Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Própolis
Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da flora e utilizada na construção de suas colmeias.
O própolis é utilizado há mais de milênios pelos humanos com objetivos medicinais. A composição do própolis é complexa (mais de 300 compostos) e varia de acordo com a região de sua produção pelas abelhas, o que dificulta estudos assertivos sobre a substância.
Tradicionalmente utilizado como anti-inflamatório e machucados, principalmente na mucosa. Também utilizado no tratamento de queimaduras, aftas, herpes, diabetes, dentre outros, apesar de não se saber exatamente como ele atua.
Estudos sobre o Própolis
Imunidade
Os benefícios à imunidade advindos do própolis são atribuídos principalmente às suas propriedades antibacterianas e fungicidas. Além disso, há diversos estudos que evidenciam as propriedades biológicas do própolis associadas aos seus componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, incluindo diferentes classes de polifenol.
Referências:
1 Effect of Green and Brown Propolis Extracts on the Expression Levels of microRNAs, mRNAs and Proteins, Related to Oxidative Stress and Inflammation.
Zaccaria V, Curti V, Di Lorenzo A, Baldi A, Maccario C, Sommatis S, Mocchi R, Daglia M, 2017
2 Propolis Is an Efficient Fungicide and Inhibitor of Biofilm Production by Vaginal Candida albicans
3 Effect of Propolis on Streptococcus mutans Counts: An in vivo Study.
K Sundeep Hegde, Sham S Bhat,corresponding author Ajay Rao, and Shaniya Sain, 2013
4 Effects of stingless bee and honey bee propolis on four species of bacteria.
Farnesi AP, Aquino-Ferreira R, De Jong D, Bastos JK, Soares AE, 2009