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Vitaminas Lipossolúveis e Suas Funções

Vitaminas Lipossolúveis e Suas Funções

As vitaminas podem ser classificadas em dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura). Ambas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e têm um papel fundamental na nossa saúde.


As vitaminas lipossolúveis são mais abundantes em alimentos ricos em gordura e são melhor absorvidas pelo corpo quando você as ingere com gordura.


Existem quatro vitaminas lipossolúveis na dieta humana:


  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K

Vitamina A


A forma mais comum de vitamina A na dieta é o retinol. No entanto, também são encontradas outras formas no corpo, o retinaldeído e o ácido retinóico, que são ausentes ou raros nos alimentos.


Funções da Vitamina A:


Manutenção da visão: a vitamina A é essencial para o bom funcionamento do sistema visual, principalmente da retina, e para a formação de fluido lacrimal. (1)


Função imunológica: a deficiência de vitamina A prejudica a função imunológica, aumentando a suscetibilidade a infecções. (2, 3)


Crescimento corporal: a vitamina A é necessária para o crescimento e manutenção celular de todos os tecidos do corpo. A sua deficiência pode prejudicar o crescimento em crianças. (4)


Crescimento do cabelo: a vitamina A é vital para o crescimento do cabelo, sendo que sua deficiência leva à alopecia ou perda de cabelo. (5)


Função reprodutiva: a vitamina A mantém a fertilidade e também é vital para o desenvolvimento fetal. (6)

Fontes de Vitamina A:


A vitamina A na forma de retinol só é encontrada em alimentos de origem animal. As principais fontes de alimentos naturais são fígado, gema de ovo e manteiga.

Porém, ela também pode ser derivada de certos antioxidantes carotenóides encontrados nas plantas, conhecidos coletivamente como pró-vitamina A, que são então convertidos a retinol no organismo após a absorção. O mais eficiente deles é o betacaroteno, que é abundante em muitos vegetais, como cenoura, couve e espinafre. (7, 8)

Vitamina D

A vitamina D é produzida pela pele quando exposta ao sol. Ela pode ser classificada em duas formas dietéticas principais, a vitamina D2, encontrada em cogumelos e algumas plantas, e a vitamina D3, encontrada em alimentos de origem animal.

Essa vitamina é conhecida principalmente por seus efeitos benéficos na saúde óssea, sendo que a sua deficiência pode aumentar o risco de fraturas ósseas.

Funções da Vitamina D:


Manutenção óssea: A vitamina D participa da regulação dos níveis circulantes de cálcio e fósforo, que são os minerais mais importantes para o crescimento e manutenção óssea. Ela promove a absorção desses minerais da dieta.


Regulação do sistema imunológico: A vitamina D também desempenha um importante papel no fortalecimento e regulação do sistema imunológico. (9)

Fontes de Vitamina D:

Seu corpo pode produzir toda a vitamina D necessária se você expor grandes partes de sua pele à luz solar regularmente. No entanto, a maioria das pessoas não consegue ficar tempo suficiente no sol e precisa obtê-la por meio da dieta ou de suplementos. As melhores fontes de vitamina D por meio da alimentação são os peixes gordurosos e o óleo de peixe.


Vitamina E


A vitamina E é uma família de oito antioxidantes estruturalmente semelhantes que são divididos em dois grupos: tocoferóis e tocotrienóis. O alfa-tocoferol é a forma mais comum, constituindo cerca de 90% da vitamina E no sangue.


Funções da Vitamina E:


O principal papel da vitamina E é atuar como um antioxidante, prevenindo o estresse oxidativo e protegendo as células dos danos causados por radicais livres. (10)


Essas propriedades antioxidantes são aumentadas por outros nutrientes, como vitamina C, vitamina B3 e selênio.


Em grandes quantidades, a vitamina E também atua como um anticoagulante, reduzindo a capacidade de coagulação do sangue. (11)


Fonte de Vitamina E:


As fontes dietéticas mais ricas em vitamina E incluem certos óleos vegetais, sementes e nozes.


Vitamina K


A vitamina K é uma família de compostos. As principais formas dietéticas são a vitamina K1 (filoquinona), encontrada em alimentos vegetais, e a vitamina K2 (menaquinona), encontrada em alimentos de origem animal e produtos fermentados de soja.


Funções de Vitamina K:


A vitamina K desempenha um papel essencial na coagulação do sangue. Contudo, ela também tem outras funções, incluindo a sua contribuição para a manutenção da saúde óssea e para a prevenção da calcificação dos vasos sanguíneos, reduzindo potencialmente o risco de doenças cardíacas. (12)

Fonte de Vitamina K:


A vitamina K1 é abundante em muitos vegetais de folhas verdes, enquanto a vitamina K2 é encontrada em pequenas quantidades em certos alimentos de origem animal, como gemas de ovo, manteiga e fígado, e produtos fermentados de soja.


Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)


Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9537797
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11375434
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21234860
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9209854 
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3063367
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22254103 
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20200262
  8. http://nutritiondata.self.com/foods-000135000000000000000.html 
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23857223
  10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6830261
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24166490
  12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22489224 

Adaptado de: https://www.healthline.com/nutrition/fat-soluble-vitamins

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