Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
L-carnitina
L-carnitina é um aminoácido naturalmente encontrado em diversos mamíferos. Sintetizado no fígado, nos rins e no cérebro a partir de lisina e metionina ou a partir de produtos animais como carne, este último contabilizando cerca de 75% da fonte diária de l-carnitina para o ser humano.
L-carnitina é importante para o metabolismo de gorduras durante o estado de jejum, descanso e durante exercícios leves ou intensos. Sendo diretamente responsável com o transporte de ácidos graxos longos através das células para mitocôndrias, facilitando a oxidação e a síntese de ATP. Durante exercícios intensos, o corpo produz uma grande quantidade de acetil-CoA que aumenta a concentração de ácido lático no organismo, que diminui a oxigenação nos músculos e a l-carnitina é responsável por auxiliar na diminuição de acetil-CoA e, portanto, de ácido lático.
Referências:
Estudos sobre L-carnitina
Desempenho esportivo
Um estudo de meta-análise analisando 9 estudos contendo 79 indivíduos observou que a suplementação com l-carnitina foi capaz de diminuir os níveis de CK, LDH e mioglobina no período de 24h de acompanhamento. Observou também que a suplementação melhorou os efeitos dos treinos e de recuperação após exercícios intensos, ilustrando um aumento na quantidade corrida comparada com placebo. Diminuição na quantidade de dor e dano muscular, através de biomarcadores. Em adição, essa suplementação é capaz de aumentar o fluxo de sangue e metabolismo celular. Por fim, foi observado que a suplementação é mais efetiva em indivíduos não treinados em comparação com indivíduos que já realizassem treino constante.
Referências:
Emagrecimento
Assim como no exercício físico, a l-carnitina auxilia na oxidação de gorduras, favorecendo a diminuição de peso no paciente. Um estudo de meta-análise para observar a atividade de l-carnitina em 37 ensaios clínicos observou diminuições de 1,53 Kg e 1,29 Kg em pacientes com sobrepeso e obesidade, respectivamente. Notando-se uma diminuição no peso de 1,08 Kg em estudos com duração inferior ou igual a 12 semanas e uma diminuição no peso de 1,48 Kg em estudos com duração maior que 12 semanas, utilizando dosagens de 250 mg/dia a 4000 mg/dia. Vale-se lembrar que nestes estudos foram observados efeitos adversos como náusea, desconforto estomacal e produção de N-óxido de trimetilamina (composto associado com aumento no risco de aterosclerose) em quantidades elevadas de suplementação (>2g/dia).
Referências:
Energia
Um estudo com pacientes com cirrose hepática observou que, após 4 semanas de suplementação com l-carnitina, houve uma melhora no metabolismo energético dos pacientes além de uma diminuição na quantidade de pacientes que reportaram câimbras.
Referências: