Red Yeast Rice

Red Yeast Rice

A levedura vermelha de arroz faz parte da alimentação dos chineses há centenas de anos, sendo utilizada pela medicina tradicional chinesa. Ela resulta da fermentação de uma estirpe específica de levedura vermelha (Monascus purpureus) no arroz, e estudos indicam que seja uma alternativa útil no tratamento da dislipidemia. Acredita-se que o arroz vermelho fermentado seja uma alternativa útil no tratamento da dislipidemia. Isso porque a levedura vermelha de arroz contém naturalmente uma família de substâncias - as monacolinas - que possuem todas a propriedade de agir como inibidor da HMG-CoA redutase, uma enzima que regula a síntese do colesterol no fígado.

Referências:

1. Ong YC, Aziz Z. Systematic review of red yeast rice compared with simvastatin in dyslipidaemia. J Clin Pharm Ther. 2016 Apr;41(2):170-9. doi: 10.1111/jcpt.12374. Epub 2016 Mar 9. PMID: 26956355.

 

Estudos sobre Red Yeast Rice

Dislipidemia

Uma revisão sistemática de dez ensaios clínicos randomizados envolvendo 905 indivíduos chineses com dislipidemia foi realizada. Nela, de fato, foi concluído que o arroz vermelho fermentado e o red yeast rice produzem efeitos hipolipemiantes semelhantes, demonstrando que o red yeast rice possa ser uma alternativa natural.

Outro estudo também feito por revisão sistemática e metanálise de três tipos de diferentes preparações com arroz vermelho fermentado em 93 indivíduos, também demonstrou efeito benéfico na redução do perfil lipídico. Porém, estudos mais rigorosos são necessários, e os efeitos a longo prazo e a segurança devem ser investigados para hiperlipidemia.

Referências:

1. LIU. Jianping, et al. Chinese red yeast rice (Monascus purpureus) for primary hyperlipidemia: a meta-analysis of randomized controlled trials. Chinese Medicine 2006, 1:4