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Os 5 Pilares Fundamentais da Saúde

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a saúde não é apenas o estado livre de doenças. Uma vida com qualidade envolve múltiplos fatores, como o bem estar, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação e outras circunstâncias da vida.


Viver uma vida saudável está relacionado a uma série de fatores, comportamentais, ambientais e sociais. De forma sintética, listamos 5 pilares fundamentais da saúde para te ajudar a viver uma vida mais saudável e com qualidade. 

Um ponto interessante antes de abordar de forma mais profunda cada pilar é entender que cada um deles além de terem um papel individual na saúde também se correlacionam entre si, tanto positivamente como de forma negativa. O que eu quero dizer com isso: Um sono com má qualidade interfere nas minhas escolhas alimentares durante o dia, levando a maior procura por doces e alimentos industrializados. Em contrapartida, a prática de exercício físico contribui para um sono profundo e reparador.


Sabemos que adotar hábitos saudáveis nem sempre é fácil, com a correria do dia a dia muitas vezes fica difícil de encontrar um equilíbrio. Mas que tal começar dando o primeiro passo?

Conheça os 5 pilares fundamentais da saúde e saiba como incluir alguns hábitos na sua rotina que te ajudem a melhorar cada um desses pilares.

 

1. Tenha um sono de qualidade

Dormir bem é essencial para ter qualidade de vida. Quando mencionamos sono de qualidade, não falamos apenas sobre seu tempo de duração, mas também sobre quanto tempo você demora para pegar no sono, quantas vezes você acorda no meio da noite, se você acorda muito cedo pela manhã e quanta energia você sente após o sono.


O sono é de extrema importância para diversos mecanismos fisiológicos e bem-estar. Pois é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, repondo as energias e regulando o metabolismo.  

Existem alguns hábitos que você pode adotar para melhorar a qualidade do seu sono. Como por exemplo:


  • Crie um ambiente propício ao sono, com o quarto escuro e silencioso. 
  • Procure relaxar durante umas 2 ou 3 horas antes de se deitar. 
  • Evite alimentos como o café, canela, pimentas e aqueles com excesso de açúcar. 
  • Evite realizar exercícios intensos, ou permanecer conectado à televisão ou ao celular. 
  • Mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar.

 

2. Alimentação equilibrada

Uma boa alimentação é fundamental para ter qualidade de vida, existe uma relação direta entre nutrição, saúde, bem-estar físico e mental do indivíduo. Diversas pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. 


A alimentação é parte fundamental para proporcionar equilíbrio ao corpo, diminuir os riscos de infecções ou inflamações, além de aumentar a imunidade e defesa do organismo. Associado a exercícios físicos, boas horas de sono e hidratação adequada, a consciência sobre o que você come pode proporcionar saúde e completo bem-estar físico, mental e emocional.


Existem algumas formas de melhorar a sua alimentação, como:


  • Consuma produtos naturais, frutas verduras e legumes
  • Evite alimentos ultra processados e industrializados
  • Aposte na variedade e consuma diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos
  • Entenda seus sinais internos de fome e saciedade 
  • Tenha equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando contextos e benefícios.

3. Manejo do estresse e ansiedade

O estresse é definido como um estado de tensão mental ou emocional causado por diversos fatores, sendo muito comum lidarmos com sentimentos de estresse na nossa rotina. Principalmente agora com o meio vulnerável tomado pela pandemia que vivenciam agora há mais de dois anos.  


Existem alguns hábitos que, ao incluí-los na sua rotina, podem te ajudar no controle do estresse e ansiedade no dia a dia:


  • Praticar atividades físicas, 
  • Organizar suas tarefas do dia ou da semana
  • Limitar o uso das redes sociais
  • Meditar e adotar atividades de autocuidado no seu dia dia.

4. Hidratação adequada

A água é a responsável por cerca de 70% do nosso peso corporal. Este fato não é por acaso. A água possui inúmeras funções essenciais para o nosso organismo:


  • Água é o principal solvente do organismo, possibilitando a ocorrência das reações químicas; 
  • É pela água que são transportados os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas;
  • É essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias; 
  • Atua como lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros; 
  • Auxilia na regulação da temperatura corporal; 
  • É necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório; 
  • Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais. 

Segundo o Guia Alimentar voltado para a população brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade de água ideal a ser consumida vai variar de acordo com idade e peso da pessoa, mas em média o valor se mantém em aproximadamente 2 litros de água. A conta que fazemos para saber a quantidade mínima recomendação é: 35ml por kg de peso corporal + consumo mínimo diário.


5. Prática regular de exercício físico

Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental. Atividades físicas ajudam a prevenir e controlar doenças crônicas, além de ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.


Você pode começar a incluir os exercícios físicos na sua rotina:

 

  • Escolhendo alguma atividade física que você goste e defina quais são os dias em que você irá praticar exercícios na sua semana.
  • Começando aos poucos, leva tempo até o nosso corpo se adaptar
  • Chame um amigo ou alguém da família para treinar com você, ter companhia sempre ajuda.


Equipe Editorial

Revisão Final: Fabiana Ferraz 

Nutricionista - CRN: 62598/P


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