
Responsável pela saúde óssea e muscular, a vitamina D é essencial para a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo no organismo, auxiliando no controle dos processos de absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais, em conjunto com o hormônio da paratireóide (PTH), que mantém esses nutrientes em concentrações suficientes para assegurar a adequada mineralização e o crescimento ósseo em todas as etapas da vida. Além disso, desempenha importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de infecções.
Onde encontrar vitamina D?
Essa vitamina pode ser produzida na pele a partir de um precursor semelhante ao colesterol (7-deidrocolesterol) por meio da exposição ao sol, ou então pode ser fornecida pré-formada através da alimentação. Porém, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária para o bom funcionamento do organismo provém da dieta, os outros 80% a 90% são sintetizados pelo nosso organismo.
Como receber vitamina D através da exposição solar?
A principal fonte dessa vitamina é a luz solar. O corpo é projetado para sintetizar vitamina D quando a pele nua, e sem a aplicação de protetor solar, é exposta ao sol. O principal componente solar importante para esse processo é o raio ultravioleta B (UVB), sendo que existem vários fatores que afetam a quantidade de vitamina D sintetizada, como:
- A hora do dia: a síntese de vitamina D é mais intensa quando a pele é exposta ao sol em horários próximos ao meio do dia.
- Localização : a distância à linha do Equador afeta a exposição solar. Pessoas que vivem perto da linha do Equador podem produzir maiores quantidades de vitamina D.
- Cor da pele: em tons de pele claros a síntese da vitamina D ocorre mais rapidamente do que em peles mais escuras.
- Quantidade de pele: a exposição de uma grande área de superfície da pele aumenta a capacidade de produção.
O que acontece na deficiência?
Na deficiência, o corpo é incapaz de construir e mineralizar os ossos adequadamente. Quando isso ocorre em crianças, pode levar ao retardo do crescimento e a uma condição conhecida como raquitismo, em que se observa fraqueza óssea. Em adultos, a deficiência pode levar à osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam porosos e quebradiços. A deficiência também está associada a outras condições, como osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário (níveis elevados de paratormônio no sangue), o que favorece a perda de massa óssea, e fraqueza muscular, contribuindo para um aumento ainda maior do risco de quedas e fraturas.
Quem tem maior risco de deficiência?
Algumas pessoas apresentam fatores de risco para a deficiência de vitamina D, as quais se pode citar:
- Pessoas que passam o dia trabalhando em locais fechados ou com exposição limitada ao sol.
- Pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica.
- Pessoas que vivem em países com luz solar limitada.
- Pessoas com pele mais escura, devido à maior concentração do pigmento melanina na pele, o que leva a uma menor absorção da radiação ultravioleta do que na pele clara.
- Idosos e pessoas com deficiência que ficam muito dentro de casa.
- Pessoas com problemas de saúde ou medicamentos que afetam o metabolismo da vitamina D. Isso inclui doenças hepáticas e renais, fibrose cística, doença celíaca e doença inflamatória intestinal, uso de anticonvulsivantes.
- Pessoas com dietas muito baixas em gordura.
- Bebês de mães com deficiência de vitamina D, especialmente durante o aleitamento materno.
- Crianças em períodos rápidos de crescimento e com baixa ingestão de cálcio, pois podem apresentar necessidades aumentadas de vitamina D.
Como você trata uma deficiência?
Para pessoas com deficiência, é recomendada a suplementação com vitamina D para se alcançar os níveis sanguíneos ideais da vitamina. A dose do suplemento vai depender do nível da deficiência, de modo que pessoas com deficiência grave necessitam de doses mais altas. No geral, pode levar de três a cinco meses, desde o início da suplementação, para que o aumento desejado nos níveis sanguíneos da vitamina D seja observado.
Devo suplementar?
Se você não tiver uma exposição adequada à luz solar, ou se estiver em uma categoria de maior risco para a deficiência, pode ser importante considerar um suplemento de vitamina D. A suplementação é uma forma simples e eficaz para se obter a quantidade adequada necessária a cada dia.
O multivitamínico personalizado da SetYou pode te ajudar a manter os níveis adequados de vitamina D. Além disso, você também pode se consultar com a nossa nutricionista para te ajudar com uma dieta equilibrada, baseada em seus objetivos.
Equipe Editorial SetYou
Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)
Referências:
- https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411&lng=pt&tlng=pt
- https://www.nrv.gov.au/nutrients/vitamin-d
Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?
- alimentação,
- bem estar,
- nutrição,
- saúde,
- setyoubr,
- suplementos vitaminicos,
- vitaminas,