Saúde no verão: 4 excelentes vitaminas e suplementos para usar na estação hit do ano.

Bem vindos ao verão, a estação mais amada de dez entre dez brasileiros. Para a maioria de nós essa época do ano é sinônimo de férias, sol, calor, diversão e pouca rotina. Com a cabeça mais relaxada, muita gente deixa de lado alguns cuidados essenciais com a saúde. É comum nessa época do ano ouvirmos relatos de desidratação, dificuldades com o sono, irritação e procrastinação devido ao calor demasiado. 

Para te ajudar a dar um boost na sua saúde e aproveitar o verão da melhor forma, construímos este guia com sugestões de vitaminas e suplementos:

1. Vitamina D, saúde geral e a imunidade

Existem três maneiras de se obter vitamina D: exposição ao sol, alimentação e suplementação. Estima-se que apenas de 10-20% da vitamina D3 necessária à adequada função do organismo provém da dieta, sendo a exposição solar a maior fonte natural de vitamina D.

Através da exposição ao sol, os raios UV interagem com o colesterol e geram a vitamina D -  há muitos fatores que afetam a habilidade de seu corpo de sintetizar naturalmente vitamina D, incluindo níveis de fumaça, o teor de melanina de sua pele e o uso de protetor solar. 

Essencial para nossa saúde, a vitamina D desempenha muitos papéis cruciais no corpo, como promover a saúde dos ossos, apoiar o funcionamento muscular e mental, reduzir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico, entre outros. 

A hipovitaminose D é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo. Estudos mostram uma elevada prevalência dessa doença em várias regiões geográficas, incluindo o Brasil. Pode acometer mais de 90% dos indivíduos, dependendo da população estudada.

2. Rhodiola pode aumentar a sua energia

Rhodiola rosea é um suplemento botânico que tem sido usado há séculos como parte da medicina tradicional no Leste Europeu e na Ásia. Ela não só pode te ajudar  a  se sentir mais alerta e menos estressado, como também pode melhorar o seu humor. Esta combinação torna a rhodiola uma companheira de verão imbatível.

A suplementação com Rhodiola também pode  melhorar a resistência durante exercícios, e auxiliar na recuperação

3. Magnésio pode ajudar a melhorar o seu sono

O magnésio é um dos minerais mais abundantes em nosso corpo; ele é utilizado para o funcionamento dos músculos e nervos, controle da glicose no sangue e produção de energia.

O magnésio também é conhecido por seu potencial para melhorar a qualidade do sono e sintomas da insônia. Considere tomar um suplemento de magnésio se você tiver dificuldade para dormir – ele pode ser a chave para um sono profundo.

4. Ashwagandha: a raiz antiga para o sossego e  bem estar

Apenas imaginar o calor excessivo pode deixar muita gente estressada. A ashwagandha, tem sido usada há mais de 3.000 anos, para controle de stress e ansiedade e pode te ajudar a lidar com altas temperaturas sem perder o bom humor.

Na medicina tradicional indiana, a ashwagandha é usada por sua habilidade de ajudar o corpo a se adaptar ao estresse. Em um estudo clínico de 2012, a ashwagandha reduziu os níveis de cortisol do sangue, que é conhecido como o “hormônio do estresse”. 

 

Gostou do nosso guia de verão? Em tempos de pandemia, descansem e se divirtam com responsabilidade e segurança. Personalize suas vitaminas e suplementos na SetYou e esteja pronto para aproveitar o melhor da estação, sem esquecer da sua saúde.   

Equipe Editorial SetYou
Revisão final: 
Andressa Caroline Alves (farmacêutica responsável)

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