Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Melissa (Melissa officinalis L.)
A Melissa officinalis L é uma planta utilizada tradicionalmente na Europa para o tratamento de insônia, ansiedade, condições psiquiátricas, enxaquecas, distúrbios gástricos e diversas outras condições clínicas, sendo utilizado principalmente como sedativo leve para auxiliar o sono.
Ela tem como composição compostos voláteis, triterpenóides, compostos fenólicos, ácidos e flavonóides, possuindo mais de 100 substâncias identificadas. O seu extrato exibe numerosos efeitos farmacológicos, dos quais apenas os ansiolíticos, antivirais, antiespasmódicos, sobre o humor, cognição e memória foram validados em ensaios clínicos.
Referências:
1 Melissa officinalis L. (Lamiaceae).
Estudos sobre Melissa
Sono
Em um estudo clínico duplo-cego controlado por placebo, 80 pacientes com doenças cardiovasculares que sofriam de ansiedade e insônia foram divididos aleatoriamente em dois grupos (tomando 3g de melissa ou placebo diariamente por 8 semanas). No final do estudo, o grupo de intervenção que recebeu melissa teve uma redução significativa nos escores de depressão, ansiedade, estresse e distúrbios totais do sono, em comparação com o grupo placebo.
Um outro estudo clínico duplo-cego teve como objetivo avaliar o efeito de 500mg de Melissa Officinalis em comparação com citalopram (um medicamento comumente utilizado) e placebo na qualidade de vida de mulheres na pós-menopausa com distúrbios do sono. Os resultados revelaram que o M. officinalis L. pode ser recomendado para melhorar a qualidade de vida de mulheres na menopausa com distúrbios do sono
Referências:
1 The effects of Melissa officinalis supplementation on depression, anxiety, stress, and sleep disorder in patients with chronic stable angina.
Haybar H, Javid AZ, Haghighizadeh MH, Valizadeh E, Mohaghegh SM, Mohammadzadeh A, 2018
2 The Effectiveness of Melissa Officinalis L. versus Citalopram on Quality of Life of Menopausal W.