Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + uma garrafinha exclusiva

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a nossa saúde, sendo um dos mais abundantes no nosso corpo, e atua em diversas funções biológicas. Ele é benéfico principalmente para a saúde óssea e muscular, além de ser indispensável durante a gestação. Além de seu papel estrutural na formação e manutenção dos ossos e dentes, também está envolvido nos processos de contração muscular, contração vascular e vasodilatação, coagulação sanguínea e transmissão de impulsos nervosos, entre outras funções.

Principalmente encontrado no leite e derivados, também pode ser obtido através da suplementação. Nosso Citrato de Cálcio foi testado em laboratório para garantir maior qualidade e ação no organismo. Devido a seu formato molecular como citrato, o mineral se torna mais biodisponível, melhorando a absorção e evitando irritabilidades ou desconfortos gástricos.

Embora existam vários fármacos à base de cálcio para reposição do organismo, existem diferenças entre eles nas vias de administração, proporção de cálcio por grama, velocidade e quantidade absorvida, sendo às vezes, com indicação terapêutica diferente. O Citrato de Cálcio contém 40% de cálcio elementar e, portanto, fornece uma grande quantidade de cálcio em uma pequena porção.  

A ingestão de cálcio recomendada é de 1000 mg por dia para adultos até 50 anos de idade e 1200 mg por dia para adultos com idade superior a 50 anos. Nesse sentido, o baixo consumo de cálcio está relacionado a vários efeitos maléficos, em destaque para a ruptura de cálcio dos ossos, levando a descalcificação de estruturas funcionais do organismo. Desta forma, para os indivíduos com consumo insuficiente recomenda-se suplementação periódica de mineral.  

Estudos sobre Cálcio

Prevenção da osteoporose

Estudos demonstram que a suplementação de cálcio pode auxiliar na prevenção e tratamento de osteoporose, evitando quedas e fraturas bem como, atuando como complemento das necessidades orgânicas de cálcio, em estados deficientes e para o tratamento de hipocalcemia.

Um estudo randomizado controlado, 1471 mulheres pós-menopáusicas saudáveis ​​(com idade de 74 +/- 4 anos) foram submetidas a suplementação de 1g/dia de cálcio com objetivo de avaliar os efeitos na densidade óssea e incidência de fratura ao longo de 5 anos. Como resultado do estudo, a suplementação de cálcio teve um efeito benéfico significativo na densidade óssea e na alta renovação óssea, sendo esta um fator de risco de fratura por si só.  

Em concordância com esses achados, em um estudo clínico duplo-cego, randomizado e controlado, desta vez realizado com 323 homens, a suplementação de 600 ou 1200 mg de cálcio ou placebo diariamente foi realizada por um período de 2 anos. A densitometria óssea no final do estudo aumentou significativamente para o grupo que recebeu o suplemento em relação ao placebo (1–1,5%).

Uma meta-análise de 2012 incluindo todos os ensaios clínicos randomizados até a data de publicação, nos quais o cálcio foi utilizado para prevenir fraturas e perda óssea osteoporótica foram avaliados. 29 estudos clínicos randomizados (n = 63.897) Como resultado da pesquisa, nos estudos que relataram fratura como resultado (17 estudos, n = 52 625), o tratamento foi associado a uma redução de risco de 12% em fraturas de todos os tipos. Nos estudos que relataram a densidade mineral óssea como resultado (23 estudos, n = 41 419), o tratamento foi associado a uma taxa reduzida de perda óssea de 0,54% no quadril e 1,19% na coluna vertebral.

Desta forma as evidências mostram que pode-se esperar que os suplementos de cálcio melhoram a densidade mineral óssea a longo prazo e diminuem o risco de fratura.  

Referências:

1 Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D.

Institute of Medicine (US) Committee to Review Dietary Reference Intakes for Vitamin D and Calcium - 2011

2 Randomized controlled trial of calcium supplementation in healthy, nonosteoporotic, older men.

Reid IR, Ames R, Mason B, Reid HE, Bacon CJ, Bolland MJ, Gamble GD, Grey A, Horne A - 2008

3 Long-term effects of calcium supplementation on serum parathyroid hormone level, bone turnover, and bone loss in elderly women.

Riggs BL, O'Fallon WM, Muhs J, O'Connor MK, Kumar R, Melton LJ 3rd - 1998

4 Use of calcium or calcium in combination with vitamin D supplementation to prevent fractures and bone loss in people aged 50 years and older: a meta-analysis.

