Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Cactínea
Opuntia fícus-indica é uma das espécies de cactos mais espalhadas mundialmente, encontrada em zonas temperadas, subtropicais, assim como regiões frias.
Possui constituintes farmacologicamente ativos, como: pigmentos (betalaínas) aminoácidos, minerais (Na, K, Mg, P, Fe), vitaminas (C, E, K, Niacina, Riboflavina, etc) e compostos fenólicos (antioxidante).
Cactinea é o extrato do fruto do cacto Opuntia ficus-indica, no qual a composição e concentração dos fitocomponentes favorece a diurese (detoxificação), auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos, aumenta a sensibilidade à insulina e colabora no cuidado da esteatose hepática, além de apresentar ação antioxidante e auxiliar no gerenciamento do peso.
Referências:
Estudos sobre Cactínea
Emagrecimento
Um estudo de meta análise de 3 ensaios clínicos randomizados favoreceu uma diminuição do IMC dos pacientes para a utilização da cactinea em comparação com a utilização de placebo.
Um outro estudo de meta análise de 4 ensaios clínicos randomizados observou uma diminuição significativa de gordura corporal em indivíduos que utilizaram a cactinea em comparação com indivíduos que utilizados placebo.
Referências:
Problemas gastrointestinais
Um ensaio clínico observou que pacientes realizando suplementação com 20 e 30g de cactinea por dia demonstraram um alívio em sintomas gastrointestinais em comparação com os grupos de placebo e 10g por dia. O mecanismo de ação da cactinea em quadros clínicos deste tipo é pela modulação da microbiota gastrointestinal e da modulação do tempo de permanência neste sistema. O maior problema de um consumo maior de fibras é a formação de gases que podem provocar flatulências e distensões abdominais e retenção de líquidos.
Outro ensaios clínico observou que, após o período de 4 e 8 semanas, foi observado uma alteração positiva significativa no conforto abdominal do grupo que fez suplementação com 20g de cactinea em comparação com o placebo.
Referências: