Ganhe 15% de desconto e acompanhamento farmacêutico em qualquer assinatura!

Phone Number

Email Address

L-Triptofano

O Triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, ele não é produzido pelo nosso organismo sendo necessário consumi-lo através da alimentação ou suplementação.

Este aminoácido exerce diversas funções no nosso organismo, em destaque esta sua ação como precursor de melatonina, niacina e principalmente serotonina, um neurotransmissor importante que regula o humor, o apetite e o sono. Desta forma, o triptofano está associado a melhora de tratamentos para depressão, insônia, oscilações de humor, ansiedade e até mesmo emagrecimento.  

O consumo de triptofano pode ser realizado através dos alimentos ricos neste aminoácido como; chocolate amargo, castanhas, amêndoa, abacate, ovos, frango, e carnes ou através da suplementação em cápsula ou sachê em pó. 

O triptofano é encontrado no formato de L-triptofano em cápsulas, devido ao seu processo de síntese. A suplementação deste aminoácido é uma forma natural de se obter níveis elevados ótimos dos níveis de triptofano e consequentemente sua conversão em serotonina, melatonina e vitamina B3.

Devido a diversas ações metabólicas e sua ligação com a síntese hormonal,  a suplementação de L-triptofano está relacionada  a diversas funções como, a melhora de sintomas ansiosos, estresse e depressão. 

Um estudo clínico, randomizado incluindo 25 adultos jovens, comprovou que o alto consumo de triptofano durante 2 semanas resultou em uma menor proporção de sintomas depressivos e diminuição significativa da ansiedade na amostra.

Em adição, um artigo de  2021, com objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de L-triptofano, realizou uma revisão sistematizada contendo 11 estudos clínicos randomizados.Como resultado, a suplementação do aminoácido apresentou efeitos positivos na diminuição de sentimentos negativos e aumento de sentimentos de felicidade em indivíduos saudáveis, com diferenças significativas entre o tratamento e os grupos de controle. Isso sugere que a suplementação de L-triptofano pode ser uma abordagem eficaz para diminuir a ansiedade e aumentar o humor positivo em indivíduos saudáveis.

Além disso, como mencionado anteriormente, o triptofano além de precursor de serotonina, ele também atua na síntese de melatonina, hormônio envolvido na regulação do sono e dos ritmos circadianos.

Os distúrbios do sono afetam cerca de 20 a 40% dos adultos mundialmente, sendo metade deles considerados graves. A relação nutriente e sono vem sendo investigada pela literatura científica e mais recentemente evidências associam ações benéficas do triptofano na qualidade do sono.

A melatonina é um composto biológico ativo, secretada pela glândula pineal no período noturno, é responsável por regular ritmos circadianos,  padrões de sono e influencia o sistema imunológico e reprodutivo, e gastrointestinal motilidade e outros processos digestivos. 

Uma meta-análise, de 2021, avaliou 4 artigos com objetivo de estimar a eficácia da suplementação de L-triptofano na qualidade do sono. O estudo comprovou que a suplementação de 1g de L-triptofano pode encurtar o tempo de início e melhorar a qualidade do sono em geral.

Nesta perspectiva, entendemos que o  L-triptofano pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar e relaxamento, contribuindo para uma melhor noite de sono e alívio do estresse e ansiedade.  Nosso L-triptofano foi testado em laboratório para garantir maior grau de pureza, conferindo maior qualidade, melhor absorção pelo organismo e potência dos benefícios.

 

Referências:

Lindseth G, Helland B, Caspers J. The effects of dietary tryptophan on affective disorders. Arch Psychiatr Nurs. 2015 Apr;29(2):102-7. doi: 10.1016/j.apnu.2014.11.008. Epub 2014 Dec 9. PMID: 25858202; PMCID: PMC4393508.

FKikuchi AM, Tanabe A, Iwahori Y. A systematic review of the effect of L-tryptophan supplementation on mood and emotional functioning. J Diet Suppl. 2 021;18(3):316-333. doi: 10.1080/19390211.2020.1746725. Epub 2020 Apr 10. PMID: 32272859.

Kałużna-Czaplińska, J., Gątarek, P., Chirumbolo, S., Chartrand, M. S., & Bjørklund, G. (2019). How important is tryptophan in human health?. Critical reviews in food science and nutrition, 59(1), 72-88.

ZANELLO, Diogo Rabelo de Paula. Efeitos do L-Triptofano sobre ansiedade, compulsão e escolha alimentar. 2012.

DE ANDRADE, Eduarda Aparecida Franco et al. L-Triptofano, ômega 3, magnésio e vitaminas do complexo B na diminuição dos sintomas de ansiedade. Id on Line Revista de Psicologia, v. 12, n. 40, p. 1129-1138, 2018.

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?