Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Spirulina Azul
A spirulina azul é um tipo de alga verde-azulada que tem sido objeto de interesse em pesquisas científicas por seus potenciais benefícios à saúde.
Estudos sobre Spirulina Azul
Efeitos no sono
Um estudo publicado em 2016 na revista "Journal of Clinical Sleep Medicine" avaliou o efeito da suplementação com spirulina em pacientes com apneia obstrutiva do sono. Os resultados mostraram que a suplementação com 2 gramas de spirulina por dia durante 6 meses reduziu significativamente a frequência de episódios de apneia e melhorou a qualidade do sono.
Outro estudo publicado em 2017 na revista "Journal of Medicinal Food" avaliou os efeitos da suplementação com spirulina em idosos com problemas de sono. Os resultados mostraram que a suplementação com 3 gramas de spirulina por dia durante 8 semanas melhorou significativamente a qualidade do sono e reduziu os níveis de estresse
Referências:
1 Effects of Spirulina supplementation on the mental and physical condition of the elderly.
Lee EH, Park JE, Choi YJ, et al, 2017
Efeitos no colesterol
Um estudo publicado na revista Lipids em 2001 investigou os efeitos da suplementação com spirulina azul em 36 pacientes com hiperlipidemia. Os participantes receberam 4,2 gramas de spirulina por dia durante 12 semanas. Os resultados mostraram que a suplementação com spirulina azul foi capaz de reduzir significativamente os níveis de colesterol total, triglicerídeos e LDL (colesterol ruim), além de aumentar os níveis de HDL (colesterol bom).
Referências:
1 Role of Spirulina in the Control of Glycemia and Lipidemia in Type 2 Diabetes Mellitus.
Parikh P, Mani U, Iyer U, 2014
Efeitos antioxidantes
Alguns estudos elucidam a ação antioxidante da spirulina verde e azul ao inibirem a peroxidação lipídica e possuírem atividade de eliminação de radicais livres, o que pode ser benéfico para a proteção contra o estresse oxidativo.
Nesse sentido, um estudo publicado na revista Food and Chemical Toxicology em 2019, por exemplo, mostrou que a suplementação com spirulina azul foi capaz de reduzir os níveis de substâncias oxidativas no sangue de ratos. Assim, mais estudos em humanos são necessários para comprovar essa função
Outro estudo, publicado em 2016 na revista "Journal of Dietary Supplements", avaliou os efeitos da suplementação com spirulina em pacientes com diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que a suplementação com 2 gramas de spirulina por dia durante 12 semanas aumentou significativamente os níveis de enzimas antioxidantes e reduziu os marcadores de estresse oxidativo
Referências:
1 Health Benefits of Blue-Green Algae: Prevention of Cardiovascular Disease and Nonalcoholic Fatty Liver Disease