Office Address

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9
+(090) 8765 86543 85

Email Address

support@tadathemes.com
example.mail@example.com

4 Benefícios da Rhodiola rosea para a Saúde

4 Benefícios da Rhodiola rosea para a Saúde

A Rhodiola rosea, também conhecida como raiz de ouro, é uma planta medicinal que cresce em regiões frias e montanhosas como Rússia, Mongólia e a região da Escandinávia.

Historicamente, a Rhodiola tem sido utilizada para estimular o sistema nervoso, diminuir sintomas de estresse, melhorar o foco, eliminar a fadiga e prevenir enjôo em altitudes elevadas.

Aqui apresentamos 4 benefícios da Rhodiola rosea para a saúde.

1. Pode diminuir o estresse e ansiedade

A Rhodiola é considerada um adaptógeno, isto é, uma planta que auxilia o organismo no combate ao estresse.

Em 2007, um estudo submeteu 89 participantes, de 18 a 70 anos de idade, ao uso de Rhodiola por 6 semanas. O tratamento resultou em uma melhora significativa de sintomas de depressão, insônia e instabilidade emocional. (1)

Em 2010 um artigo de revisão analisou a literatura sobre a Rhodiola no que tange a sua composição química, atividade farmacológica e uso oficial na medicina. O artigo concluiu que a Rhodiola Rosea possui evidências tradicionais e farmacológicas robustas no seu uso para fadiga, e resultados promissores que suportam o seu benefício na cognição (principalmente habilidade de concentração), ansiedade e humor. (2)

2. Pode combater a fadiga

Estresse, ansiedade e sono inadequado são apenas alguns fatores que podem contribuir para a fadiga, causando a sensação de cansaço físico e mental.

Devido às suas propriedades adaptogênicas, acredita-se que a Rhodiola ajude a aliviar a fadiga.

Em 2003, um estudo duplo-cego, controlado por placebo, analisou o impacto da Rhodiola em um grupo de 161 cadetes, com idade entre 19 e 21 anos. O uso da Rhodiola resultou em um efeito anti-fadiga com alta significância estatística quando comparado ao grupo placebo. (3)

3. Pode melhorar o humor

Em 2015, um estudo controlado comparou o efeito da Rhodiola versus a Sertralina, um antidepressivo, em 57 indivíduos com sintomas de depressão leve a moderada. Tanto a Rhodiola como a Sertralina apresentaram melhoras dos sintomas da depressão frente ao grupo placebo. Apesar do efeito da Sertralina ter sido maior, a Rhodiola produziu menos efeitos colaterais e foi melhor tolerada, o que indica que ela pode ser mais favorável no trato de indivíduos com sintomas leves a moderados de depressão. (4)

 

Um compilado de 2016 analisou nove estudos clínicos, envolvendo um total de 860 indivíduos, para avaliar as propriedades da Rhodiola no trato de sintomas da depressão e estresse. A análise concluiu que a Rhodiola apresenta diversos efeitos na regulação celular em resposta ao estresse, afetando diversos componentes associados a possíveis efeitos benéficos no humor. (5)

 

4. Melhora a função cerebral

Exercícios, nutrição adequada e uma boa noite de sono são formas de manter seu cérebro funcionando bem. Porém, alguns suplementos também podem ajudar, incluindo a Rhodiola.

Em 2009, um estudo duplo-cego, controlado com placebo, submeteu 60 indivíduos, entre 20 e 55 anos, ao uso de Rhodiola por 28 dias. Nenhum efeito colateral significativo foi reportado. Melhoras significativas foram observadas com relação a fadiga, saúde mental, atenção, além de redução nos níveis de cortisol. Com isso, o estudo concluiu que os efeitos anti-fadiga exercidos pela Rhodiola levam ao aumento da capacidade mental, especialmente no que se refere à capacidade de se concentrar, e diminui o cortisol em pacientes com fadiga e estresse elevados.(6)

Fontes:

  1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17990195/ 
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20378318/ 
  3. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12725561/
  4. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0944711315000331
  5. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27013349/ 
  6. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19016404/ 



Equipe Editorial SetYou

Revisão final: Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)





Quer personalizar suas vitaminas, suplementos e fitoterápicos?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados


Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Entrar