Vitaminas Pré-natais

Ter uma alimentação saudável pode assegurar muitas das vitaminas e minerais que precisamos para garantir as ações de nosso metabolismo, saúde e bem estar. Mas durante a gravidez ou quando se está tentando engravidar a necessidade por esses minerais e vitaminas aumenta, e surge então a necessidade de reposição dessas substâncias para assegurar não só a saúde da mãe, mas também uma formação saudável do bebe. 


Mas em que momento começar a tomar a suplementação pré natal?

Idealmente, é bom que se comece antes do início da gravidez. Se você está em idade reprodutiva, é uma boa ideia iniciar o uso de vitaminicos do pré natal. O tubo neural do bebe se forma no primeiro mês da gravidez, por vezes antes de você saber que está grávida. 

Se você engravidou e ainda não estiver tomando vitaminas pré-natais, você deveria começar assim que receber um sinal positivo de gravidez.


Quais são os nutrientes mais importantes no pré natal?

Os vitamínicos pré Natal são importantes para garantir que você tenha uma gravidez saudável e seu bebe um ótimo desenvolvimento. 

Dentre minerais e vitaminas, certifique-se que você esteja recebendo os seguintes: 


Ácido Fólico

É recomendável a ingestão de ácido fólico antes da gravidez, até a 12 semana da gravidez. 

Acido fólico atua na formação do tubo neural do bebe, podendo prevenir distúrbios como espinha bífida e outras más formações. 

Também é indicado que você tenha na sua dieta alimentos ricos em folato ( a forma natural do ácido fólico), como folhas verdes escuras, cereais, feijões entre outros. Mas tenha em mente que só a alimentação não será suficiente para suprir as necessidades do seu corpo. 



Cálcio

Seu bebê passa muito tempo em seu útero construindo e tem uma alta demanda  de cálcio, o que significa que você também precisa de muito cálcio.

É importante manter uma alimentação que também tenha desse nutriente. Procure ingerir leite e bebidas de soja com cálcio adicionado. Aveia e grão de bico também são alimentos que contêm altas concentrações de cálcio. 


Vitamina D 

Todos os adultos, incluindo grávidas e mulheres no período de amamentação, precisam de 10 mcg de vitamina D diária, e devem considerar a suplementação dessa vitamina. 

A vitamina D atua na regulação de cálcio e fosfato no corpo, necessários para manter ossos, dentes e músculos saudáveis. 



Conclusão

Pré-natais não são uma cura mágica para problemas de infertilidade e engravidar não é tão simples quanto tomar uma pílula. Mas, muitos dos nutrientes incluídos nas vitaminas pré-natais regulam os sistemas corporais responsáveis por tornar a gravidez possível.



Consideração importante: 

Vitaminas e minerais do pré natal são de extrema importância. No entanto podem causar leve sintoma de constipação. Certifique-se de beber muito líquido, manter uma dieta rica em fibras, e exercitar-se se não houver contraindicações.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados