Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + uma garrafinha exclusiva

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Zinco

O mineral Zinco está presente em todos os tecidos e fluidos corporais, principalmente no tecido muscular, nos ossos e, em menor quantidade, na pele. Por ser componente das estruturas celulares, auxilia na manutenção da estabilidade das células e na integridade dos tecidos. Também é um componente essencial de grande número de enzimas que participam da síntese e degradação de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, bem como do metabolismo de outros micronutrientes. 

Por estar presente em diversos tecidos e participar de diferentes processos metabólicos no organismo, o consumo de quantidades adequadas de zinco pode trazer diversos benefícios para o corpo, tais como: melhora da imunidade, tratamento de fertilidade e impotência masculinas e da fertilidade feminina, prevenção e tratamento de acne, dermatites e eczema, auxílio na cicatrização, além da função anti-inflamatória e antioxidante.

O zinco possui um papel importante na transcrição de polinucleotídeos e, portanto, no processo de expressão genética, assim como desempenha função central no fortalecimento do sistema imunológico, afetando positivamente a proteção do organismo contra infecções. 

O zinco é absorvido no intestino delgado e não é armazenado nos tecidos, sendo excretado através do intestino, dos rins e da pele, por esse motivo é necessário o suprimento regular através da dieta. As fontes alimentares de Zinco são: fígado, marisco, farelo de trigo, leite e derivados, leguminosas como o feijão, entre outras.

A deficiência de Zinco pode pode ser atribuída, geralmente, às perdas do mineral na urina, diminuição na capacidade intestinal de absorção de zinco, além da baixa ingestão dietética. A sua escassez no organismo pode levar a diversos sintomas, como por exemplo: imunidade enfraquecida e aumento da susceptibilidade a infecções, lesões na pele, perda de apetite, fadiga, diarreia, queda de cabelo, etc. Em crianças, pode retardar o desenvolvimento mental, sexual e ósseo. 

A suplementação com zinco, isolada ou juntamente com outros nutrientes, tem mostrado efeitos benéficos, principalmente em situações de dietas com baixa quantidade de produtos de origem animal ou de altas quantidades de fitatos, em pessoas com baixas concentrações plasmáticas de zinco.

Referências:

1 Mineral absorption mechanisms, mineral interactions that affect acid-base and antioxidant status, and diet considerations to improve mineral status.

Goff JP (2018)

2 Análise das possíveis interações entre medicamentos e alimento/nutrientes em pacientes hospitalizados.

Lopes Everton Moraes, Carvalho Rumão Batista Nunes de, Freitas Rivelilson Mendes de (2010)

3 Bioavailability of chelated and non-chelated minerals: a systematic review.

Santos Silvia, Vinderola Gabriel, Santos Luama, Araujo Edilene (2018)

4 Excreção de zinco na urina em indivíduos com síndrome metabólica em uso de terapias anti-hipertensivas.

Silva ILC et al (2018)

5 Human Vitamin and Mineral Requirements.

World Health Organization, Food and Agricultural Organization of the United Nations (FAO/WHO) (2001)

Estudos sobre Zinco 

Imunidade

No sistema imunológico o zinco desempenha papel fundamental, pelo fato de as células do sistema imune apresentarem altas taxas de proliferação, e este mineral está envolvido na tradução, transporte e replicação do DNA.

Um estudo controlado randomizado duplo cego com avaliação imunológica no início e após 120 dias de suplementação de 10mg ou 20mg em períodos de diarreia, demonstrou que a suplementação pode melhorar o estado imunológico celular.

Em um segundo estudo clínico, foi avaliado os efeitos da suplementação com zinco sobre o sistema imunológico de adultos portadores de anemia falciforme. 32 pacientes receberam uma suplementação de 50 a 75mg/dia de zinco durante dois ou três anos. A administração prolongada de zinco provocou um aumento de leucócitos, e células protetoras levando a diminuição da incidência de infecções causadas por bactérias e do número de crises associadas a infecções.

Além disso, por estar envolvido na estrutura e no metabolismo de células neuronais e desempenhar um papel importante como cofator na síntese de adrenalina e neurotransmissores, a deficiência de zinco influencia no funcionamento cognitivo e pode afetar a capacidade de lidar efetivamente com o estresse.

Referências:

1 A Review of Micronutrients and the Immune System–Working in Harmony to Reduce the Risk of Infections.

Gombart AF et al (2020)

Alívio dos sintomas pré-menstruais

A dismenorreia é uma dor muito forte que pode surgir alguns dias antes ou durante a menstruação, devido à liberação de substâncias inflamatórias. Nesse sentido, um estudo randomizado teve como objetivo avaliar a eficácia da utilização de zinco na gravidade da dismenorreia primária em mulheres jovens. Para isso, 150 mulheres foram recrutadas, sendo que a suplementação foi realizada por quatro dias. A gravidade da dismenorreia foi avaliada a cada 24 horas pela escala analógica visual da dor. A gravidade da dor foi significativamente diferente entre, antes e após a intervenção no grupo zinco (p < 0,001). Em comparação com o grupo que recebeu placebo, as participantes que receberam o zinco relataram maior alívio da dor durante a intervenção (p < 0,05).

Referências:

1 The effectiveness of essential fatty acid, B vitamin, Vitamin C, magnesium and zinc supplementation for managing stress in women: a systematic review protocol.

McCabe D, Colbeck M (2015)

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?