Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Selênio
O Selênio é um mineral essencial encontrado no solo, água e alguns alimentos. Ele atua diretamente e indiretamente em vários processos garantindo o bom funcionamento do organismo.
O Selênio desempenha papéis essenciais na reprodução, no metabolismo do hormônio da tireoide, na síntese de DNA, na proteção contra o estresse oxidativo e no sistema imunológico, atuando na prevenção de infecções.
Neste contexto, a suplementação de Selênio em indivíduos com deficiência do mineral foi associada em um estudo clínico que melhoraria as atividades funcionais da vida diária.
A atuação do Selênio na correção de anormalidades metabólicas e melhora do perfil inflamatório e do estresse oxidativo são demonstrados em estudos que associam sua suplementação com doenças degenerativas, cognitivas e inflamatórias. Um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado avaliou o efeito da suplementação de 200 μg / dia de Selênio e probióticos em 79 pacientes com doença de Alzheimer por 12 semanas. Como resultado do estudo, a suplementação de Selênio , em comparação com o placebo, reduziu significativamente a proteína C reativa sérica, proteína produzida pelo fígado que, geralmente, se apresenta aumentada quando existe algum tipo de processo inflamatório ou infeccioso no organismo. Além disso, a suplementação se mostrou associada a melhora dos níveis de insulina, colesterol LDL e glutationa total aumentada, antioxidante mais abundante no sistema de combate aos radicais livres.
Evidências clínicas também sugerem que a suplementação oral com Selênio pode ser útil no tratamento da tireoidite autoimune. Um estudo prospectivo controlado randomizado foi realizado para investigar os efeitos do tratamento com Selênio em pacientes com tireoidite autoimune e hipotireoidismo subclínico leve. 192 pacientes realização a suplementação com 83 mcg de Selênio por quatro mese, no final do estudo, a suplementação de Selênio pode restaurar o eutireoidismo em um terço dos pacientes com hipotireoidismo subclínico com tireoidite autoimune. Dessa forma, a suplementação de Selênio , somado a uma alimentação balanceada e o tratamento junto a profissionais de saúde capacitados se mostram de grande relevância para o tratamento de autoimunes.
Um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi conduzido com 443 idosos saudáveis durante 12 anos, com objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de 200 mg / dia de coenzima Q10 e 200 μg / dia de comprimidos de Selênio orgânico. Como resultado do estudo, foi observado uma redução significativa do risco de mortalidade no grupo que recebeu a suplementação em comparação com placebo, bem como em subgrupos de pacientes com diabetes, hipertensão, doença cardíaca isquêmica ou capacidade funcional prejudicada.
A suplementação de Selênio é indicada para pessoas que não conseguem obter os níveis recomendáveis desse nutriente através da alimentação, ou apresentam estados de deficiência. Também podem ser importantes para o bom funcionamento do metabolismo, da glândula tireoide, melhora da imunidade e saúde da pele, entre outros benefícios.
Nosso Selênio foi testado em laboratório para garantir maior grau de pureza, conferindo maior qualidade, melhor absorção pelo organismo e potência dos benefícios. Está no formato de Selênio quelato, ou seja, ligado a agentes quelantes, que podem ser aminoácidos, peptídeos ou polissacarídeos complexos. Dessa forma, há um aumento na disponibilidade biológica, solubilidade e estabilidade dos minerais, que passam a ser melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo, sem interferir na absorção de outros nutrientes.
Referências:
1 ALEHAGEN, Urban et al. Still reduced cardiovascular mortality 12 years after supplementation with selenium and coenzyme Q10 for four years: A validation of previous 10-year follow-up results of a prospective randomized double-blind placebo-controlled trial in elderly. PLoS One, v. 13, n. 4, p. e0193120, 2018.
2 FAIRWEATHER-TAIT, Susan J. et al. Selenium in human health and disease. Antioxidants & redox signaling, v. 14, n. 7, p. 1337-1383, 2011.
3 Pirola I, Gandossi E, Agosti B, Delbarba A, Cappelli C. Selenium supplementation could restore euthyroidism in subclinical hypothyroid patients with autoimmune thyroiditis. Endokrynol Pol. 2016;67(6):567-571. doi: 10.5603/EP.2016.0064. PMID: 28042649.
4 Zhu L, Bai X, Teng WP, Shan ZY, Wang WW, Fan CL, Wang H, Zhang HM. [Effects of selenium supplementation on antibodies of autoimmune thyroiditis]. Zhonghua Yi Xue Za Zhi. 2012 Aug 28;92(32):2256-60. Chinese. PMID: 23158484.
5 Tamtaji OR, Heidari-Soureshjani R, Mirhosseini N, Kouchaki E, Bahmani F, Aghadavod E, Tajabadi-Ebrahimi M, Asemi Z. Probiotic and selenium co-supplementation, and the effects on clinical, metabolic and genetic status in Alzheimer's disease: A randomized, double-blind, controlled trial. Clin Nutr. 2019 Dec;38(6):2569-2575. doi: 10.1016/j.clnu.2018.11.034. Epub 2018 Dec 10. PMID: 30642737.
6 Prodan CI, Rabadi M, Vincent AS, Cowan LD. Copper supplementation improves functional activities of daily living in adults with copper deficiency. J Clin Neuromuscul Dis. 2011 Mar;12(3):122-8. doi: 10.1097/CND.0b013e3181dc34c0. PMID: 21321490.