Green coffee
O extrato de green coffee está presente no café verde, e se tornou conhecido por ser um suplemento com possíveis efeitos benéficos na perda de peso. Em estudos com humanos, a ingestão do extrato de café verde foi inversamente associada ao ganho de peso. Além disso, o seu consumo também mostrou produzir alterações em vários marcadores glicêmicos.
O extrato de café verde também possui atividade antioxidante, demonstrado por sua capacidade de eliminar radicais livres, além de modificar a absorção de glicose. Nesse sentido, o suposto efeito protetor contra o diabetes mellitus por meio de alterações na secreção de hormônios gastrointestinais. Mas é importante lembrar que estudos mais rigorosos são necessários para avaliar a eficácia.
Referências:
Onakpoya I, Terry R, Ernst E, 2011
Estudos sobre Green Coffee
Facilitador da perda de peso
Uma revisão sistemática e meta-análise com um total de 13 artigos, com o objetivo de avaliar a eficácia do extrato de café verde como um facilitador da perda de peso, mostrou resultados que apoiam o uso da suplementação para a melhora dos índices de obesidade, com a análise de subgrupos destacando maiores melhorias em indivíduos com IMC inicial maior ou igual a 25.
Uma outra revisão sistemática e meta-análise apenas com estudos duplo-cegos e controlados por placebo, com 5 estudos, revelou uma diferença estatisticamente significativa no peso corporal entre o uso de extrato de café verde e placebo. Um dos estudos também relatou uma diminuição significativa na porcentagem de gordura corporal no grupo de uso de extrato de café verde, mas nenhuma diferença no placebo. Portanto, a meta-análise geral revelou uma diferença significativa na mudança no peso corporal.
Referências:
Gorji Z, Varkaneh HK, Talaei S, Nazary-Vannani A, Clark CCT, Fatahi S, Rahmani J, Salamat S, Zhang Y, 2019