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Rhodiola: o que é e quais são seus benefícios?

Rhodiola: o que é e quais são seus benefícios?

Você conhece a Rhodiola? Também conhecida como raiz de ouro, ela é uma planta medicinal que cresce em regiões frias e montanhosas, como Rússia, Mongólia e a região da Escandinávia. Ela é um adaptógeno, isto é, plantas que auxiliam o organismo no combate ao estresse físico, químico e biológico. Plantas adaptógenas também são conhecidas por aumentar a energia, a resistência e o vigor mental.


Historicamente, ela tem sido utilizada para estimular o sistema nervoso, diminuir a depressão, melhorar a performance no trabalho, eliminar a fadiga e prevenir enjôo em altitudes elevadas. A Rhodiola possui potente ação antioxidante devido à presença de diversos compostos fenólicos em sua composição. 


Existem diversos estudos sobre os efeitos da Rhodiola, principalmente no aumento do foco, energia mental, redução da fadiga e sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Além disso, a Rhodiola é tida como amplamente segura, não tendo apresentado resultados adversos significativos em nenhum dos estudos mencionados.



Energia e Saúde Cognitiva


No ano de 2000, um estudo analisou, por duas semanas, o impacto da Rhodiola na fadiga mental de 56 médicos saudáveis durante plantões noturnos. Os efeitos da Rhodiola foram medidos em testes envolvendo complexas funções de percepção e cognição, como associação de pensamento, memória de curto prazo, cálculo, capacidade de concentração e velocidade de percepção visual. Em todos os testes, o grupo submetido ao uso de Rhodiola apresentou melhora estatisticamente significativa, em comparação ao grupo placebo. O estudo sugere que a Rhodiola pode reduzir a fadiga mental em situações de estresse. (1)



Stress e Ansiedade

Em 2009, um estudo submeteu 60 indivíduos, entre 20 e 55 anos, ao uso de Rhodiola ou placebo por 28 dias. Melhoras significativas foram observadas com relação à fadiga, saúde mental, atenção, além de redução nos níveis de cortisol. Com isso, o estudo concluiu os efeitos positivos da Rhodiola no tratamento da fadiga, aumento da capacidade mental, particularmente na habilidade de concentração, e na redução de cortisol em pacientes com fadiga e estresse elevados. (2)




Humor


Em 2007, um estudo submeteu 89 participantes, de 18 a 70 anos de idade, ao uso de Rhodiola ou placebo por 6 semanas. O tratamento resultou em melhora significativa dos sintomas de depressão (medidos pela escala Hamilton e Beck), incluindo insônia, instabilidade emocional e somatização, mas não da autoestima. A mesma melhora não foi observada no grupo placebo. (3)


Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)



Referências:


  1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11081987/ 
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19016404/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17990195/ 

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