Astragalus

Astragalus

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

O Astragalus é uma planta medicinal cuja raiz é utilizada na medicina chinesa há milênios, principalmente para reforçar o sistema imune, dar energia, tratar gripes, resfriados, estresse e outros.

Mais de 100 compostos já foram identificados no Astragalus, incluindo flavonoides, saponinas, polissacarídeos e amino ácidos. A atividade biológica de tais ativos conferem ao Astragalus suas propriedades e motivo pelo qual é utilizado como estimulante do sistema imune, como tônico e revigorante, antioxidante, na proteção do fígado, como antidiabético, anticancerígeno, expectorante, dentre outros.

Abaixo apresentamos os principais benefícios estudados dessa planta tão poderosa.

Estudos sobre a Astragalus

Imunidade

O uso do Astragalus para fortalecer a imunidade é oriundo de suas componentes, principalmente as saponinas, flavonoides – que apresentam função antioxidante – e os polissacarídeos – importante fonte de energia. Estudos sobre a composição do Astargalus demonstraram sua potencial utilização na regulação do sistema imune, tanto o inato quanto o adquirido.

Com base nos efeitos positivos da saponina na inflamação, disfunção hepática e danos ao endotélio, cientistas realizaram um estudo para testar os efeitos protetivos do Astragalus em ratos com sepse (principal causa de mortes em UTIs) induzida. Os ratos tratados com Astragalus apresentaram redução da inflamação e dos tecidos danificados, sendo que ao final 33,3% sobreviveram. Dos ratos que não foram tratados com Astragalus, nenhum sobreviveu. O estudo sugere que o Astragalus regula a inflamação e as proteínas-C reativas.

Em 2014 um estudo reuniu experimentos fitoquímicos e farmacológicos que demonstravam que o polissacarídeo encontrado na raiz do Astragalus tem papel importante como imunomodulante, antioxidante, anticancerígeno, antidiabético, antiviral, na proteção do fígado, anti-inflamação, contra a aterosclerose, formação celular e protetor neural.

Em outra revisão de 2020, foram destacados os papéis do Astragalus no desenvolvimento dos órgãos do sistema imune, na função da mucosa, na quantidade e capacidade de fagocitose das células imunes, na maturação e diferenciação de células imunes adiquiridas, bem como na melhora da expressão adquirida de anticorpos.

Diversos são os estudos do Astragalus na atuação contra doenças e fortalecimento do sistema imune, inclusive sendo testado em conjunto com a quimioterapia para fortalecer os pacientes no tratamento de câncer, como ocorreu em dois estudos de 2020.

Referências:

1 Immune System Effects of Echinacea, Ginseng, and Astragalus: A Review

Keith I Block , Mark N Mead, 2003

2 Saponin Fraction From Astragalus Membranaceus Roots Protects Mice Against Polymicrobial Sepsis Induced by Cecal Ligation and Puncture by Inhibiting Inflammation and Upregulating Protein C Pathway

Xing-hua Gao , Xian-xiang Xu, Rong Pan, Ying Li, Yu-bin Luo, Yu-feng Xia, Kazuya Murata, Hideaki Matsuda, Yue Dai, 2009

3 Structural Features and Biological Activities of the Polysaccharides From Astragalus Membranaceus

Mingliang Jin , Ke Zhao , Qingsheng Huang , Peng Shang, 2014

4 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Juan Fu , Zenghui Wang, Linfang Huang, Sihao Zheng, Dongmei Wang, Shilin Chen, Haitao Zhang, Shihai Yang, 2014

5 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Viktor M Bratkov , Aleksandar M Shkondrov , Petranka K Zdraveva , Ilina N Krasteva, 2016

6 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Zhejie Chen , Lijuan Liu , Caifang Gao , Weijie Chen , Chi Teng Vong , Peifen Yao , Yuhan Yang , Xiuzhu Li , Xudong Tang , Shengpeng Wang , Yitao Wang, 2020

7 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Yijun Zheng , Weiyu Ren , Lina Zhang , Yuemei Zhang , Dongling Liu , Yongqi Liu, 2020

8 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Shanshan Li , Yi Sun , Jin Huang , Bin Wang , Yinan Gong , Yuxin Fang , Yangyang Liu , Shenjun Wang , Yi Guo , Hong Wang , Zhifang Xu , Yongming Guo, 2020

9 Review of the Botanical Characteristics, Phytochemistry, and Pharmacology of Astragalus Membranaceus (Huangqi)

Hsu-Liang Chang , Yi-Hsuan Kuo , Li-Hsien Wu , Chih-Min Chang , Kai-Jen Cheng , Yu-Chang Tyan , Che-Hsin Lee, 2020

 

Diabetes

O uso do Astragalus também tem sido vastamente estudado devido a sua atuação na diabetes e seu amplo uso para esse fim. Na China, o Astragalus é um dos componentes mais utilizados em medicamentos contra a diabetes.

Em 2016, cientistas chineses analisaram 13 estudos empíricos, que envolveu mais de 1000 participantes, sobre o Astralagus e sua atuação na diabetes e complicações. Observaram que os pacientes que receberam tratamento com Astragalus apresentaram redução significativa da gricemia em jejum (fasting plasma glucose - FPG) e no pós prandial (PPG), além disso, os pacientes que tomaram o Astragalus somente por via oral também apresentaram redução significativa de insulina em jejum (Fins), redução à resitência à insulina e redução da hemoglobina glicada – resultado que não ocorreu em pacientes que receberam o Astragalus por via intravenosa. Em resumo, o estudo sugere o Astragalus como uma terapia complementar ao tradicional aos pacientes de diabetes.

Em 2017, um estudo in vitro analisou os mecanismos pelos quais o Astragalus melhora a resistência à insulina. O estudo mostra que o Astragalus ajuda na absorção da glucose e aumenta a sensibilidade da insulina em adipócitos, e sugere que a planta pode ser uma nova forma de tratar resistência à insulina em obesos e diabéticos.

Dois estudos com animais concluíram que o Astragalus pode regular parte da sinalização envolvendo a insulina com potencial uso no tratamento da diabetes tipo 2.

Referências:

1 Hypoglycemic Effect of Astragalus Polysaccharide and Its Effect on PTP1B.

Yong Wu , Jing-ping Ou-Yang, Ke Wu, Ya Wang, Yun-feng Zhou, Chong-yuan Wen, 2005

2 Astragalus Polysaccharide Improves Insulin Sensitivity in KKAy Mice: Regulation of PKB/GLUT4 Signaling in Skeletal Muscle.

Min Liu , Ke Wu, Xianqing Mao, Yong Wu, Jingping Ouyang, 2010

3 Recent Advances in Astragalus membranaceus Anti-Diabetic Research: Pharmacological Effects of Its Phytochemical Constituents.

Kojo Agyemang, , Lifeng Han, Erwei Liu, Yi Zhang, Tao Wang, and Xiumei Gao, 2013

4 The Effect of Astragalus as an Adjuvant Treatment in Type 2 Diabetes Mellitus: A (Preliminary) Meta-Analysis

Huiping Tian , Jun Lu , Hairong He , Lu Zhang , Yalin Dong , Hongping Yao , Weiyi Feng , Siwen Wang, 2016

5Astragalus Polysaccharides Attenuates TNF-α

Bin Ke , Xiao Ke , Xuesi Wan , Yubin Yang , Yingjuan Huang , Jian Qin , Chengheng Hu , Lin Shi, 2017