Ganhe 10% de desconto na primeira compra usando o cupom SETYOU10

Phone Number

Email Address

Cranberry

O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianinas, flavonóides, taninos e ácidos fenólicos. Esses compostos apresentam importante ação antiinflamatória e antioxidante, sendo mais recentemente associadas a inibição da adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. A ação dos ativos da Cranberry na proteção contra adesão das bactérias ao trato urinário ocorre devido a presença de um polímero contido na planta, este,  permite que as bactérias sejam eliminadas e não acumuladas na mucosa.

As antocianidinas e as proantocianidinas são taninos (polifenóis) que funcionam como um sistema natural de defesa das plantas contra infecções microbianas e são os componentes considerados clinicamente mais relevantes na prevenção de ITUs em mulheres.

As infecções do trato urinário (ITUs) são altamente prevalentes, levam a considerável perda de qualidade de vida do paciente, levam a grandes custos financeiros para os sistemas de saúde e são uma das razões mais comuns para o uso de antibióticos em todo o mundo. O crescente problema da resistência antimicrobiana significa que a busca por alternativas não antibióticas para o tratamento e prevenção da ITU é de importância crítica.

Outros benefícios do Cranberry são: reduzir a inflamação, dor e melhorar a digestão. As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes também demonstram que devido à composição de polifenóis, potente ação antioxidante, o Cranberry também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, aterosclerose e o envelhecimento precoce. 

Os antioxidantes do Cranberry ajudam a proteger seu corpo dos danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento e também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas.

As evidências científicas em torno dos diversos efeitos associados a Cranberry respaldam os benefícios da prescrição do seu consumo e suplementação. A literatura em torno de suas funções são extensas, destacando ensaios clínicos controlados descritos a seguir. 

O primeiro estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo que avaliou a eficácia terapêutica da suplementação de cranberry na prevenção da infeção do trato urinário (ITU) após cirurgias ginecológicas demonstrou que: Entre as mulheres submetidas à cirurgia ginecológica benigna eletiva envolvendo cateterismo urinário,  o uso de cápsulas de extrato de Cranberry no pós-operatório reduziu a taxa de ITU em 50%. 

Um estudo duplo-cego randomizado, com baixa taxa de viés, comparou o uso de suco de cranberry ou suplementos de cranberry com placebo em 150 mulheres, entre 21 e 72 anos, sexualmente ativas que tiveram pelo menos duas ITUs sintomáticas microbiologicamente confirmadas no último ano. Ao final do experimento pode-se relatar uma redução significativa na proporção de mulheres com ITU sintomática durante o período de acompanhamento de 12 meses nos grupos de suco de cranberry e suplementos de cranberry em comparação com placebo. O número médio de infecções no ano após o tratamento foi 2,3 vezes menor no grupo que realizou a suplementação. Nenhuma diferença significativa na taxa de ITUs relatadas foi observada ao comparar os grupos de suco de cranberry e comprimidos de cranberry.

Um outro estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, comparou o uso de suplementos de Cranberry com placebo e o efeito preventivo contra infecções urinárias. Foram incluídas no estudo, 182 mulheres com idade entre 18 e 75 anos com histórico de duas ITUs sintomáticas no ano anterior, randomizadas para receber 500 mg de extrato de cranberry por dia ou placebo. Durante o período de acompanhamento de 6 meses, a proporção de mulheres com mais de uma ITU foi significativamente menor no grupo cranberry (10,8%) do que no grupo placebo (25,81%). Esses achados corresponderam a uma redução de 58% das infecções no ano no grupo que realizou a suplementação com cranberry em comparação com placebo.

 Em concordância, um terceiro estudo clínico descreveu resultados de um estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado e controlado de 24 semanas comparando 240 ml de suco de cranberry por dia ( n  = 185) com placebo ( n  = 188) em mulheres com histórico de ITU. Foi observada uma redução de 39% nos episódios clínicos de ITU com suco de cranberry e uma redução de 37% nos episódios clínicos de ITU com episódios de presença de células brancas na urina.

Um segundo benéfico associado ao Cranberry é seu efeito protetor contra doenças cardiovasculares.  Os fitonutrientes com propriedades anti-inflamatórias do Cranberry estão associados à melhora do estado inflamatório sistêmico, o qual por sua vez, desempenha um papel na prevenção de danos dos vasos sanguíneos ao longo do tempo, e o acúmulo de placas.

Um estudo clínico de 2019, relatou que uma dose aguda de bebida de cranberry de baixo teor calórico e alto teor de polifenóis melhorou o status antioxidante, enquanto o consumo diário de 8 semanas reduziu os fatores de risco de doenças cardiovasculares, melhorando a glicorregulação, regulando negativamente os biomarcadores inflamatórios e aumentando o colesterol bom (HDL). 

Por fim, os mesmos compostos que ajudam a proteger o coração também desempenham benefícios em função do sistema digestivo. De acordo com um estudo de 2016 publicado no Journal of Research in Pharmacy Practice, o consumo de Cranberry pode impedir que a bactéria Helicobacter pylori ( H. pylori ) cresça e se multiplique no revestimento do estômago. Esta ação se torna relevante uma vez que o crescimento da H.pylori descontrolada pode gerar úlceras e lesões na mucosa gástrica. 

Referências:

1 STOTHERS, Lynn. A randomized trial to evaluate effectiveness and cost effectiveness of naturopathic cranberry products as prophylaxis against urinary tract infection in women. Canadian Journal of Urology, v. 9, p. 1558-1562, 2002.

VOSTALOVA, Jitka et al. Are high proanthocyanidins key to cranberry efficacy in the prevention of recurrent urinary tract infection?. Phytotherapy Research, v. 29, n. 10, p. 1559-1567, 2015.

MAKI, Kevin C. et al. Consumption of a cranberry juice beverage lowered the number of clinical urinary tract infection episodes in women with a recent history of urinary tract infection. The American journal of clinical nutrition, v. 103, n. 6, p. 1434-1442, 2016.

SIHRA, Néha et al. Nonantibiotic prevention and management of recurrent urinary tract infection. Nature Reviews Urology, v. 15, n. 12, p. 750-776, 2018.

DAS, Sarita. Natural therapeutics for urinary tract infections—a review. Future Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2020.

6 MAKI, Kevin C. et al. Consumption of a cranberry juice beverage lowered the number of clinical urinary tract infection episodes in women with a recent history of urinary tract infection. The American journal of clinical nutrition, v. 103, n. 6, p. 1434-1442, 2016.

7 XIA, Jia-yue et al. Consumption of cranberry as adjuvant therapy for urinary tract infections in susceptible populations: A systematic review and meta-analysis with trial sequential analysis. PloS one, v. 16, n. 9, p. e0256992, 2021.

8 Chew, B., Mathison, B., Kimble, L. et al. Chronic consumption of a low calorie, high polyphenol cranberry beverage attenuates inflammation and improves glucoregulation and HDL cholesterol in healthy overweight humans: a randomized controlled trial. Eur J Nutr 58, 1223–1235 (2019). https://doi.org/10.1007/s00394-018-1643-z

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?