Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

Vitaminas e Onde Encontrá-las

Vitaminas e Onde Encontrá-las

As vitaminas são substâncias vitais para o crescimento celular, o desenvolvimento e funcionamento equilibrado das funções do corpo.


Fornecer a quantidade adequada de vitaminas para o corpo é fundamental, uma vez que as deficiências dessas substâncias podem trazer diversos prejuízos para a saúde.


Algumas fontes de vitaminas essenciais são:


Vitamina A

Essencial para o bom funcionamento do sistema visual, principalmente da retina, a Vitamina A também é necessária para o crescimento e manutenção celular de todos os tecidos do corpo, para o fortalecimento da função imunológica e como potente antioxidante e neutralizante de radicais livres. 


As fontes naturais mais importantes de Vitamina A são aquelas que contém retinol (ou Vitamina A pré formada), como gema de ovo e fígado, e aquelas que contém carotenóides, que se convertem em retinol após absorção pelo organismo humano, tais como cenoura, mamão, abóbora, ovo, espinafre, manga e entre outras.


Vitamina E

A vitamina E é o principal antioxidante no sistema de defesa contra os danos causados pelos radicais livres endógenos nas células do organismo, auxiliando na prevenção do estresse oxidativo, de danos ao DNA e outras células, de doenças cardiovasculares, do câncer, entre outros quadros. Também auxilia na proteção contra radicais livres de origem exógena, como ocorre na exposição à fumaça de cigarro e poluentes.

Também desempenha papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que auxilia na rápida ação das células imunes (linfócitos) e reduz a ação de substâncias pró-inflamatórias (citocinas).

As principais fontes alimentares de Vitamina E são vegetais verde-escuros, como espinafre, gema de ovo, nozes, abacate, óleos vegetais, pimentões, amêndoas, pistaches, azeitonas, óleos vegetais, etc.



Vitamina D

Responsável pela saúde óssea e muscular, a Vitamina D é essencial para a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo no organismo, auxiliando no controle dos processos de absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais, em conjunto com o hormônio da paratireóide (PTH), que mantém esses nutrientes em concentrações suficientes para assegurar a adequada mineralização e o crescimento ósseo em todas as etapas da vida. Além disso, desempenha importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de infecções.


A principal fonte de vitamina D é o sol e você consegue obtê-la através da exposição da sua pele ao sol. As fontes alimentares de vitamina D3 são os alimentos de origem animal, tais como: carnes (principalmente suína), peixes gordurosos (como salmão e atum), ostras, ovos, leite e derivados. Algumas espécies vegetais, como batata e tomate, também têm em sua composição a vitamina D2, assim como algas e cogumelos. 



Vitamina C

Com potente efeito antioxidante, a Vitamina C também protege as células da ação dos radicais livres presentes no organismo. Além disso, desempenha funções essenciais no corpo humano, como: fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de infecções; manutenção das paredes dos vasos sanguíneos; reparação de diferentes tecidos; auxilia na absorção de ferro, necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue; possibilita a síntese de colágeno, contribuindo para a formação e crescimento de ossos, pele e outros tecidos.


As fontes alimentares de Vitamina C são, principalmente, vegetais (como brócolis) e frutas cítricas, tais como acerola, limão, laranja e abacaxi. Incluem-se também frutas como morango e caju. Por ser uma vitamina bastante sensível às variações de luz e temperatura, processos como o cozimento ou um longo tempo de espera entre o preparo e o consumo das preparações reduzem sua disponibilidade.

Vitamina B1

A Vitamina B1, também conhecida como tiamina, tem como principal função auxiliar na utilização de energia pelo organismo. Ela atua como uma coenzima, participando do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios.


Algumas das principais fontes alimentares de Vitamina B1 são: aves, peixes, carne vermelha, leite e derivados, cereais, leguminosas, ovos, verduras, entre outras.


Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)

Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?