Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Extrato de Laranja Moro
A laranja vermelha ou laranja Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) é uma variedade de laranja doce, típica do leste da Sicília, Califórnia e Espanha. A coloração vermelha da laranja Moro se dá pela presença de antocianinas e bioflavonóides, caracterizadas como excelentes antioxidantes.
A laranja Moro é uma fruta que contém grandes quantidades de vitamina C e elementos como ácidos orgânicos, carotenóides, vitaminas (A, B1, B3, B6 e C), ácidos hidroxicinâmicos e antocianinas.
No organismo, a Citrus sinensis contribui para regulação de vários sistemas que podem estar deficientes pela má alimentação. Atualmente, algumas evidências científicas relacionam a suplementação do Extrato de Laranja Moro como auxiliar para perda de peso, além de possuir bioatividades importantes, como ser antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral.
Recentemente, estudos têm associado a suplementação do Extrato da Laranja Moro na neutralização dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta e o fortalecimento de defesas antioxidantes fisiológicas da pele.
Estudos sobre o Extrato de Laranja Moro
Perda de Peso
Nos últimos anos, diversos estudos avaliaram os efeitos benéficos do Extrato de Laranja Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) e seus componentes ativos no controle de peso e obesidade. Devido a sua rica composição e capacidade fitoterapêutica, os interesses em pesquisas robustas sobre o tema aumentaram na última década.
Um estudo randomizado duplo cego demonstrou que suplementação de 400 mg/dia de Laranja Moro foi capaz de induzir uma redução significativa no índice de massa corporal (IMC) após 4 semanas de tratamento. Além disso, dentre os indivíduos tratados com extrato de Laranja Moro, as medidas corporais como: peso corporal, circunferência da cintura, e circunferência do quadril se apresentaram significativamente menores quando comparado às medidas do grupo que não recebeu o suplemento.
Em concordância, em 2020, uma revisão sistemática de 13 artigos clínicos, incluindo 921 indivíduos, relatou que a administração de Extrato de Laranja Moro foi capaz de reduzir cerca de 1,3 kg de peso corporal.
Em um estudo clínico, a suplementação de Extrato de Laranja Moro reduziu significativamente o ganho de peso e o acúmulo de gordura induzido por dieta rica em gordura. Em detalhes, a ingestão de laranja Moro, pode neutralizar o efeito da dieta rica em gordura no tecido adiposo, levando a uma redução no tamanho das células de gordura e no acúmulo de lipídios.
Referências:
1 Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management.
CARDILE, Venera; GRAZIANO, Adriana Carol Eleonora; VENDITTI, Alessandro. (2015)
2 Red orange: experimental models and epidemiological evidence of its benefits on human health.
3 A randomized trial on the effects of CitrusiM®(Citrus sinensis (L.) Osbeck dried extract) on body composition.
KEGELE, Carolina Schettino et al. (2019)
4 Dietary citrus and/or its extracts intake contributed to weight control: Evidence from a systematic review and meta‐analysis of 13 randomized clinical trials.
Ação antioxidante
O suco de laranja Moro contém quantidades elevadas de vários compostos, incluindo polifenóis, flavonoides, antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos e ácido ascórbico. Esta composição, promove ações antioxidantes e anti-inflamatórias importantes no organismo.
Estudos realizados em pessoas saudáveis mostraram que o consumo de suco de laranja moro promove um aumento significativo na concentração de vitamina C plasmática, cianidina-3-glicosídeo, beta-criptoxantina e zeaxantina, substâncias com potente ação antioxidante.
Em concordância com os achados prévios, o efeito do suco de Laranja Moro foi estudado em 19 indivíduos com risco cardiovascular aumentado incluídos em um estudo cruzado randomizado controlado por placebo simples-cego, em comparação com 12 indivíduos controle saudáveis e não obesos. Como resultado do estudo, o consumo de suco de laranja Moro foi capaz de melhorar a circulação sanguínea, através da melhor dilatação mediada pelo fluxo e reduzir a inflamação sistêmica.
Referências:
1 Daily consumption of orange juice from Citrus sinensis L. Osbeck cv. Cara Cara and cv. Bahia differently affects gut microbiota profiling as unveiled by an integrated meta-omics approach.
2 Effects of red orange juice intake on endothelial function and inflammatory markers in adult subjects with increased cardiovascular risk.
3 Antioxidant effectiveness as influenced by phenolic content of fresh orange juices.
RAPISARDA, Paolo et al. (1999)
4 Effects of blood orange juice intake on antioxidant bioavailability and on different markers related to oxidative stress.
5 Antioxidant effectiveness of organically and non-organically grown red oranges in cell culture systems.
Ação antienvelhecimento e fotoprotetora da pele
A exposição da pele às radiações ultravioleta solar (UV) pode causar danos oxidativos importantes que resultam em alterações clínicas e histopatológicas. Tal condição pode contribuir para o envelhecimento cutâneo precoce da pele, formação de manchas e pintas. A pele humana possui naturalmente sistemas antioxidantes contra a geração de espécies reativas do oxigênio (ERO) induzida por UV. Entretanto, as defesas antioxidantes preexistentes não são suficientes para proteção eficiente durante a exposição à luz solar. Desta forma, estudos que exploram a ação dos antioxidantes orais na neutralização dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta e o fortalecimento de defesas antioxidantes fisiológicas da pele foram iniciados em busca de uma melhor compreensão sobre a temática.
Em um estudo clínico, de 2014, com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de extrato de Laranja Moro na proteção contra o envelhecimento e ação fotoprotetora da pele em indivíduos saudáveis concluiu que a ingestão de 100 mg/dia de extrato por 15 dias levou a uma redução significativa no grau de eritema cutâneo induzido por UV, bem como na pigmentação das manchas da idade da pele, com uma diminuição de 27% para 7% entre os indivíduos suplementados.
Referências:
1 Red orange: experimental models and epidemiological evidence of its benefits on human health.
2 Protective effect of red orange extract supplementation against UV-induced skin damages: photoaging and solar lentigines.