Tang BM, Eslick GD, Nowson C, Smith C, Bensoussan A - 2007

Cálcio e menopausa

No período da menopausa, as alterações hormonais intrínsecas do processo fisiológico levam à piora da absorção de cálcio pelo organismo. Estudos avaliam os efeitos na suplementação para essa amostra populacional, categorizado como grupo de risco para osteoporose.

Os ensaios clínicos randomizados demonstraram que a suplementação de cálcio diminui a perda óssea na pós-menopausa. Um estudo avaliou os efeitos da administração de 1g de cálcio por mulheres na pós-menopausa (± 58 anos) durante 2 anos na perda óssea. Como resultado, a suplementação levou à diminuição da taxa média de perda de densidade mineral óssea corporal total em 43%. Em um estudo da mesma faixa etária 1 ano de suplementação de 1600 mg de cálcio foi associado a diferenças na densitometria óssea de 2% na coluna em comparação com o placebo.

Referências:

1 A 4-year follow-up study of the effects of calcium supplementation on bone density in elderly postmenopausal women.

Devine A, Dick IM, Heal SJ, Criddle RA, Prince RL - 1997

2 Effect of calcium supplementation on bone loss in postmenopausal women.

Reid IR, Ames RW, Evans MC, Gamble GD, Sharpe SJ - 1993

3 Randomized controlled trial of calcium in healthy older women.

Reid IR, Mason B, Horne A, Ames R, Reid HE, Bava U, Bolland MJ, Gamble GD - 2006

Cálcio e melhora da TPM

Pesquisas nos últimos anos sugerem que uma variedade de nutrientes pode ter um papel importante no humor relacionado à fase de distúrbios comportamentais da síndrome pré-menstrual. Os hormônios ovarianos influenciam o metabolismo de cálcio, magnésio e vitamina D. O estrogênio regula o metabolismo de cálcio, a absorção intestinal de cálcio e a expressão e secreção do gene da paratireóide, desencadeando flutuações ao longo do ciclo menstrual. Nesse sentido, alterações no metabolismo do cálcio têm sido associadas a muitos distúrbios afetivos.

Para avaliar o efeito do carbonato de cálcio nas fases lútea e menstrual do ciclo menstrual, um estudo duplo-cego, controlado por placebo, foi realizado em 497 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 45 anos. Durante a fase lútea do ciclo do tratamento, uma pontuação média significativamente menor dos sintomas foi observada no grupo tratado com cálcio. No terceiro ciclo do tratamento, o cálcio resultou efetivamente em uma redução geral de 48% nos escores totais em comparação com redução de 30% no placebo.

Além disso, um estudo realizado em 210 estudantes do sexo feminino teve como objetivo investigar os efeitos do cálcio e da vitamina B1. O grupo 1 recebeu um comprimido contendo 100mg de vitamina B1, o grupo 2 recebeu 500mg de cálcio e o grupo 3 recebeu placebo. Depois de 2 meses, a redução dos sintomas foi melhor nos grupos que receberam suplementos. Tanto a vitamina B1 quanto o cálcio tiveram efeitos na melhora dos sintomas físicos da TPM, mas o cálcio reduziu os sintomas psicológicos melhor do que a vitamina B1.

Por fim, um estudo duplo-cego realizado com 66 estudantes que receberam 500 mg de carbonato de cálcio durante dois meses demonstrou diferenças significativas entre o primeiro e o segundo ciclo menstrual após a intervenção, com diferenças significativas nos sintomas de ansiedade, depressão, alterações emocionais, retenção hídrica e alterações somáticas no grupo cálcio em comparação com o grupo placebo nos ciclos menstruais, sugerindo que o cálcio é eficaz para reduzir os transtornos de humor durante a TPM.

Referências:

1 Comparing the effects of vitamin B1 and calcium on Premenstrual syndrome (PMS) among female students, Ilam‑Iran.

Samieipour S, Kiani F, Babaei Heydarabadi A, Tavassoli E - 2016

2 Effect of calcium on premenstrual syndrome: A double‑blind randomized clinical trial.

Shobeiri F, Araste FE, Ebrahimi R, Jenabi E, Nazari M - 2017

3 Calcium carbonate and the premenstrual syndrome: effects on premenstrual and menstrual symptoms. Premenstrual Syndrome Study Group.

Thys-Jacobs S, Starkey P, Bernstein D, Tian J - 1998

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?