Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Psyllium
O psyllium é uma fibra solúvel derivada das cascas de sementes de Plantago ovata. É comumente utilizado como suplemento alimentar devido aos seus benefícios para a saúde intestinal, obesidade, dislipidemia e diabetes tipo 2. Psyllium é uma fibra natural, predominantemente solúvel, que forma um gel viscoso quando hidratado e não é digerido ou fermentado. No intestino delgado, o gel de psyllium aumenta a viscosidade do quimo, retardando a degradação e absorção de nutrientes. O Psyllium tem um efeito significativo em pacientes com síndrome metabólica e diabetes tipo 2 no controle glicêmico, enquanto reduz o colesterol sérico em pacientes hipercolesterolêmicos. Alguns estudos controlados randomizados mostraram que o psyllium também facilita a perda de peso em participantes com sobrepeso e obesos.
Referências:
Estudos sobre Psylllium
Emagrecimento
Um estudo de meta-análise que analisou 6 ensaios clínicos usando dosagens de 7 a 15g em forma de pó ou cookie identificou uma redução significativa em indivíduos utilizando psyllium em comparação com o controle. A teoria do mecanismo de ação do psyllium é pelo fato deste componente prover uma satisfação de saciedade alta, fazendo com que as pessoas que fazem suplementação com ele comam menos calorias no dia a dia.
Referências:
Digestão
Um estudo publicado em 2016 no Journal of Clinical Gastroenterology examinou os efeitos do psyllium na constipação crônica. Os pesquisadores descobriram que a suplementação com psyllium melhorou significativamente a frequência das evacuações e a consistência das fezes, aliviando os sintomas da constipação em comparação com o grupo placebo.
Um segundo estudo randomizado e controlado publicado em 2018 no International Journal of Preventive Medicine avaliou o efeito do psyllium na síndrome do intestino irritável (SII). Os resultados mostraram que a suplementação com psyllium reduziu significativamente a gravidade dos sintomas da SII, incluindo dor abdominal, distensão abdominal e irregularidade intestinal, em comparação com o grupo placebo.
Referências: