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Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

L-carnitina

L-carnitina é um aminoácido naturalmente encontrado em diversos mamíferos. Sintetizado no fígado, nos rins e no cérebro a partir de lisina e metionina ou a partir de produtos animais como carne, este último contabilizando cerca de 75% da fonte diária de l-carnitina para o ser humano.

L-carnitina é importante para o metabolismo de gorduras durante o estado de jejum, descanso e durante exercícios leves ou intensos. Sendo diretamente responsável com o transporte de ácidos graxos longos através das células para mitocôndrias, facilitando a oxidação e a síntese de ATP. Durante exercícios intensos, o corpo produz uma grande quantidade de acetil-CoA que aumenta a concentração de ácido lático no organismo, que diminui a oxigenação nos músculos e a l-carnitina é responsável por auxiliar na diminuição de acetil-CoA e, portanto, de ácido lático.

Referências:

1. FIELDING, Roger et al. L-carnitine supplementation in recovery after exercise. Nutrients, v. 10, n. 3, p. 349, 2018.

2. COELHO, Christianne de Faria et al. Aplicações clínicas da suplementação de L-carnitina. Revista de Nutrição, v. 18, p. 651-659, 2005.

3. KRAEMER, William J.; VOLEK, Jeff S.; DUNN-LEWIS, Courtenay. L-carnitine supplementation: influence upon physiological function. Current sports medicine reports, v. 7, n. 4, p. 218-223, 2008.

4. KARLIC, Heidrun; LOHNINGER, Alfred. Supplementation of L-carnitine in athletes: does it make sense?. Nutrition, v. 20, n. 7-8, p. 709-715, 2004.

5. TALENEZHAD, Nasir et al. Effects of l-carnitine supplementation on weight loss and body composition: A systematic review and meta-analysis of 37 randomized controlled clinical trials with dose-response analysis. Clinical nutrition ESPEN, v. 37, p. 9-23, 2020.

Estudos sobre L-carnitina

Desempenho esportivo

Um estudo de meta-análise analisando 9 estudos contendo 79 indivíduos observou que a suplementação com l-carnitina foi capaz de diminuir os níveis de CK, LDH e mioglobina no período de 24h de acompanhamento. Observou também que a suplementação melhorou os efeitos dos treinos e de recuperação após exercícios intensos, ilustrando um aumento na quantidade corrida comparada com placebo. Diminuição na quantidade de dor e dano muscular, através de biomarcadores. Em adição, essa suplementação é capaz de aumentar o fluxo de sangue e metabolismo celular. Por fim, foi observado que a suplementação é mais efetiva em indivíduos não treinados em comparação com indivíduos que já realizassem treino constante.

Referências:

1. YARIZADH, Habib et al. The effect of l-carnitine supplementation on exercise-induced muscle damage: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. Journal of the American College of Nutrition, v. 39, n. 5, p. 457-468, 2020.

Emagrecimento

Assim como no exercício físico, a l-carnitina auxilia na oxidação de gorduras, favorecendo a diminuição de peso no paciente. Um estudo de meta-análise para observar a atividade de l-carnitina em 37 ensaios clínicos observou diminuições de 1,53 Kg e 1,29 Kg em pacientes com sobrepeso e obesidade, respectivamente. Notando-se uma diminuição no peso de 1,08 Kg em estudos com duração inferior ou igual a 12 semanas e uma diminuição no peso de 1,48 Kg em estudos com duração maior que 12 semanas, utilizando dosagens de 250 mg/dia a 4000 mg/dia. Vale-se lembrar que nestes estudos foram observados efeitos adversos como náusea, desconforto estomacal e produção de N-óxido de trimetilamina (composto associado com aumento no risco de aterosclerose) em quantidades elevadas de suplementação (>2g/dia).

Referências:

1. TALENEZHAD, Nasir et al. Effects of l-carnitine supplementation on weight loss and body composition: A systematic review and meta-analysis of 37 randomized controlled clinical trials with dose-response analysis. Clinical nutrition ESPEN, v. 37, p. 9-23, 2020.

Energia

Um estudo com pacientes com cirrose hepática observou que, após 4 semanas de suplementação com l-carnitina, houve uma melhora no metabolismo energético dos pacientes além de uma diminuição na quantidade de pacientes que reportaram câimbras.

Referências:

1. SAKAI, Yoshiyuki et al. Effect of L-carnitine in patients with liver cirrhosis on energy metabolism using indirect calorimetry: A pilot study. Journal of clinical medicine research, v. 8, n. 12, p. 863, 2016.

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