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Vitamina D: Para que serve?

Vitamina D: Para que serve?

Responsável pela saúde óssea e muscular, a vitamina D é essencial para a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo no organismo, auxiliando no controle dos processos de absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais, em conjunto com o hormônio da paratireóide (PTH), que mantém esses nutrientes em concentrações suficientes para assegurar a adequada mineralização e o crescimento ósseo em todas as etapas da vida. Além disso, desempenha importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de infecções. 

Onde encontrar vitamina D?


Essa vitamina pode ser produzida na pele a partir de um precursor semelhante ao colesterol (7-deidrocolesterol) por meio da exposição ao sol, ou então pode ser fornecida pré-formada através da alimentação. Porém, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária para o bom funcionamento do organismo provém da dieta, os outros 80% a 90% são sintetizados pelo nosso organismo.


Como receber vitamina D através da exposição solar?

A principal fonte dessa vitamina é a luz solar. O corpo é projetado para sintetizar vitamina D quando a pele nua, e sem a aplicação de protetor solar, é exposta ao sol. O principal componente solar importante para esse processo é o raio ultravioleta B (UVB), sendo que existem vários fatores que afetam a quantidade de vitamina D sintetizada, como: 

  • A hora do dia: a síntese de vitamina D é mais intensa quando a pele é exposta ao sol em horários próximos ao meio do dia.
  • Localização : a distância à linha do Equador afeta a exposição solar. Pessoas que vivem perto da linha do Equador podem produzir maiores quantidades de vitamina D.
  • Cor da pele: em tons de pele claros a síntese da vitamina D ocorre mais rapidamente do que em peles mais escuras.
  • Quantidade de pele: a exposição de uma grande área de superfície da pele aumenta a capacidade de produção. 

O que acontece na deficiência?

Na deficiência, o corpo é incapaz de construir e mineralizar os ossos adequadamente. Quando isso ocorre em crianças, pode levar ao retardo do crescimento e a uma condição conhecida como raquitismo, em que se observa fraqueza óssea. Em adultos, a deficiência pode levar à osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam porosos e quebradiços. A deficiência também está associada a outras condições, como osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário (níveis elevados de paratormônio no sangue), o que favorece a perda de massa óssea, e fraqueza muscular, contribuindo para um aumento ainda maior do risco de quedas e fraturas.

Quem tem maior risco de deficiência?

Algumas pessoas apresentam fatores de risco para a deficiência de vitamina D, as quais se pode citar: 

  • Pessoas que passam o dia trabalhando em locais fechados ou com exposição limitada ao sol.
  • Pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica.
  • Pessoas que vivem em países com luz solar limitada.
  • Pessoas com pele mais escura, devido à maior concentração do pigmento melanina na pele, o que leva a uma menor absorção da radiação ultravioleta do que na pele clara.
  • Idosos e pessoas com deficiência que ficam muito dentro de casa.
  • Pessoas com problemas de saúde ou medicamentos que afetam o metabolismo da vitamina D. Isso inclui doenças hepáticas e renais, fibrose cística, doença celíaca e doença inflamatória intestinal, uso de anticonvulsivantes.
  • Pessoas com dietas muito baixas em gordura.
  • Bebês de mães com deficiência de vitamina D, especialmente durante o aleitamento materno.
  • Crianças em períodos rápidos de crescimento e com baixa ingestão de cálcio, pois podem apresentar necessidades aumentadas de vitamina D.

Como você trata uma deficiência?

Para pessoas com deficiência, é recomendada a suplementação com vitamina D para se alcançar os níveis sanguíneos ideais da vitamina. A dose do suplemento vai depender do nível da deficiência, de modo que pessoas com deficiência grave necessitam de doses mais altas. No geral, pode levar de três a cinco meses, desde o início da suplementação, para que o aumento desejado nos níveis sanguíneos da vitamina D seja observado. 

Devo suplementar?

Se você não tiver uma exposição adequada à luz solar, ou se estiver em uma categoria de maior risco para a deficiência, pode ser importante considerar um suplemento de vitamina D. A suplementação é uma forma simples e eficaz para se obter a quantidade adequada necessária a cada dia.

O multivitamínico personalizado da SetYou pode te ajudar a manter os níveis adequados de vitamina D. Além disso, você também pode se consultar com a nossa nutricionista para te ajudar com uma dieta equilibrada, baseada em seus objetivos. 

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)


Referências:


  1. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411&lng=pt&tlng=pt 
  2. https://www.nrv.gov.au/nutrients/vitamin-d 


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