Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Passiflora (Passiflora incarnata L. )
A Passiflora incarnata Linnaeus, é uma planta medicinal utilizada por muitos séculos como remédio popular para sedação, ansiedade e sono. As partes aéreas da planta tem como composição flavonóides, maltol, glicosídeos cianogênicos e alcaloides indólicos, que contribuem, não somente para sua ação ansiolítica, mas também para atividades antitussígenas, antiasmáticas e antidiabéticas em estudos pré-clínicos.
Referências:
MIRODDI, M.; CALAPAI, G.; NAVARRA, M.; et al, 2013
Estudos sobre Passiflora
Sono
Em estudo clínico duplo-cego, randomizado, foi utilizado a administração de Passiflora incarnata e de um chá placebo em 41 participantes por um período de 1 semana, analisando 6 diferentes parâmetros do sono. Foi observado uma melhora significativa da qualidade de sono com a ingestão de de passiflora em relação ao placebo, sugerindo que baixas doses de passiflora podem ser benéficas para a melhora do sono e diminuição do estresse
Em outro estudo clínico duplo-cego, randomizado, foram analisados os efeitos da passiflora em 110 adultos com insônia. Os pacientes que receberam passiflora ou placebo foram submetidos a polissonografia durante a noite e a diversos índices de qualidade do sono. Foi obtido que o tempo total de sono aumentou significativamente com a administração de passiflora, já a eficiência do sono e a vigília após o início do sono melhoraram significativamente após 2 semanas, não obtendo diferenças em relação ao grupo placebo, mostrando um efeito positivo da administração de passiflora (LEE; JUNG; LEE, 2020).
Por fim, em revisão sistemática do uso de passiflora, foram analisados 9 estudos clínicos. A maioria dos estudos reportaram uma redução nos níveis de ansiedade após administração de passiflora, com um menor efeito evidente em pessoas com sintomas de ansiedade. Nenhum efeito adverso, como a perda de memória ou colapso das funções psicométricas foi observado (JANDA; WOJTKOWSKA; JAKUBCZYK, 2020).
Referências:
KIM, Gwang-Ho; LIM, Kyunghyun; YANG, Hae Sung; et al, 2019
NGAN, A. ; CONDUIT, R. A Double-blind, 2011
3 Passiflora incarnata in Neuropsychiatric Disorders—A Systematic Review.
JANDA, Katarzyna; WOJTKOWSKA, Karolina; JAKUBCZYK, Karolina; et a, 2020