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Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

L-tirosina

A Tirosina é um aminoácido com uma necessidade diária muito baixa (14mg/ kg corporal) e presente em diversos alimentos como ovos, carnes, legumes, soja, amendoim, etc.
Tirosina é um aminoácido não essencial, podendo ser sintetizado a partir da fenilalanina, com a função de ser um bioprecursor de dopamina e norepinefrina. Sendo transformado em L-DOPA no cérebro que será então transformada em dopamina e, posteriormente, em norepinefrina.

Referências:

1. JONGKEES, Bryant J. et al. Effect of tyrosine supplementation on clinical and healthy populations under stress or cognitive demands—A review. Journal of psychiatric research, v. 70, p. 50-57, 2015.

 

Estudos sobre L-tirosina

Mente e Stress

Estudos observaram que suplementação com tirosina antes do estresse é capaz de aumentar a performance cognitiva do indivíduo por aumentar a quantidade de dopamina plasmática. Estudos também observaram uma melhora em habilidades cognitivas em indivíduos saudáveis sem a presença de situações que aumentem o estresse, durante o frio. Tendo destaque, também, em um aumento na capacidade cognitiva em uma situação multitarefada.

Referências:

1. JONGKEES, Bryant J. et al. Effect of tyrosine supplementation on clinical and healthy populations under stress or cognitive demands—A review. Journal of psychiatric research, v. 70, p. 50-57, 2015.

 

Desempenho físico

Estudos demonstraram uma melhora em atividades físicas quando suplementadas com tirosina para temperaturas mais altas (>30ºC) mas não para temperaturas amenas (~18ºC). Este resultado foi atribuido ao fato de tirosina ser um precursor de dopamina, fazendo com que um indivíduo conseguisse continuar o esforço físico após os limiares sem a tirosina.

Referências:

1. TUMILTY, Les et al. Oral tyrosine supplementation improves exercise capacity in the heat. European journal of applied physiology, v. 111, n. 12, p. 2941-2950, 2011.

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