Quercetina

Quercetina

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

A quercetina é um pigmento vegetal natural chamado flavonoide, muito presente em frutas, vegetais e grãos. É um dos antioxidantes mais abundantes em nossa dieta e tem um papel fundamental no combate aos danos gerados pelos radicais livres, que por sua vez estão diretamente relacionados a diversas doenças crônicas.

A suplementação com quercetina está associada a benefícios como melhora da nossa imunidade, inflamação, sintomas de alergias e outros.

Estudos sobre a Quercetina

Imunidade e Alergia

A associação da quercetina com a imunidade vem principalmente de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas.

Diversos compilados de estudos apresentam a atuação da quercetina como potente antioxidante, antialérgico, estimulante ao sistema imune, antiviral, inibidor da liberação de histamínico, regulação da atividade inflamatória e supressora da interleucina IL-4. Além disso, o flavonoide também melhora o equilíbrio Th1 / Th2 e restringe a formação de antígenos específicos da formação de anticorpos LgE (causadores da reação alérgica).

Em um estudo com ratos, testaram a atuação da quercetina na redução de alergia a amendoim. Após 4 semanas de estudos, os níveis médios histamínicos no plasma eram significativamente menores que nos ratos não submetidos à quercetina. E concluíram que a quercetina pode ser potente o suficiente para suprimir a resposta da imunoglobina E contra proteínas do amendoim, além de ser uma forte candidata ao tratamento de alergias a alimentos.

Em estudos in vitro a quercetina apresentou também propriedades anticancerígenas, inibindo o crescimento de certas células malignas, histamina e maior parte das quinases dependentes de ciclinas.

Referências:

1 Role of Quercetin (A Natural Herbal Compound) in Allergy and Inflammation.

Y B Shaik, M L Castellani, A Perrella, F Conti, V Salini, S Tete, B Madhappan, J Vecchiet, M A De Lutiis, A Caraffa, G Cerulli, 2006

2 Quercetin Effectively Quells Peanut-Induced Anaphylactic Reactions in the Peanut Sensitized Rats.

Farideh Shishehbor, Lotfollah Behroo, Mehri Ghafouriyan Broujerdnia, Forough Namjoyan, Seiyed-Mahmoud Latifi, 2010

3 Quercetin as a Potential Anti-Allergic Drug: Which Perspectives?

Salvatore Chirumbolo, 2011

4 Quercetin and Its Anti-Allergic Immune Response.

Jiri Mlcek, Tunde Jurikova, Sona Skrovankova, Jiri Sochor, 2016