial para a produção de novas células no nosso organismo. A suplementação com essa vitamina é especialmente recomendada para mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar, a fim de reduzir o risco de defeitos congênitos importantes no bebê, como espinha bífida e anencefalia. O ácido fólico é encontrado principalmente em vegetais de folhas escuras, legumes, carnes, fígado e alimentos fortificados. (7)

Cobalamina (Vitamina B12)

A vitamina B12, ou cobalamina, também possui papel fundamental no metabolismo energético e é crucial para o funcionamento adequado do sistema nervoso e para a produção de novas células. É encontrada sobretudo em alimentos de origem animal, incluindo aves, frutos do mar, carne, ovos, leite e derivados. (3)

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C possui um potente efeito antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres, além de auxiliar no metabolismo energético, na síntese do colágeno e no fortalecimento do sistema imune. Ela também ajuda na absorção de ferro pelo corpo. É principalmente encontrada em frutas cítricas e vegetais, especialmente aqueles que fazem parte da família do repolho. (8)

 

Você tem deficiência de vitaminas hidrossolúveis?


Os sinais e sintomas da deficiência de vitaminas hidrossolúveis são variados, uma vez que podem diferir de acordo com cada vitamina. Por exemplo, uma deficiência de vitamina C pode se manifestar com fadiga, feridas que demoram uma eternidade para cicatrizar e dores nas articulações, entre outros sintomas. (9) 

Por outro lado, se você tem deficiência de vitamina B1, pode apresentar perda de peso ou confusão mental, enquanto que com a deficiência de vitamina B2, pode haver queda de cabelo e seus lábios podem ficar inchados e rachados. Já a deficiência de vitamina B3 pode levar a confusão mental, dermatite e diarreia, ao passo que a deficiência de vitamina B6 pode causar anemia ou danos aos nervos. Uma deficiência de vitamina B12 também resulta em anemia, podendo estar acompanhada por sinais de infertilidade. (5, 10, 11, 12, 13)

Equipe Editorial SetYou

Revisão Final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)

 

Referências:

  1. https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-thiamin/art-20366430
  2. https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/riboflavin 
  3. https://www.mottchildren.org/health-library/ta3868 
  4. https://ods.od.nih.gov/factsheets/PantothenicAcid-HealthProfessional/ 
  5. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB6-HealthProfessional/
  6. https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-HealthProfessional/
  7. https://www.cdc.gov/ncbddd/folicacid/about.html
  8. https://www.eatright.org/food/vitamins-and-supplements/types-of-vitamins-and-nutrients/how-vitamin-c-supports-a-healthy-immune-system
  9. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/
  10. https://www.medicalnewstoday.com/articles/219545 
  11. https://ods.od.nih.gov/factsheets/Riboflavin-HealthProfessional/ 
  12. https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/niacin
  13. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB12-HealthProfessional/#h5  
Adaptado de: https://takecareof.com/articles/what-are-water-soluble-vitamins

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