Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + uma garrafinha exclusiva

Maltodextrina

Os suplementos energéticos para atletas têm como principal ingrediente o carboidrato, sendo este o principal fornecedor de energia para o organismo. A maltodextrina é um tipo de carboidrato complexo que é produzido pela transformação enzimática do amido de milho. Esta substância contém dextrose na sua composição, que permite que aconteça uma absorção lenta após a ingestão, fornecendo energia ao longo do tempo.

Um dos benefícios da maltodextrina é a manutenção dos níveis de glicose sanguínea, evitando, dessa forma, o decréscimo no desempenho durante o exercício associado à hipoglicemia. Por essa razão, e por evitar a depleção de glicogênio em exercícios aeróbicos intensos, há o adiamento da fadiga muscular provocada por esses tipos de exercícios. Por auxiliar no aumento dos estoques de glicogênio muscular, a maltodextrina é um suplemento interessante a ser utilizado por atletas antes e após o exercício físico, com o intuito de repor as reservas de glicogênio muscular, principalmente em exercícios prolongados.

Estudos sobre Maltodextrina

Desempenho Esportivo

Uma revisão sistemática publicada em 2015 na revista Nutrients relatou que a pesquisa até então disponível sugeriu que há um potencial efeito da ingestão de carboidratos para melhorar o desempenho em testes que simulam a natureza intermitente de alta intensidade e as habilidades dos esportes. A ingestão de carboidratos melhora consistentemente a capacidade de exercício intermitente de alta intensidade. Esportes intermitentes (por exemplo, alguns esportes coletivos) são aqueles caracterizados por exercícios de alta intensidade e exigem a execução de habilidades complexas específicas do esporte e tarefas cognitivas por um período prolongado com intervalos mais longos (como saltar no basquete, um sprint para pegar uma bola de um adversário no futebol, um saque no tênis, um arremesso no vôlei, entre outros).

Em geral, a ingestão de carboidratos parece ter o maior impacto no desempenho em circunstâncias que provocam fadiga e/ou hipoglicemia.

Referências:

1 Acute Effects of Carbohydrate Supplementation on Intermittent Sports Performance.

Baker LB, Rollo I, Stein KW, Jeukendrup AE, 2015

2 Principais diferenças na composição, mecanismo de ação e recomendações para o desempenho esportivo.

CARDOSO, Mariana et al. Dextrose, Maltodextrina e Waxy Maize, 2017

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?