TCM
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) tratam-se de gorduras com um comprimento de cadeia menor em comparação aos de cadeia longa, e portanto são mais rapidamente hidrolisados e absorvidos.
Por serem transportados no sangue através do sistema porta, desviam-se do tecido adiposo, o que os torna menos susceptíveis a deposição no tecido adiposo.
Devido a essas propriedades, o TCM tem sido estudado tanto por apresentar possíveis benefícios para o desempenho do exercício quanto para a saúde.
Entretanto, as questões relacionadas à saúde estão mais bem elucidadas. Os estudos mostram que o TCM aumenta a oxidação de gordura e o gasto de energia, além de auxiliar na redução da ingestão de alimentos e alterar beneficamente a composição corporal.
Referências:
Clegg ME, 2010
Estudos sobre TCM
Redução de peso
Uma revisão sistemática e meta-análise de 13 ensaios clínicos randomizados comparando os efeitos do TCM aos triglicerídeos de cadeia longa na perda de peso e composição corporal em adultos, por mais de 3 semanas, mostrou que a substituição de triglicerídeos de cadeia longa pelos TCM na alimentação poderia induzir reduções modestas no peso sem afetar o perfil lipídico.
Referências:
Mumme K, Stonehouse W, 2015