
Você com certeza já deve ter ouvido falar da vitamina A e sabe da sua importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas será que você sabe de fato quais são os seus benefícios e como ela atua no nosso organismo?
Existem duas formas de vitamina A encontradas nos alimentos. A vitamina A pré-formada, na forma de retinol e ésteres de retinil, ocorre exclusivamente em produtos de origem animal, como laticínios, fígado e peixes, enquanto os carotenóides pró-vitamina A são abundantes em alimentos de origem vegetal, como frutas, vegetais e óleos. (1, 2)
Para usá-las, seu corpo deve converter ambas as formas de vitamina A em retinaldeído e ácido retinóico, as formas ativas da vitamina. Por ser uma vitamina lipossolúvel, ela também é armazenada no corpo para uso posterior.
Benefícios da Vitamina A para a Saúde
- h3
Os carotenóides pró-vitamina A, como o beta-caroteno, o alfa-caroteno e a beta-criptoxantina, são precursores da vitamina A e têm propriedades antioxidantes. Com isso, atuam combatendo os radicais livres, moléculas altamente reativas que causam estresse oxidativo, o que pode prejudicar o seu corpo. O estresse oxidativo tem sido associado a várias doenças crônicas, como diabetes, câncer, doenças cardíacas e declínio cognitivo. (3, 4)
- h3
A vitamina A é essencial para a visão e a saúde ocular, e a sua ingestão adequada na dieta ajuda a proteger contra certas doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Estudos mostram que níveis mais elevados de beta-caroteno, alfa-caroteno e beta-criptoxantina no sangue podem reduzir o risco de DMRI em até 25%. Essa redução no risco está associada à proteção do tecido macular exercida pelos carotenóides, por reduzir os níveis de estresse oxidativo. (5)
- h3
A vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, estimulando as respostas do corpo contra doenças e infecções. Ela está envolvida na produção de certas células, como as células B e T, que desempenham papéis centrais nas respostas imunológicas que protegem contra doenças.
A deficiência desta vitamina leva a maiores níveis de moléculas pró-inflamatórias, de modo a diminuir a resposta e função do sistema imunológico. (6)
Revisão Final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3936685/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK222318/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249911/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5551541/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5119484/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22369848
Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?
- alimentação,
- bem estar,
- nutrição,
- saúde,
- suplementos vitaminicos,
- vitamina,
- vitamina A,
May 25, 2021
0 comentários