
Pomodoro é uma técnica desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (por isso o nome Pomodoro, que significa tomate em italiano) para organizar suas tarefas.
Essa técnica pode te ajudar a manter o foco nas suas tarefas do dia a dia e a melhorar a sua concentração, tornando sua rotina mais produtiva e evitando distrações.
Mas como isso funciona?
É simples, pegue sua lista de afazeres, um timer e vem com a gente!
O objetivo é dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, melhorando a agilidade do cérebro e estimulando nosso foco. Sendo assim, para colocá-la em prática você vai precisar de:
- Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva
- Uma lista de tarefas (“to-do-list”)
- Lápis e borracha
Comece escrevendo uma lista de tarefas a serem feitas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos. Trabalhe até que o tempo acabe e então faça uma pausa de 5 minutos. Repita o processo mais 3 vezes e, quando acabar, descanse por 30 minutos
Equipe Editorial SetYou
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