Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + uma garrafinha exclusiva

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Beta-alanina

A Beta-alanina é um aminoácido produzido endogenamente no fígado. No entanto, a taxa de síntese é relativamente baixa, o que demonstra a necessidade de adquirir esse aminoácido por meio da dieta, consumindo alimentos como carne de porco, peixes e aves, ou através da suplementação.

A suplementação de beta-alanina tem sido associada à proteção contra danos oxidativos,  aumento dos efeitos da carnosina e da sensibilidade ao cálcio, consequentemente combate a fadiga e melhora a performance esportiva, fornecendo mais energia para os treinos e regulando a acidez do tecido muscular. Os efeitos descritos foram indicados na literatura científica através dos estudos dos diversos mecanismos de ação da beta alanina. Como principal deles está em sua ação está em sua interação com a carnosina.  

Trata-se de um aminoácido não proteinogênico, ou seja, não participa da estrutura de proteínas, sendo um precursor limitante da síntese de carnosina. Isso significa que os níveis de carnosina estão limitados pela quantidade de β-alanina disponível no organismo. A suplementação com β-alanina tem sido evidenciada como auxiliadora do aumento da concentração de carnosina nos músculos, aminoácido este, apontado como um importante auxiliar ergogênico, assim, o aumento deste componente no organismo reduz as concentrações de ácido e radicais livres formados pela fadiga pós exercício físico, reduzindo os seus efeitos deletérios sobre o metabolismo muscular.

Nesse sentido, a fadiga é um dos principais fatores que influenciam a performance esportiva, sendo um agente de preocupação quando falamos de desempenho e esporte. Estudos indicam que a suplementação de beta-alanina pode levar a melhora da capacidade física em exercícios de alta intensidade, por meio do retardo da fadiga muscular a partir do aumento dos níveis de carnosina no organismo. Além disso, a função antioxidante da carnosina colabora para os seus efeitos ergogênicos, pois, durante os exercícios físicos, há tendência de aumento da produção de radicais livres. 

Referências:

1. HOBSON, Ruth M. et al. Effects of β-alanine supplementation on exercise performance: a meta-analysis. Amino acids, v. 43, n. 1, p. 25-37, 2012.

 

Estudos sobre Beta-alanina

Desempenho físico

Uma revisão sistemática e meta-análise das evidências sobre os efeitos da suplementação de β-alanina na capacidade de exercício e desempenho, publicada em 2017, indicou que dentre os 40 estudos individuais, empregando 65 protocolos de exercícios diferentes e totalizando 70 medidas de exercício, em 1.461 participantes, a  β-alanina teve um efeito global significativo, apoiando a eficácia do aumento da carnosina muscular para melhorar o exercício. Além disso, a duração do exercício foi o maior fator de influência sobre a eficácia da suplementação de β-alanina, sendo indicado exercícios (movimento) com duração >1-4min. 

Em uma segunda meta-análise, publicada em 2012, a elevação de carnosina através de suplementação com beta-alanina pode aumentar diretamente a intensidade e performance nos treinos. O artigo revela que “A partir dos dados disponíveis até o momento, pode-se concluir que a suplementação de β-alanina provoca um efeito ergogênico significativo no exercício de alta intensidade, particularmente em testes e medidas de capacidade de exercício, e onde o exercício dura entre 1 e 4 min”.

Em mais um estudo clínico publicado em 2006, foi concluído que há eficácia da creatina junto da beta-alanina na melhora do desempenho de força e atraso da fadiga neuromuscular. Além disso, a suplementação de creatina mais beta-alanina parece ter o maior efeito no acúmulo de tecido magro e na composição da gordura corporal, atrasa a fadiga neuromuscular. 

Por fim, um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo investigou a influência da suplementação de β-alanina durante um programa de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) no desempenho da habilidade de sprints repetidos (RSA). Dezoito homens realizaram um teste de corrida incremental até a exaustão seguido por 4 semanas de HIIT (10 × 1 min corridas 90% da velocidade máxima T INC [1 min de recuperação]). Os participantes foram randomizados em dois grupos e realizaram HIIT de 6 semanas associado à suplementação de beta-alanina ou dextrose, que é o grupo placebo. O estudo concluiu que a suplementação de β-alanina durante o HIIT aumentou a carnosina muscular e atenuou a fadiga neuromuscular, o que pode contribuir para um aprimoramento do desempenho dos sprints repetidos. Em síntese, a suplementação de β-alanina durante um programa de treinamento de alta intensidade com intervalado aumentou o desempenho de sprints repetidos. A melhora do conteúdo de carnosina muscular induzida pela suplementação de β-alanina pode ter contribuído para uma atenuação da fadiga central durante o sprint repetido. No geral, a suplementação de β-alanina pode ser uma intervenção dietética útil para prevenir a fadiga.

Referências:

1. BELLINGER, P. M. et al. The effect of combined β-alanine and sodium bicarbonate supplementation on cycling performance in highly-trained cyclists. In: 5th Exercise & Sports Science Australia (ESSA) Conference and 7th Sports Dietitians Australia Update: From Research to Practice. 2012. p.

2. HOFFMAN, Jay et al. Effect of creatine and ß-alanine supplementation on performance and endocrine responses in strength/power athletes. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, v. 16, n. 4, p. 430-446, 2006.

3. MILIONI, Fabio et al. Effect of β-alanine supplementation during high-intensity interval training on repeated sprint ability performance and neuromuscular fatigue. Journal of Applied Physiology, v. 127, n. 6, p. 1599-1610, 2019.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?