Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

Vitaminas do Complexo B

Vitaminas do Complexo B

O que é o complexo de vitamina B?

As vitaminas do complexo B são vitaminas hidrossolúveis, ou seja, são absorvidas no ambiente intestinal, transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas e excretadas através da urina. Seu armazenamento ocorre no organismo em quantidades limitadas. 

 

Ao todo são 8 vitaminas pertencentes ao complexo B e cada uma delas desempenha um papel essencial e importante no corpo humano, em sua maioria como coenzimas no metabolismo, auxiliando desde o fortalecimento do sistema imunológico e a ação antioxidante, até a manutenção estrutural e funcional das células. Abaixo, serão destacadas as principais informações sobre cada uma delas:

Vitamina B1

A Vitamina B1 tem como principal função auxiliar na utilização de energia pelo organismo.

 Algumas das principais fontes alimentares de Vitamina B1 são: aves, peixes, leite e derivados, cereais, verduras, entre outras.

Vitamina B2

A Vitamina B2 desempenha diversas funções biológicas essenciais no organismo, uma vez que atua principalmente como coenzima em diferentes metabolismos, como no de carboidratos e ácidos graxos, contribuindo para a síntese energética e para a produção de energia corporal. Também está envolvida na ativação da vitamina B6.

Algumas das principais fontes alimentares de Vitamina B2 são: leite e derivados, cereais, carnes, fígado, entre outras.

Vitamina B3 (Nicotinamida)

A Nicotinamida são as formas da vitamina B3. É necessária para diversas reações metabólicas e está envolvida principalmente com a produção de energia. A Nicotinamida pode ser benéfica para redução de doenças de cunho inflamatório, como artrites, doenças cardiovasculares, dermatites, etc.

As fontes alimentares de Vitamina B3 são diversas, tais como: Carnes, peixe, amendoim, grãos, ovo, leite, leguminosas como lentilha e feijão, entre outras. 

Vitamina B6 

A Vitamina B6 pode ser encontrada de três formas distintas: piridoxina, piridoxamina ou piridoxal, e serve como uma coenzima a diversas enzimas envolvidas no metabolismo dos aminoácidos. Quando em quantidade adequada no organismo, contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico, estimulando a produção de células imunológicas, como linfócitos e anticorpos.

Algumas das principais fontes alimentares de Vitamina B6 são: carnes, bananas, batatas, cereais integrais, entre outras.

Vitamina B5

A Vitamina B5 é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal e é um componente da coenzima A (CoA), essencial no metabolismo de lipídeos (gorduras), carboidratos e proteínas. Assim, contribui para a produção de diversos hormônios e do colesterol, auxilia na obtenção de energia e estimula a regeneração de células, como as da pele.

Essa vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos. Algumas das principais fontes alimentares da Vitamina B5 são: carnes, cereais integrais, ovos, vegetais, frutas, entre outras.

Vitamina B7 (Biotina)

A Biotina funciona como uma coenzima dentro de vários processos metabólicos, sendo indispensável para o metabolismo de lipídeos (gorduras), carboidratos e proteínas. Por ser uma vitamina essencial para o crescimento celular, é importante para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Também é conhecida por contribuir para a homeostase da glicose e por regular a expressão de diversos genes. Além disso, a Biotina está intimamente relacionada ao metabolismo da vitamina B12 e do Ácido Pantotênico, e por esse motivo a suplementação em conjunto pode ser recomendável.


Amplamente distribuída nos alimentos, a Biotina pode ser encontrada principalmente no fígado, nos cereais, nos grãos e nos vegetais, entre outras fontes. 



Vitamina B9 

Também conhecido como Folato ou Ácido fólico, a vitamina B9 participa da síntese de purinas e pirimidinas, compostos utilizados na composição do DNA e, portanto, da produção de células para todo o organismo. Neste processo, atua em conjunto com a Vitamina B12 ou cobalamina. 

O principal papel da Vitamina B9 está no metabolismo de aminoácidos e na síntese de DNA, que é fundamental para o desenvolvimento embrionário, por ser um momento de alta replicação celular. Também é essencial para a maturação das hemácias e leucócitos na medula óssea e para o fortalecimento do sistema imunológico, pelo estímulo à produção de células imunológicas e anticorpos.

Encontrado em vísceras, vegetais de folhas escuras, carnes, entre outras fontes, é instável ao calor e por isso comumente se perde com o processo de cozimento dos alimentos.

Como o organismo não consegue armazenar essa vitamina por grande período de tempo, é necessária a reposição e suplementação diária e em sua forma ativa, o ácido fólico.

Vitamina B12

A Vitamina B12 é uma coenzima fundamental no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas (participa da síntese de aminoácidos). Atua na formação dos ácidos nucléicos, o DNA e o RNA e, portanto, é imprescindível para a formação e o funcionamento de todas as células do organismo, principalmente do trato gastrointestinal, do tecido nervoso e da medula óssea. No tecido nervoso seu papel específico é na proteção dos neurônios (formação da bainha de mielina). No sistema hematopoiético é responsável pela maturação das hemácias. A vitamina B12 também apresenta atividades ligadas ao ácido fólico, como por exemplo, na produção de anticorpos e células imunológicas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Presente em grande quantidade em alimentos de origem animal, as principais fontes alimentares de Vitamina B12 são: carnes, peixes, leite e derivados, entre outras.




Referências bibliográficas

World Health Organization, Food and Agricultural Organization of the United Nations (FAO/WHO). Human Vitamin and Mineral Requirements. 2001. Disponível em: <http://www.fao.org/3/a-y2809e.pdf

Gombart AF et al. A Review of Micronutrients and the Immune System–Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients 2020, 12, 236; doi:10.3390/nu12010236. 

Recine E, Radaelli P, Ferreira T. Cuidados com os Alimentos. Depto. de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/ UnB) e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Política de Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SPS/MS). Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

Institute of Medicine (US). Dietary Reference Intakes for Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline -1998.

Roberto TS, Magnoni D, Cukier C. Aplicações Clínicas das Vitaminas do Complexo B. 2005.

Tsai HH, Lin HW, Simon Pickard A, Tsai HY, Mahady GB. Evaluation of documented drug interactions and contraindications associated with herbs and dietary supplements: a systematic literature review. Int J Clin Pract. 2012 Nov;66(11):1056-78. doi: 10.1111/j.1742-1241.2012.03008.x. PMID: 23067030. 

Lopes Everton Moraes, Carvalho Rumão Batista Nunes de, Freitas Rivelilson Mendes de. Análise das possíveis interações entre medicamentos e alimento/nutrientes em pacientes hospitalizados. Einstein (São Paulo) [Internet]. 2010; 8(3): 298-302. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000300298&lng=en.  https://doi.org/10.1590/s1679-45082010ao1672

Carreira CSF et al. Interações medicamentosas: um relato de caso sobre a avaliação e intervenção farmacêutica. Universidade Federal da Paraíba. XI Encontro de Iniciação à Docência. 2007. Disponível em: < http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area6/6CCSDCFPET02.pdf>  

Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Paula Valentini

Nutricionista - CRN-3: 42.331






Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Entrar