ASSINE E GANHE: 15% de desconto + Consultoria por vídeo com Farmacêutica

Phone Number

Email Address

Complexo B

O Complexo B é composto por 8 vitaminas, as quais possuem diversas funções no organismo, principalmente atuando no metabolismo e auxiliando na utilização de energia pelo corpo, além de contribuir para a manutenção estrutural e funcional das células.

As vitaminas que compõem o Complexo B SetYou são:  

Tiamina (Vitamina B1),  crucial para a função nervosa e para o funcionamento do metabolismo energético; Riboflavina (Vitamina B2), que apresenta um papel importante no metabolismo energético, além de contribuir para a saúde da pele e dos olhos; Niacina (Vitamina B3), também necessária para o bom funcionamento do metabolismo energético, auxilia o sistema digestivo e o sistema nervoso e mantém a pele saudável; Ácido Pantotênico (Vitamina B5), como as demais vitaminas do complexo B, atua principalmente no metabolismo energético, além de contribuir para a saúde da pele e cabelos; Piridoxina (Vitamina B6): também está envolvida no metabolismo energético e contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico; Biotina (Vitamina B7, B8, ou H), indispensável para o metabolismo energético, além de estar envolvida na regulação da expressão de diversos genes e contribuir para o fortalecimento e vitalidade de pele, cabelos e unhas e Cobalamina (Vitamina B12), que possui papel fundamental no metabolismo energético e é crucial para o funcionamento adequado do sistema nervoso e para a produção de novas células.

Nas mulheres, as vitaminas B são especialmente importantes para mulheres grávidas e amamentando. Essas vitaminas auxiliam no desenvolvimento do cérebro do feto, bem como reduzem o risco de defeitos congênitos.

Para a população em geral a deficiência de vitaminas do complexo B no organismo podem levar a problemas na absorção de ferro, problemas digestivos, pele, unhas e cabelos enfraquecidos, maior risco de infecções e neuropatias.  A deficiência de vitamina B-12, em particular, está relacionada a fortes sensações de cansaço, problemas psíquicos e potencial interação com casos de homocisteinemia, podendo contribuir para danos arteriais e formação de coágulos sanguíneos. 

Um artigo de revisão publicado em 2008 resumiu as pesquisas relevantes publicadas nos 10 anos anteriores. Ele descreveu, um total de 84 estudos transversais e 25 estudos prospectivos que investigaram a relação entre homocisteína e / ou vitaminas B e função cerebral. Destes, 77 dos estudos transversais, com uma amostra total de mais de 34.000 indivíduos, demonstraram uma associação entre déficits cognitivos ou demência e o estado de Vitaminas do complexo B no organismo. Da mesma forma, uma análise dos dados de 10 estudos transversais e um estudo prospectivo demonstrou uma relação entre o baixo consumo de de folato e vitamina B 12 e depressão e estado cognitivo comprometido. 

Em concordância com esses achados, um estudo de 2012 analisou dados transversais agrupados de 2 coortes etnicamente diversas, somando uma amostra de 939 adultos. O artigo relata que baixas concentrações de vitamina B-12 e vitamina B-6  no plasma foram associadas a piores escores cognitivos globais, maiores escores de depressão, e problemas de atenção. 

Em relação a ação do complexo B como coenzimas em uma proporção substancial dos processos enzimáticos que sustentam todos os aspectos do funcionamento fisiológico celular, estudo descrevem a ação da Riboflavina por suas propriedades antioxidantes, anti envelhecimento, anti inflamatórias, antinociceptivas e anticâncer. Além disso, um estudo de revisão relata que a combinação da suplementação de Riboflavina  e outras Vitaminas do complexo pode ter uma ampla variedade de efeitos e propriedades protetoras, além de diminuir o efeito tóxico dos fármacos em diversos tratamentos. 

Devido a ampla gama de funções das vitaminas do complexo B, estudos indicam ação benéfica da suplementação periódica das mesmas, em caso de grandes demandas como no período gestacional ou na presença de doenças crônicas, bem como no caso do baixo consumo pelas dietas não balanceadas. 

 

Referências:

1 KENNEDY, David O. B vitamins and the brain: mechanisms, dose and efficacy—a review. Nutrients, v. 8, n. 2, p. 68, 2016.

2 MIKKELSEN, Kathleen; STOJANOVSKA, Lily; APOSTOLOPOULOS, Vasso. The effects of vitamin B in depression. Current medicinal chemistry, v. 23, n. 38, p. 4317-4337, 2016.

3 SMITH, A. David. The worldwide challenge of the dementias: a role for B vitamins and homocysteine?. Food and nutrition bulletin, v. 29, n. 2_suppl1, p. S143-S172, 2008.

4 PETRIDOU, Eleni Th et al. Folate and B12 serum levels in association with depression in the aged: a systematic review and meta-analysis. Aging & mental health, v. 20, n. 9, p. 965-973, 2016.

5 MOORTHY, Denish et al. Status of vitamins B-12 and B-6 but not of folate, homocysteine, and the methylenetetrahydrofolate reductase C677T polymorphism are associated with impaired cognition and depression in adults. The Journal of nutrition, v. 142, n. 8, p. 1554-1560, 2012.

6 SMITH, A. David. The worldwide challenge of the dementias: a role for B vitamins and homocysteine?. Food and nutrition bulletin, v. 29, n. 2_suppl1, p. S143-S172, 2008.

7 SUWANNASOM, Nittiya et al. Riboflavin: The health benefits of a forgotten natural vitamin. International Journal of Molecular Sciences, v. 21, n. 3, p. 950, 2020.

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?