
As vitaminas podem ser classificadas em dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura). Ambas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e têm um papel fundamental na nossa saúde.
As vitaminas lipossolúveis são mais abundantes em alimentos ricos em gordura e são melhor absorvidas pelo corpo quando você as ingere com gordura.
Existem quatro vitaminas lipossolúveis na dieta humana:
- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K
Vitamina A
A forma mais comum de vitamina A na dieta é o retinol. No entanto, também são encontradas outras formas no corpo, o retinaldeído e o ácido retinóico, que são ausentes ou raros nos alimentos.
Funções da Vitamina A:
Manutenção da visão: a vitamina A é essencial para o bom funcionamento do sistema visual, principalmente da retina, e para a formação de fluido lacrimal. (1)
Função imunológica: a deficiência de vitamina A prejudica a função imunológica, aumentando a suscetibilidade a infecções. (2, 3)
Crescimento corporal: a vitamina A é necessária para o crescimento e manutenção celular de todos os tecidos do corpo. A sua deficiência pode prejudicar o crescimento em crianças. (4)
Crescimento do cabelo: a vitamina A é vital para o crescimento do cabelo, sendo que sua deficiência leva à alopecia ou perda de cabelo. (5)
Função reprodutiva: a vitamina A mantém a fertilidade e também é vital para o desenvolvimento fetal. (6)
Fontes de Vitamina A:
A vitamina A na forma de retinol só é encontrada em alimentos de origem animal. As principais fontes de alimentos naturais são fígado, gema de ovo e manteiga.
Porém, ela também pode ser derivada de certos antioxidantes carotenóides encontrados nas plantas, conhecidos coletivamente como pró-vitamina A, que são então convertidos a retinol no organismo após a absorção. O mais eficiente deles é o betacaroteno, que é abundante em muitos vegetais, como cenoura, couve e espinafre. (7, 8)
Vitamina D
A vitamina D é produzida pela pele quando exposta ao sol. Ela pode ser classificada em duas formas dietéticas principais, a vitamina D2, encontrada em cogumelos e algumas plantas, e a vitamina D3, encontrada em alimentos de origem animal.
Essa vitamina é conhecida principalmente por seus efeitos benéficos na saúde óssea, sendo que a sua deficiência pode aumentar o risco de fraturas ósseas.
Funções da Vitamina D:
Manutenção óssea: A vitamina D participa da regulação dos níveis circulantes de cálcio e fósforo, que são os minerais mais importantes para o crescimento e manutenção óssea. Ela promove a absorção desses minerais da dieta.
Regulação do sistema imunológico: A vitamina D também desempenha um importante papel no fortalecimento e regulação do sistema imunológico. (9)
Fontes de Vitamina D:
Seu corpo pode produzir toda a vitamina D necessária se você expor grandes partes de sua pele à luz solar regularmente. No entanto, a maioria das pessoas não consegue ficar tempo suficiente no sol e precisa obtê-la por meio da dieta ou de suplementos. As melhores fontes de vitamina D por meio da alimentação são os peixes gordurosos e o óleo de peixe.
Vitamina E
A vitamina E é uma família de oito antioxidantes estruturalmente semelhantes que são divididos em dois grupos: tocoferóis e tocotrienóis. O alfa-tocoferol é a forma mais comum, constituindo cerca de 90% da vitamina E no sangue.
Funções da Vitamina E:
O principal papel da vitamina E é atuar como um antioxidante, prevenindo o estresse oxidativo e protegendo as células dos danos causados por radicais livres. (10)
Essas propriedades antioxidantes são aumentadas por outros nutrientes, como vitamina C, vitamina B3 e selênio.
Em grandes quantidades, a vitamina E também atua como um anticoagulante, reduzindo a capacidade de coagulação do sangue. (11)
Fonte de Vitamina E:
As fontes dietéticas mais ricas em vitamina E incluem certos óleos vegetais, sementes e nozes.
Vitamina K
A vitamina K é uma família de compostos. As principais formas dietéticas são a vitamina K1 (filoquinona), encontrada em alimentos vegetais, e a vitamina K2 (menaquinona), encontrada em alimentos de origem animal e produtos fermentados de soja.
Funções de Vitamina K:
A vitamina K desempenha um papel essencial na coagulação do sangue. Contudo, ela também tem outras funções, incluindo a sua contribuição para a manutenção da saúde óssea e para a prevenção da calcificação dos vasos sanguíneos, reduzindo potencialmente o risco de doenças cardíacas. (12)
Fonte de Vitamina K:
A vitamina K1 é abundante em muitos vegetais de folhas verdes, enquanto a vitamina K2 é encontrada em pequenas quantidades em certos alimentos de origem animal, como gemas de ovo, manteiga e fígado, e produtos fermentados de soja.
Equipe Editorial SetYou
Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica da SetYou)
Referências:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9537797
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11375434
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21234860
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9209854
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3063367
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22254103
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20200262
- http://nutritiondata.self.com/foods-000135000000000000000.html
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23857223
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6830261
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24166490
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22489224
Adaptado de: https://www.healthline.com/nutrition/fat-soluble-vitamins
Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?
- alimentação,
- bem estar,
- nutrição,
- setyoubr,
- suplementos vitaminicos,
- vitaminas,